quinta-feira, 1 de setembro de 2011

À UMA HORA DA MANHÃ - BAUDELAIRE



Charles Baudelaire (1821-1867) - último parágrafo do poema em prosa "À une heure du matin" (À uma hora da manhã) 

"Descontente com todos e descontente comigo mesmo, quero me restabelecer e reaver um pouco do meu orgulho no silêncio e na solidão da noite. Almas daqueles que amei, almas daqueles que cantei, fortaleçam-me, apoiem-me, mantenham longe de mim a mentira e os vapores corruptores do mundo; e vós, Senhor meu Deus! conceda-me a graça de criar alguns belos versos que provem a mim mesmo que não sou o último dos homens, que não sou inferior àqueles que desprezo."

6 comentários:

  1. Esse é o meu poema preferido dele

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece que esse poema foi escrito para mim.

    ResponderExcluir
  3. Ri,
    Isso foi inacreditável: Dei de cara com esse seu post exatamente à uma hora da manhã!

    beijo,
    Mênguele

    ResponderExcluir
  4. Queria ver vc comentar essa: "O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar dos seus semelhantes.
    - Charles Baudelaire"
    rs...
    May

    ResponderExcluir
  5. Olá Mayra! Agora o relógio mostra exatamente 1 hora da manhã... Coincidência? Comentar sua proposta é colocar a cabeça na guilhotina, mas não me furtarei! Tudo tem uma porção visível e outra. Como Michael Ende ensinou no livro A história sem fim, o mundo da fantasia só pode continuar a existir se alguém do mundo real for até lá e encontrar com a princesa, de outro modo a fantasia deixará de existir. Ora, o que são segredos senão janelas por onde tememos ser vistos? Pois então, ocultá-los é uma forma de manter imaculado o contato entre estes dois universos. Universos que se encontram na pureza da água, mas que podem desaparecer na presença da má água, para alguns, mágoa; e ainda para uns outros, a mágica da lagoa...

    ResponderExcluir
  6. Mon ami,

    Coincidência? Não... sincronicidade, rs...
    Eu acredito na sincronicidade. Adorei essa frase: "Tudo tem uma porção visível e outra". Acrescentaria: e outra vísivel aos olhos da alma.
    Acredito que tudo que existe é vísivel. O problema são os cegos, rs. Sempre existem aqueles que vencem as amarras da realidade e vão para o mundo da fantasia ficar com a princesa. Creio que a princesa exista porque mesmo que não acreditemos nela, existem aqueles que acreditam. Sartre refere que "o inferno é o outro que me vê". Segredos seriam então as janelas que nos livram do inferno ou nos levam até ele? Acredito que livre é o 'ser' que não se importa mais com o inferno, ou nas palavras de gente simples: livre é quem "tá no inferno e abraça o capeta" rsrsrs... Perdoe-me por ser tão coloquial.
    Universos que se encontram na pureza da água. No cristalino dos artistas. Talvez por isso o cristalino tenha esse nome. Cordialmente, Mayra.

    ResponderExcluir