sábado, 1 de outubro de 2011

A BELEZA DA CONSCIÊNCIA



CHRISTIANA ALONSO MORON
(Médica Dermatologista – http://www.aynisaude.com.br)

Trabalho com beleza, rejuvenescimento e envelhecer saudável há 15 anos e de alguns anos para cá comecei a questionar o real significado da beleza. O mundo moderno está sendo constantemente bombardeado com padrões de beleza e inúmeros tratamentos que visam rejuvenescer e tornar as pessoas “mais belas”, o que parece estar contribuindo para uma verdadeira neurose coletiva em busca da perfeição da aparência externa. Sou adepta dos tratamentos estéticos e os utilizo tanto em mim mesma como para meus pacientes. Entretanto tenho uma atenção constante para que eles sejam realizados com consciência.
Nosso corpo é nossa casa, nosso templo, e da mesma maneira que cuidamos da casa onde moramos, nosso corpo requer nossos cuidados. Fica fácil de entender esse olhar quando usamos nossa casa como um exemplo. Todos nós gostamos de mantê-la arrumada, limpa, se tem algo quebrado ou precisando de manutenção, providenciamos o suporte adequado e também gostamos de deixá-la com uma aparência bela, de forma que nos agrade permanecer dentro dela. Assim é também com nosso corpo, inclusive no que se refere à beleza. Os cuidados voltados para a beleza física devem ser focados em nós mesmos, livres de cobranças externas.  E também devem ser prazerosos, até mesmo lúdicos!
É preciso, em primeiro lugar que nos aceitemos como somos e a seguir, se tiver algo específico nos incomodando do ponto de vista estético, podemos buscar soluções adequadas. Considero, porém, hoje em dia, tudo isso como detalhes.

De nada vale “arrumar” e “enfeitar” o corpo se não se irradia beleza pelos olhos.


A beleza verdadeira é a que chamamos de beleza interior. Ela nada mais é do que uma consciência elevada, a chave para nosso equilíbrio, para a nossa vitalidade e para a serenidade, que podem ser facilmente percebidas por nós mesmos ou por quem estiver ao nosso redor. Sou muito atenta a essa beleza e acredito que o primeiro passo do tratamento dermatológico é conquistá-la. Os tratamentos estéticos são apenas um complemento, “a cereja do bolo”.
O importante é termos a consciência de que a felicidade está dentro de nós mesmos, independe de fatores externos, e deve ser cultivada e aprimorada constantemente. Os momentos de dor ou de desafios são ótimas oportunidades para desenvolvermos nossa habilidade de acessar esse estado; assim como todos os demais momentos que vivemos, desde que vividos em sua plenitude, com atenção.
Para desenvolver essa consciência existem alguns métodos. Já experimentei alguns e recomendo muito a meditação diária, que ajuda na conexão com nossa essência. A partir dessa conexão, tudo começa a fazer mais sentido e passamos a viver a vida de outra maneira, como se ela ganhasse mais intensidade e cor. Todos os momentos, absolutamente todos, ganham extrema importância e extrema beleza! Ao enxergar a vida mais bela, automaticamente nos tornamos mais belos. É a beleza da consciência!

12 comentários:

  1. Cara Christiana,
    também sou dermatologista e faço minha as suas palavras.De nada vale a beleza externa se o interior não estiver de acordo, consciente e buscando a beleza transcendente que existe no corpo e espirito humano.Após anos procurando técnicas para realçar a beleza externa, nós dermatologistas estamos cada vez mais conscientes da importância do desenvolvimento do todo,buscado a harmonia completa. Parabens pelo artigo! De sua colega Ana Cristina Guimarães

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira beleza não é aquela que adiquirimos e sim aquela que nasce com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Haja visto a frase popular" por fora bela viola, por dentro pão bolorento".É sempre bom ouvir e praticar conselhos tão lindos como esses seus"meditar limpa e mantém a beleza interna refletindo na externa!"!Parabéns Dra.Christiana!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Dra. Cristiana.
    Quem procura a beleza somente externa, precisa descobrir que a beleza interna irradia na externa, mas a dependência de ser aceito, de estar dentro dos padrões de beleza ilusório que a mídia na sua limitada visão impõe, a sociedade se escraviza principalmente quando não sabe seu valor verdadeiro. Não podemos nos abandonar, ficando a mercê das circunstâncias; cuidar do corpo é bom, necessário, mas em excesso é doença.
    É gostoso, faz bem aos olhos enxergar o belo, sabendo que existem diferenças na beleza, depende do que você procura. A beleza está nos olhos de quem enxerga.

    Obrigada.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  5. Dos sugerencias de lectura que trago conmigo desde los tiempos de universidad:

    Políticas do corpo (Denise Santana)
    Adeus ao corpo (David Le Breton)

    Gracias a ustedes por las ricas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Nós que lhe agradecemos pela rica contribuição!

    ResponderExcluir
  7. E quando a beleza interna não está conscientizada, a externa tem vida curta...
    abç Myriam

    ResponderExcluir
  8. Médicos que estão mudando os paradigmas da medicina convencional cartesiana e materialista trazendo a brisa tão esperada...
    A brisa da nova e evoluída medicina que une os avanços da tecnologia
    à consciencia do "ser".
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou você. Eu sou a Ayni. Somos a perfeição, o amor, a paz. Medito neste encontro com o Ser. E assim cada parte pode ser tocada porque somos todos um.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que profissionais da estética também veem que a principal beleza vem do olhar, do sorriso. Sou totalmente a favor do cuidado estético, faz bem para o ego, mas ele deve ser feito com parcimônia, até água em excesso faz mal.

    ResponderExcluir
  11. Beleza óbvia não me encanta.
    O mundo é um lugar muito estranho, mas ao mesmo tempo lindo diante de meus olhos.
    Existem vários tipos de beleza, mas a beleza das pessoas fúteis, essa beleza que tem fôrma, e forma não me encanta.
    Já vi beleza em corpos considerados pelo padrão estético vigente como feios.
    Corpos que eram tão belos quanto a sua capacidade de lutar pela vida.
    Já vi corpos nos padrões estéticos que já sem vida não eram mais belos.
    Vejo beleza na luta, na força que molda, que muda, que se adapta. Se adapta ao tempo, se adapta a liberdade, se adapta e brilha.
    Beleza é bíblico: "Combati o bom combbate, cumpri minha missão e guardei a minha fé."
    É isso que dá brilho aos olhos... Pelo menos aos meus.
    Mas... para não perder o hábito de ser terrivel:
    toda forma de beleza é válida, mesmo essas aí só da casca, rs...
    Gostei da postagem da Dra. E da bela imagem ric'sssss...
    Bjs pros dois.

    ResponderExcluir
  12. Chris, fiquei emocionada com suas palavras! É muito difícil trabalhar com a vaidade das pessoas quando nós mesmas questionamos a sua real importância...Acredito que este seu caminho é o da beleza verdadeira. Beijos! Ana Paula

    ResponderExcluir