domingo, 18 de março de 2012

A MENTE MENTE I


POR:

RODRIGO YACUBIAN FERNANDES;

RICARDO JOSÉ DE ALMEIDA LEME

"Isto não é um cachimbo"



Ainda existe muita controvérsia em relação à mente e seu fundamento, sendo polarizada a questão sobre qual é sua origem. Para os cientistas embasados no materialismo (fenomenalistas), ela surge como epifenômeno de reações químicas e elétricas que ocorrem no arcabouço estrutural do sistema nervoso central (células neurais e células gliais). Para o grupo de cientistas realistas (baseados no realismo dos não observáveis), uma explicação comum é ver a mente como um corpo em formação ao redor do corpo físico, e o cérebro com toda sua complexidade estrutural e funcional como “antena” decodificadora da mente.

Construindo mentes e pensares - A ciência é neutra em seus julgamentos?
 
Uma pena a remoção do vídeo acima da rede; o mesmo oferecia um pensar crítico muito raro hoje em dia. Na rede tem um monte de material com o mesmo nome, um monte de falação, mas o conteúdo é muito pobre em relação ao que o vídeo original mostrava. Seu endereço antigo era:



         Neste caso, fica aqui algo, menos, mas que ainda vale no sentido de impulsionar o pensamento na direção de algo vivo:


         Anticientífica é apenas a atitude de negar possibilidades, baseando-se em argumentação não epistêmica (ex: ego, auto-afirmação, defesa de interesse de grupos, verbas condicionadas ao modo de pensar os modelos, necessidade de impor a sua verdade em relação à do outro por convicções pessoais e assim por diante). Na obra: “A Estrutura das Revoluções Científicas”, o físico Thomas Kuhn ajuda a ver como modelos científicos insustentáveis são perpetuados a despeito de sua inconsistência teórica, assim como os mesmos se transformam no fluxo do tempo.

Thomas Kuhn
Se para alguns a matemática é uma religião e matéria de fé, sendo o não observável tido como não existente, irrelevante ou não considerável; para outros, o não observável é campo fértil, a partir do qual explicações fundamentais podem emergir e auxiliar na compreensão e mesmo na descrição dos fenômenos observados no mundo físico (physis é natureza). Natureza que naturou no latim, afastando-se da fonte, mas que no grego preserva sua proximidade com a luz, conforme vemos na proximidade de physis com phos em Houaiss: do gr. phôs,phótós 'luz'; o antepositivo fos- ficou algo especializado para a área da nomenclatura química, enquanto fot(o)- se irradiou sobretudo para a física, a medicina etc.

Calvin, Matemática e Religião
 
Nessa mesma direção a consciência pode ser vista à semelhança da mente, ou mesmo como um campo de informação em nuvem que a envolve, como na internet, em que o cérebro seria o hardware para a mente (software) que lendo a partir da consciência (nuvem de informação) permite que a pessoa desenhe sua vida no plano físico. Ao universo do mundo calculado (realidade física mineral), se somam outros universos que se aprofundam na direção da imaginação (não aquela que é delírio, mas a que pensa a partir de imagens ou que coloca imagens mentais em ação), da inspiração e da intuição, órgãos em desenvolvimento no ser humano em busca de sentido. O pensar consciente é resultado do alinhamento entre imaginação, inspiração e intuição, veículos de acesso ao essencial do Ser. Para tal, são importantes as práticas da concentração, da meditação e da contemplação, ferramentas fundamentais para uma vida plena, saudável e consciente.

Alinhamento e fluidez entre imaginação, inspiração e intuição

Um exemplo que flui em paralelo com o cientificismo materialista é encontrado nos ensinamentos de Yogi Bhajan, Mestre responsável pela abertura e disseminação da Kundalini Yoga pelo mundo, segundo o qual a mente pode ser classificada como possuidora de três qualidades principais:
  1. Mente negativa (ou protetora). É a mente da sobrevivência. Reativa, investiga o perigo em potencial e proteje. Como é sensível à dor, procura proteger das forças que podem destruir ou desorganizar.
  2. Mente positiva (ou expansiva). É construtiva, ativa e assume riscos. Incentiva a realização de vontades e possibilidades. Procura o prazer.
  3. Mente neutra (ou meditativa). É a que observa as ações. Avalia, sem apegos as ações tanto da mente positiva, quanto da negativa.

Cada pensamento é filtrado através das três mentes, que estão desenvolvidas de forma diferente em cada indivíduo. Todas as mentes têm seu papel e importância, porém quando há situações de desequilíbrio podemos experimentar medos, anseios, fobias e outras situações que a nossa mente negativa pode nos propiciar, assim como podemos experimentar riscos indesejáveis por conta de uma mente positiva em atividade desordenada.

M. Escher

Nossas mentes não podem ser confrontadas. Elas podem ser treinadas. Uma ferramenta muito útil e saudável é a prática da meditação. No processo meditativo, podemos aprender a observar a atividade mental e discernir e conhecer as propriedades de cada faceta da mente. No cotidiano ocidental, costuma-se dizer que meditar é parar de pensar. Convenhamos que parar de pensar é uma tarefa muito difícil. Prefiro dizer que meditar é observar a atividade da mente, conhecendo-a cada vez melhor e aprendendo a observá-la. Durante práticas de meditação, os pensamentos surgem e assim é esperado. Se não desenvolvermos o pensamento, dando a ele força, podemos treinar nossa mente. Ou seja, nossa mente pode ser treinada e não confrontada. Com a prática disciplinada da meditação, podemos fortalecer a mente neutra, facilitando conhecermos e observarmos com mais clareza as atividades das três facetas da mente, facilitando o contato com nosso ser superior, que reside em nós mesmos (e não lá fora em algum lugar) e equilibrando as facetas da mente, de modo que a negativa nos tire do perigo (quando real) e a positiva fortaleça nossa vontade de construir e realizar, se essa vontade for alinhada com nosso ser superior. Esse alinhamento torna-se possível através da mente neutra.



 Ser superior pode ser definido como a essência infinita que reside em nós mesmos e que pode nos conectar com a consciência universal. Quando meditamos podemos diminuir as interferências do cotidiano e do mundo externo, facilitando essa conexão. 

15 comentários:

  1. Agradeço pela apresentação. Possibilidades que podem se tornar reais...um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. É pensar e agir?ou é agir e pensar?O PENSAMENTO É MATÉRIA? e a MENTE?Poderemos dizer que MEDITAR é uma procura de isolamento absoluto do passado e do futuro?criando-se PENSAMENTOS unicamente no presente?Gostaria que o Dr.Ricardo me esclarecesse.Grato.

    ResponderExcluir
  3. Penso logo existo?ou existo logo penso?Ser ou não ser, ter ou não ter?Temos seis sentidos:tato,olfato,paladar,visão ,audição, e previsão.E a meditação ?Que assunto espetacular, porém complexo.Mente, alma, espírito,consciência são sinônimos?Muitos mistérios existem entre o céu e a terra!Acho que o " sei que nada sei"nos mostra que em assuntos religiosos, espirituais e metafísicos o homem ainda está engatinhando.Um abraço apertado e um suspiro dobrado para todos.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje a ciência tenta superar o Ser Superior, esquecendo que somos co-criadores. Ainda procuram explicação para o óbvio,o orgulho imperando, e o poder triunfando. Tentando de todas as formas calar a existência. Ainda não sabemos o potencial que temos, e muitas coisas não são reveladas a todos pela falta de compreensão, mas elas existem.
    O homem busca tanto... e não consegue ser feliz. Será que precisamos de tudo isso... já não somos parte de tudo? Diz um provérbio antigo: o que procuras nunca saiu de dentro de ti, e a chave do seu coração é só você que as tens.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo anônimo: pode ser pensar e agir ou agir e pensar, depende da natureza da pessoa em questão. Acho apenas importante observar que algumas pessoas pensam que pensam, mas na verdade o que ocorre é que elas têm pensamentos. Ter pensamentos e pensar são coisas muito diversas! Você pode ter pensamentos quando está passivo na frente da TV (Tira-Visão), mas para pensar é preciso estar presente, consciente e ativamente realizar o movimento de "estar penso" e assim, movendo-se de um ponto de vista a outro exercitar sua vontade e discernimento no sentido de se posicionar frente à vida de forma adequada. Lembro ainda que viver e existir são coisas diferentes, para viver é preciso pensar, o que não é necessariamente verdade para aqueles entre nós que se contentam apenas em existir dentro de seus corpos efêmeros...
    Penso ainda em relação aos seus questionamentos que o pensamento é pensamento, a matéria é matéria e a mente mente... Meditar em meu entendimento está mais para algo como entregar-se do que para os verbos que conduzem a algum tipo de possuir...
    Assim me parece quando olho pela lente da mente, já quando penso com o coração, tudo isso deixa de precisar explicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado caro Dr. Ricardo .Vou procurar viver mais, pensar mais com o coração, e meditar mais, entregando-me totalmente na procura de Deus dentro de mim, e no meu próximo.Tenho muita fé, Naquele que antes do ponto o criou e o expandiu criando os Universos, e É aquele que sempre Foi.Um abraço com AMOR.

      Excluir
  6. A mente demente sómente mente diariamente porque a semente tranqüilamente está dormente.

    ResponderExcluir
  7. A razão de viver está nos olhos do coração.
    Obrigada por mais linda razão de viver.
    anjo da guarda!

    ResponderExcluir
  8. Há razões que a própria razão desconhece.Pensar com o coração e olhar com a mente é ser sòmente semente ou ser totalmente demente?Fui...logo não estou!ou sou?SER FELIZ É SABER VIVER, e não ficar pensando ou dizendo a todo momento:Ó Deus,...ó vida,...sem pensar nem com a mente nem com o coração se mostrando totalmente descrente.Abraços aos contentes...

    ResponderExcluir
  9. Dr.Ricardo, admiro muito, infelizmente não tenho essa facilidade de pensar realmente, vivo com os meus conflitos mentais que por sinais não são bons, pois eles me levaram as sindromes deviersar e hoje tento sair desses pensar que me incomodam e me trazem muitos sintomas e não consigo me liberta, meditar... eu tento mais minha mente não silencia nunca, tomar remedios talvez esse está sendo o unico caminho, pois até agora estou fugindo deles. Obrigado pelas suas belas lições. Se puder dar uma palavra amiga agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Dr.Ricardo, admiro muito, infelizmente não tenho essa facilidade de pensar realmente, vivo com os meus conflitos mentais que por sinais não são bons, pois eles me levaram as sindromes deviersar e hoje tento sair desses pensar que me incomodam e me trazem muitos sintomas e não consigo me liberta, meditar... eu tento mais minha mente não silencia nunca, tomar remedios talvez esse está sendo o unico caminho, pois até agora estou fugindo deles. Obrigado pelas suas belas lições. Se puder dar uma palavra amiga agradeço.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Creio que a melhor coisa quando as coisas ficam complicadas seja: praticar a caridade; para isso cada um tem seus limites e sua compreensão. Veja como é para você... Amor, Gratidão e Veneração, tudo com maiúsculas, fogos que aquecem a alma.

      Eu que lhe agradeço

      Excluir
  11. Caro amigo e filósofo Dr. Ricardo,

    Sobre o texto, verifico o quanto os pensares são diferentes, o quanto de respeito por cada um devemos ter, por ser diferente ; é que cada um de nós BUSCA explicações, entendimentos à luz da razão ou não, como uma necessidade de sobrevivência do seu próprio SER , convencer-se disto ou aquilo para viver de modo confortável nas suas verdades ou meia verdades ?!!
    Só sei e isto me basta, que naquilo em que acredito,pode ser pequeno... mas é
    o necessário,para vencer batalhas,traçar metas, alcançar objetivos, viver e ajudar os outros a viverem , na medida em que me fizer presente em suas vidas. E FOI DITO ASSIM : "Se tiverdes FÉ, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, dirás a este monte, passa-te daqui para lá e ele passará ". É assim que vivo, aprendendo a cada dia, mesmo que às vezes minha mente mente, para me proteger, logo "desperto" e procuro buscar Sabedoria para me orientar. Sei que no momento que me movo, tudo se move ao meu redor , que quando eu amo, tudo me ama ...procuro VIVER com coragem aplicando o aprendizado do dia a dia.
    Até um dia,
    Abraços da Vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Vera!

      Verdadeiramente os nomes nomeiam; sendo assim, ninguém mais adequada que você para falar sobre verdades não é mesmo?

      Peço ajuda ao universitário Drummond de Andrade para tornar ainda mais rico seu bondoso comentário:

      Verdade

      A porta da verdade estava aberta,
      mas só deixava passar
      meia pessoa de cada vez.

      Assim não era possível atingir toda a verdade,
      porque a meia pessoa que entrava
      só trazia o perfil de meia verdade.
      E sua segunda metade
      voltava igualmente com meio perfil.
      E os meios perfis não coincidiam.

      Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
      Chegaram ao lugar luminoso
      onde a verdade esplendia seus fogos.
      Era dividida em metades
      diferentes uma da outra.

      Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
      Nenhuma das duas era totalmente bela.
      E carecia optar. Cada um optou conforme
      seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

      Aliás, tenho pensado sobre a verdade nos últimos tempos... A verdade será também tema de uma palestra em 6 de outubro no Instituto de Moralogia; sinta-se convidada desde já!

      Enquanto isso,

      Até um dia!

      Excluir
  12. Dr. Ricardo,
    Senti-me envaidecida , não sei se mereci tanto ...contudo, a verdade para o julgamento não foi feita por mim,então, muito obrigada.
    Pensar sobre a verdade, falar a verdade, ser verdadeira, chamar-se VERA, e além do mais VERA LÚCIA, não é fácil não !!!
    Senti calafrios em pensar sobre o tema de sua palestra, agradeço o convite,estarei neste dia na praia do Forte , com minha família. Mas, enviarei pensamentos carregados de vibrações positivas, cheias de luz , para que possa com a coragem e a sabedoria que DEUS lhe deu ,desacomodar mentes, assim como Platão, no mito da caverna, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia em qualquer tempo, para descrever a situação em que se encontra a humanidade, onde Platão quis mostrar muitas coisas , uma delas é que é sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcança-los,pois romper com a ignorância, requer sacrifícios.Esta busca não se limita a descobrir a verdade, mais algo bem superior, chegar a contemplação das idéias morais, que regem a sociedade- o bem, o belo e a justiça.
    Para um tema tão árido, poderia encerrar com uma das composições de Tom Jobim,"Se todos fossem iguais a você". VAI TUA VIDA.. TEU CAMINHO É DE PAZ E AMOR ...EXISTIRIA A VERDADE,VERDADE QUE NINGUÉM VÊ,SE TODOS FOSSEM NO MUNDO IGUAIS A VOCÊ. VERA

    ResponderExcluir