quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PERDOANDO DEUS - CLARICE LISPECTOR


 
Andando pela Avenida Copacabana, ela teve uma sensação insólita: sentiu-se a mãe de Deus, o qual era a própria Terra, o mundo. Teve um carinho maternal por Deus. Foi quando quase pisou num rato morto. Encheu-se de susto e pavor como uma criança. Então revoltou-se contra Deus. Por que num momento de tanta beleza interior ela tinha topado exatamente com um rato? Teve vontade de negar que Deus existisse como Deus...

Mas percebeu que esse pensamento é a vingança dos fracos quando tomam consciência de sua fraqueza. Concluiu que a sensação tão solene que tivera era falsa, estivera amando um mundo que não existe (“ no fundo eu quero amar o que eu amaria – e não o que é. E porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele.(...) Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?”)
Finalmente, ficou esclarecido na mente dela que estava querendo amar a um Deus só porque ela não se aceitava. Ela estaria amando um Deus que seria seu contraste, esse Deus seria apenas um modo de ela se acusar. “Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe”.

11 comentários:

  1. conversa do dia:

    - sabe doutora, tem horas que eu sofro muito de saber que tenho câncer, mas eu tenho fé..
    - e o que a sua fé te diz?
    - que Deus confia em mim...confia que posso suportar o que tenho de passar.. olha só....tenho tudo o que preciso para passar por isso...
    ......................

    (e quem deveria pagar a consulta no final? quem, senão eu, me diz??)

    ResponderExcluir
  2. Falar bonito,mas.......vazio de fé!Sentir-se Mãe de Deus?e de repente, negar TUDO!Que carinho é esse?Quanta ignorância do AMOR!Quanto vazio!Quanta pequenez de alma!Não basta:fazer a fama e deitar- se na cama!IIsto é ser sem sentido e apequenada no seu EU interior.É o que sabemos;Só falar ou escrever, não basta.É preciso atitude!"atitudar"!Será que ela tem fé?O seu Deus interior ....sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se mostrou um completo ignorante pelo seu comentário. Vá ler o conto completo e entender tudo o que ela quis dizer a grandeza que você não será capaz de ter nem se viver três vidas em uma só, a comunhão com o divino que a Lispector propõe...

      Excluir
  3. Maravilhosamente lindo! Soberbo! Grata pelo compartilhar!
    Beijos estelares!

    ResponderExcluir
  4. Incrível... me surpreendo sempre com a capacidade que a Clarice tem de compreender o mundo e transparecê-lo em poesia viva... Uma poesia doce que nos apresenta novamente a realidade bruta que vemos e a colore com as cores que não somos capazes de enxergar. Surpreendente ainda o fato de conseguir me sentir entendido por ela. Possivelmente porque Clarice me aproxima de Deus.
    Muito obrigado, Ricardo! Esse vídeo encheu meu dia de Deus... Muito obrigado, Clarice!

    ResponderExcluir
  5. Amar a Deus é tb amar ao rato morto!
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. Querido anjo da guarda!
    Belo texto só mostra que um mundo mais bonito existe.
    Pedir perdão a Deus traz paz ao espírito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Profunda as palavras de Clarice Lispector.
    Enquanto vivermos numa ilusão, a realidade não acontece. Mas o que é a realidade...
    Partindo do princípio, que sabemos muito e construirmos a nossa realidade naquilo que acreditamos, mas se algo nos contradiz, então mudamos, e se não há flexibilidade e abertura para o novo; ou culpamos os outros ou a nós mesmos.
    Então , talvez o bem e o mau não seja tão ruim, dependo do que queremos, sabendo que existe força maior, ou melhor não apresse o rio, ele corre sozinho.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Ricardo:
    Nada melhor que a figura de Clarice para ilustrar esta homenagem que presto a você neste Dia do Médico.
    Grande abraço, muita saúde e, consciência sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oii - thales tortipus 2020
    big lenda minecraft fortnite ( só fui escrevendo o que mais penso XD )

    ResponderExcluir