quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JURAMENTO DE HIPÓCRATES


      Uma versão do juramento de Hipócrates, feito pelos médicos recém formados. Existem várias outras versões na língua portuguesa. Existem links interessantes sobre este documento em:
http://www.medicinadoestilodevida.com.br/hipocrates/
e também em http://books.scielo.org/id/8kf92/pdf/rezende-9788561673635-04.pdf.


Juramento de Hipócrates

"Juro por Apolo Médico, por Esculápio, por Higéia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas, tomando-os como testemunhas, obedecer, de acordo com meus conhecimentos e meu critério, este juramento: Considerar meu mestre nesta arte igual aos meus pais, fazê-lo participar dos meios de subsistência que dispuser, e, quando necessitado com ele dividir os meus recursos; considerar seus descendentes iguais aos meus irmãos; ensinar-lhes esta arte se desejarem aprender, sem honorários nem contratos; transmitir preceitos, instruções orais e todos outros ensinamentos aos meus filhos, aos filhos do meu mestre e aos discípulos que se comprometerem e jurarem obedecer a Lei dos Médicos, porém, a mais ninguém. Aplicar os tratamentos para ajudar os doentes conforme minha habilidade e minha capacidade, e jamais usá-los para causar dano ou malefício. Não dar veneno a ninguém, embora solicitado a assim fazer, nem aconselhar tal procedimento. Da mesma maneira não aplicar pessário em mulher para provocar aborto. Em pureza e santidade guardar minha vida e minha arte. Não usar da faca nos doentes com cálculos, mas ceder o lugar aos nisso habilitados. Nas casas em que ingressar apenas socorrer o doente, resguardando-me de fazer qualquer mal intencional, especialmente ato sexual com mulher ou homem, escravo ou livre. Não relatar o que no exercício do meu mister ou fora dele no convívio social eu veja ou ouça e que não deva ser divulgado, mas considerar tais coisas como segredos sagrados. Então, se eu mantiver este juramento e não o quebrar, possa desfrutar honrarias na minha vida e na minha arte, entre todos os homens e por todo o tempo; porém, se transigir e cair em perjúrio, aconteça-me o contrário".


7 comentários:

  1. O juramento de Hipócrates é muito importante para a formação de todos os médicos, porém nem todos respeitam esse juramento, porque só existe respeito quando amam o que fazem.
    Parabéns!
    Michele Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Será que estão confundindo Hipócrates com hipócritas? Será?!...
    Grande abraço e obrigado por nos proporcionar mais este conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Também agradeço por proporcionar esse conhecimento, infelizmente tem médicos que tiram diploma e alguns porte de arma, só a minha fé em CRISTO para me colocar nas mãos certas.
    Obrigada amigo, um ótimo Ponto Facultativo com saúde para você.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei esta informação em um site de etimologia:
    “Hipócrates” era um nome próprio grego formado por HIPPOS, “cavalo” mais o verbo KRATÉO, “eu domino, eu tenho poder sobre, eu controlo”.
    Foi um nome criado numa época em que domar cavalos e cuidar deles tinha um significado especial para uma nação.
    Observe que o início de “Hipócrates” e “Hipócrita” hoje é igual; alterações ortográficas do nosso idioma levaram a uma convergência de forma. Mas, em sua origem, um era HIPPO- e outro HYPÓ- (este “Y” soava como o “U” francês); eram palavras bem distintas em significado e som.
    Processo semelhante sofreram KRATÉO e KRÍNEIN, cujas resultantes atuais nas palavras em questão se diferenciam muito pouco.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ricardo, sinto porém que poucos conhecem o real valor de tal juramento.

    ResponderExcluir
  6. È meu anjo da guarda, juramento precioso.
    Apesar de não ser formada em medicina conheço o valor desse juramento.
    O meu sonho é ser médica mas devido a minha deficiencia não será possível.
    O que sr acha?
    parabéns!
    Michele

    ResponderExcluir
  7. Acho que nada é impossível Michele. Nem sempre o possível é como gostaríamos que fosse, mas para tudo há uma "condição de contorno". Veja em meu caso, sei de várias pessoas que não se formaram em medicina, mas são muito mais médicos em sua atitude que eu mesmo! Veja na coluna ao lado as informações sobre os "médicos" conscienciais. Precisamos de médicos que lidam com a saúde, mais que aqueles que trabalham com as doença$... Ser saudável e trabalhar com a saúde está mais ligado a conscientizar as pessoas, na medida do possível, que tratar doenças. Tem uma frase famosa, que alguns atribuem ao médico Hipócrates, mas não se sabe ao certo a quem pertence, que diz assim: CURAR ALGUMAS VEZES, ALIVIAR COM FREQUENCIA, CONSOLAR SEMPRE. Busque e você encontrará um meio de exercer e tornar seu sonho realidade. Acho isso.

    ResponderExcluir