quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A LEI DE CAUSA E EFEITO – “A DOR NA ALMA”



Por: NIKOLA TESLA – Da obra: “AUTOBIOGRAFIA”


“Cristo é um único ser, mas é de toda gente, então por que algumas pessoas se creem melhores do que as outras?” – Nikola Tesla


A imensa maioria dos seres humanos nunca está consciente do que se passa ao redor e dentro de si mesmo. As ocorrências mais comuns e rotineiras parecem-lhes misteriosas e inexplicáveis. A observação deficiente é apenas uma forma de ignorância, responsável por muitas ideias mórbidas e insensatas que acabam prevalecendo.

Aquilo de que mais necessitamos hoje é um contato mais próximo e um maior entendimento entre os indivíduos e as comunidades no mundo inteiro, e a eliminação da devoção fanática a ideais exaltados de egoísmo e orgulho nacionais, sempre prontos para mergulhar o mundo na barbárie e nos conflitos primitivos. A paz só pode vir como consequência natural da educação universal e da miscigenação, e ainda estamos longe dessa feliz realização, porque poucos, de fato, hão de admitir a realidade de que todos os homens da terra são iguais.

Os dogmas religiosos não são mais aceitos em seu significado ortodoxo, mas cada indivíduo se agarra à fé em algum tipo de poder supremo. Todos precisam de um ideal para governar a conduta e garantir a satisfação, mas pouco importa se é um ideal de fé, arte, ciência ou qualquer outra coisa, desde que cumpra a função de uma força desmaterializante. É essencial para a existência pacífica da humanidade que prevaleça uma única concepção comum.

Provei de modo totalmente satisfatório para mim mesmo o automatismo da vida, não só por meio de observações contínuas de ações individuais, mas, de maneira ainda mais conclusiva, por meio de certas generalizações. Isso me conduziu a uma descoberta que considero da maior importância para a sociedade humana, e da qual tratarei agora. Tive a primeira suspeita dessa espantosa verdade quando ainda era muito jovem, mas por muitos anos interpretei o que notava como meras coincidências.

Por exemplo, toda vez que eu mesmo ou uma pessoa a quem estava apegado ou uma causa a que me dedicava eram atingidos pelos outros de determinada maneira, que pode ser popularmente caracterizada como a mais injusta imaginável, eu sofria uma singular e indefinível dor que, na falta de termo melhor, qualifiquei de “cósmica”, e pouco tempo depois, invariavelmente, aqueles que a infligiam acabavam se dando mal. Depois de muitos casos como esse, confiei aquilo a vários amigos, que tiveram a oportunidade de se convencer da teoria que aos poucos fui formulando e que pode ser resumida nas seguintes palavras: nossos corpos são constituídos de forma semelhante e estão expostos às mesmas forças externas. Isto resulta na semelhança de resposta e na concordância das atividades gerais em que se baseiam todas as nossas normas e leis, sociais ou não.

Somos semelhantes a autômatos completamente controlados pelas forças do ambiente, sendo arremessados de um lado para o outro como rolhas de cortiça na superfície da água, mas os resultados dos impulsos externos são mal interpretados como livre arbítrio. Os movimentos e outras ações que executamos estão sempre ligados à preservação da vida, e embora aparentem completa independência entre si, estamos como que ligados por laços invisíveis. Enquanto o organismo está perfeitamente em ordem, responde com precisão aos agentes que o estimulam, mas a partir do momento em que há algum desacerto em algum indivíduo, esse poder de autopreservação é prejudicado.

Todos compreendem, é claro, que se nos tornarmos surdos, se nossos olhos se debilitarem, se ferirmos os membros, diminui a probabilidade de uma vida prolongada. Mas isso também vale, e talvez ainda mais, para certos defeitos do cérebro que retiram do “autômato”, em maior ou menor medida, essa qualidade vital e o precipitam na destruição. Um ser muito sensível e observador, com seu mecanismo altamente desenvolvido intacto e agindo com precisão segundo as condições mutáveis do ambiente, é dotado de um sentido transcendente, que lhe permite escapar de perigos sutis demais para serem diretamente percebidos. Quando se entra em contato com outros seres cujos órgãos de controle sejam radicalmente defeituosos, esse sentido se faz valer e ele sente a dor “cósmica”. A verdade disso foi corroborada centenas de vezes, e convido outros estudiosos da natureza a dedicar sua atenção a este assunto, na crença de que, por meio de um esforço sistemático combinado, possam ser alcançados resultados de incalculável valor para o mundo.

(Nikola Tesla foi o precursor da telefonia sem fio, transmissão por corrente alternada e da transmissão de energia sem cabos conectores – vide Torre Wardenclyffe)


4 comentários:

  1. Sou fã do Tesla. Se esse texto é citação de suas palavras, sugiro a colocação de aspas do início ao fim e uma indicação da fonte. Essas informações não ficaram claras,..
    Maria Paula Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Só agora vi que está la em cima,...mas pensei que fosse só daquela frase inicial.
    Vamos colocar no final também como pede a norma de citações...
    abraços aquarianos
    MP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particular e ondulatória é a veste da luz
      Vem do sol galope quântico
      Um viu, outro sentiu...

      Forma e Vibração
      Duas em uma canção
      Quem vê cara não vê coração
      Quem vê forma não vê vibração

      Ver é olho
      Vibrar coração
      Mas coração, não encouraçado!
      Senão fica embaçado!

      Normal e Natural
      Parecidos mas desigual
      Falei disso um dia...
      Norma e Natureza
      Desencontros na incerteza.

      E se há certeza é uma
      Morre em formatação
      Nasce em coração.

      Aquário solitário
      Ondas longe de casa
      Lá onde mora o Leão.
      E se Sol é Vibração, então Coração!
      Saturno é Aquário, talvez Formatação.
      Pois se Urano for não há contradição!

      Esse Nikola é bom de bola
      Fala de amor fala de si
      Autobiógrafo intrigante
      Esse amável viajante.

      Que seu texto fale alto sem maiores sobressaltos.
      Seja a graça generosa com essa Rosa Tesla
      Que a beleza não se perca nas pequenas teclas.

      Que o Edison passe a bola para seu irmão Nikola
      Vibração é coração, Partícula não sei não.
      Fique grata a atenção com o tema em questão:
      AUTOBIOGRAFIA pelo ilustre figurão!

      Abraços geminianos

      RJAL

      Excluir
  3. ok.......entendido.....vibrado.....sentido......MP

    ResponderExcluir