terça-feira, 23 de agosto de 2011

SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO - RILKE




Fragmento de "Cartas do poeta sobre a vida"
Rainer Maria Rilke
       
       A maioria das pessoas não sabe como o mundo é belo e quanto esplendor se revela nas menores coisas, em alguma flor, uma pedra, uma casca de árvore ou uma folha de bétula. Os adultos, que têm negócios e preocupações e se atormentam com puras mesquinharias, aos poucos perdem totalmente o olhar para essas riquezas, que as crianças, se boas e atentas, logo notam e amam de todo o coração. E, contudo, seria a coisa mais sublime se quanto a isso todo mundo permanecesse sempre como crianças boas e atentas, ingênuas e pias no sentimento, e não perdesse a capacidade de se alegrar de modo tão intenso com uma folha de bétula ou uma pena de pavão ou a asa de uma gralha-cinzenta como com uma cordilheira ou um palácio suntuoso. O pequeno não é pequeno, tal como o grande não é grande. Uma beleza grande e eterna atravessa o mundo todo e se distribui de modo justo sobre as coisas pequenas e grandes, pois, no que é importante e essencial, não há injustiça em lugar algum sobre a Terra.



Amigo é quem incentiva o outro

5 comentários:

  1. Que belos ensinamentos.O segredo do belo e do bom viver Fez-me lembrar da alegria transcendental de quando era criança ao mergulhar e nadar nos laguinhos e riachinhos despoluidos que haviam nö inferior de SP....infelismente esses valores estāo sendo destruidos e ,nāo Mais ensinados a bossle filhos.Que pena nāo?

    ResponderExcluir
  2. Sugiro a leitura de "Sobre a educação da crianças",capitulo dos Ensaios de Montagne, uma das mais belas obras sobre este assunto.

    beijos

    cris

    ResponderExcluir
  3. A epontanidade, ingenuidade , criatividade e a alegria, se esquece no meio de tantos não pode, isso é feio, ser bondoso e verdadeiro não tem espaço. Então o homem acaba muitas vezes se tornando escravo do que é e não é permitido. O ambientes sejam sociáis, de trabalho, família´, são contaminados. Mas se voltarmos para dentro de nós e sabermos que somos seres divinos , a contaminação não é tão extensa.
    Todos nós temos o nosso lado criança, e se não estamos em harmonia com a nossa criança adoecemos.
    Então vamos deixar a nossa criança aparecer e não sermos tão omissos e incompreensível aos nossos filhos.
    Abraço.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas se esquecem de que as coisas mais belas estão nas pequenas coisas. Afinal de contas os melhores perfumes estão nos pequenos fracos.(rs)bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nascemos SERES (indivíduos), nos tornamos PESSOAS, de acordo com convenções as quais não nos foi dado o direito de escolher, e aí chega um momento em que usamos uma máscara e nos tornamos PERSONAS neste imenso palco da vida, onde fomos atirados. Ah! que bom seria resgatar a criança de Rilke!... Como dizia um seu contemporâneo, um tal de Fernando, o poeta é um fingidor, o que o torna um sofredor e aí, que fazer? Ainda bem que temos Rilke e Fernando para nos fazer companhia e o senhor, dr. Ricardo, sempre tão preocupado com a saúde e o bem estar humanos, para nos dar alento e reflexão diante da vida. Obrigado e um abraço de uma criança de quase setenta e dois anos que ainda consegue enxergar a lua, as estrelas, os ipês amarelos, e tantas outras belezas no meio de todo este concreto que nos envolve, além das crianças, é claro.

    ResponderExcluir