terça-feira, 27 de março de 2012

MÁSCARAS E MASCARADOS III - SAÚDE SOCIAL

POR MÁRIO INGLESI

Outras máscaras preenchem o nosso cotidiano com seus propósitos explícitos e implícitos, através do emprego de tempos verbais para indicar sentidos múltiplos, como o da delicadeza, polidez, ironia, informalidade, em ordens diversas para anunciar para cada ocasião.
Nesse contexto, há ainda a máscara do “politicamente correto”, cujo uso permeia a obrigatoriedade, com vistas a dirimir mazelas e evitar preconceitos inscritos na linguagem do dia a dia. Tal máscara e seu uso tornaram-se apenas mais uma falácia. Não serve realmente a seus “bons” propósitos. Por exemplo, a substituição do termo “prostituta” por “profissional do sexo”, em nada muda a condenação que a sociedade impõe à atividade que essa pessoa realiza, pois, é a atividade e não o nome que provoca atitudes de condenação, conforme salientou, Roberto Leiser Baronas, dr. em Lingüística e Língua Portuguesa, em artigo publicado na revista Língua, (portuguesa), edição de fevereiro 2011. Há, também, um tipo de máscara usada para impedir a identificação e preservar o anonimato. É o que ocorria muito em tempos idos com as cartas anônimas despejando segredos ou confidências que influíam de modo perverso na vida do indiciado pelo missivista e, hoje, usada toda vez que se deseja influir destrutivamente na vida de um desafeto, por egoísmo, inveja, birra ou pura maldade, ou brincadeira de mal gosto através do “anonimato”, cuja modalidade, hoje, campeia em larga escala na internet e nas redes sociais, escondendo quem realmente somos e o que pensamos, talvez por pejo ou para não nos comprometermos naquilo que dizemos e opinamos. Mas, contrariamente, também usamos o anonimato para nos opor à exposição, à identificação, principalmente hoje, quando a exposição e identificação são procedimentos usualmente banais e corriqueiros e, já de má reputação, dada a sua frequência e inocuidade.

O anonimato atinge o universo dos profissionais especializados que alugam sua escrita e ideias em favor de terceiros, os “ghost writters”, os denominados escritores fantasmas, objeto do romance Budapeste, de Chico Buarque de Holanda. Com isso, a máscara atinge o plano físico e das ideias para crédito de autoria a outrem: os autobiografados, os ensaístas ou os candidatos a teses de mestrado ou doutorado.
De modo diferente, mas também com a máscara do anonimato em favor da divulgação, promoção e propaganda, os “covers” musicais apelam para o travestimento geral e integral de grandes ídolos, da musica pop ou não, sem nenhum constrangimento, mas com a plena satisfação de estarem promovendo os seus ídolos e suas performances musicais.
Como se nota, o uso da máscara perpassa toda nossa vida, de um modo ou de outro, em situações múltiplas, as mais inusitadas e as mais diversas, a nosso bel prazer ou de acordo com cada circunstância que se nos apresenta.  Uma reflexão sobre elas só quando no fundo de nós mesmos, na mais íntima solidão de nossa loucura, buscamos aos gritos os porquês do uso de tais máscaras.
A máscara mais em voga e conhecida hoje em dia, e, mais bufa da comédia pública, envolve altos e médios escalões da República. Ela prima por sua inusitada mutação constante, sempre de acordo com as situações, mas plena de efusivas maquiagens e salamaleques palavrosos que acompanham, seus portadores, como: Vossa Excelência, Excelentíssimo, no afã de marcar a honra do mandato, do respectivo partido, bem como as tradições, a pátria e seu eleitorado, numa carreira intrincada, mas cheia de brilharecos que os açodam convenientemente com mesuras e teatralidade sem fim, o mascarar sem limites.
Tal máscara é trançada com finos fios de hipocrisia, de inverdades, de indignidade, fleugma patriótica mistificadora e mais que tudo isso, ornadas de miçangas e lantejoulas coloridas, fazem de seus portadores verdadeiros mistificadores da pátria amada idolatrada, causadores de grandes constrangimentos ou de não poucas gargalhadas, quando de suas performances inusitadas por seus usuários no Gran Circo de Pindorama.
A única particularidade dessa máscara advém do fato de ela não precisar de tratamentos ou cirurgias médicas para removê-las ou curá-las de seus malefícios em favor dos seus usuários. Pois qualquer providência depende unicamente de nós, seus espectadores, na hora de escolhê-los a cargos eletivos e, de acompanhar seus desempenhos durante a atuação de seus mandatos. Caso contrário, só teremos “ilusões perdidas e sonhos vendidos, como bem proclamou Cazuza (1958-1990) na letra de “Ideologia”:

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro…

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia! Pra viver…

Portanto, é preciso muito cuidado ao lidar com tal máscara, pois há sempre a possibilidade de travesti-la em todos os demais personagens de idêntica função. Isso acarretará um descrédito tal, que poderá alçar qualquer político ou não a apresentar-se como salvador da Pátria e insuflar a necessidade de leis de exceção, e com elas adeus o Estado de direito, as liberdades de expressão, e de pensamento. Adeus à democracia. É o alçar ao grau supremo, a máscara ditatorial, com sua feição horrenda, tecida com fios rotos do nacionalismo, da demagogia e do populismo.
Como se percebe, a máscara, além de simples adereço, reflete também sentimentos, atitudes, e modalidades infinitas da síntese humana e sua passagem pelo planeta Terra.
Começa logo ao nascer. A criança, com seu rosto avermelhado e ainda com as sujidades do parto, faz o seu primeiro choro, com as palmadas que logo recebe ao vir ao mundo.
Depois, a máscara se torna sua identidade e com o choro intermitente, por alimento, sua comunicação imediata e única. Com o crescimento, vêm as máscaras das birras, da chantagem emocional e por aí vai pelos primeiros tempos, do engatinhar até os primeiros passos titubeantes.

 



Continua...
 

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