quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE V

Continuação de: Alimentação Consciente I
                         Alimentação Consciente II
                         Alimentação Consciente III
                         Alimentação Consciente IV



Hoje é o dia mundial da alimentação e se comemora a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization). O objetivo desta instituição, de certa forma meu também, é trabalhar como agente promotor de consciência sobre questões relacionadas à fome e à pobreza alimentar. Em 2014, o tema eleito pela FAO é algo que esquecemos há muito: “Agricultura Familiar – Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta”. O SESC São Paulo promoverá até o final deste mês inúmeros encontros de profunda relevância em várias de suas unidades no sentido de trazer maior qualidade ao nosso entendimento sobre a questão alimentar (Acesse aqui programação SESC Dia Mundial da Alimentação).

Enquanto isso o blog Saúde é Consciência prossegue incansável, a passos de formiga, em sua missão de trazer à tona questões alimentares de fundamental importância que por algum motivo nos escapam aos olhos.

Referencial primordial a todo brasileiro interessado em alimentação saudável é o Professor Sidney Federmann, médico nutrólogo e expoente de envergadura gigante entre os cientistas que estudam a nutrição humana. Sugiro que leiamos tudo o que este senhor nos oferece de material assim como assistamos e divulguemos suas entrevistas e cursos. Sem exagero ou pieguice precisamos homenagear nossos gênios enquanto eles estão vivos ao invés de correr atrás do prejuízo...

Alimente-se com sabedoria em: http://www.sidneyfedermann.com.br/

Pinço, dentre as pérolas em alimentação, a questão de altíssima relevância dos pães ditos integrais. Quando passei a ler os rótulos dos pães de forma integrais me dei conta que nas pequenas linhas dos componentes a maioria deles apresentava apenas uma pequena quantidade de farinha integral e uma grande quantidade de farinha conhecida como enriquecida! Hoje sei que os pães de fato integrais são aqueles que fazemos em casa com farinhas integrais e apenas uma porção muito reduzida dos pães oferecidos no mercado – não acredite apenas porque escrevo, confira você mesmo!

Dê preferência a pães onde se lê “100% integral” ou “Todo integral”, mas leia o rótulo mesmo assim! Estes pequenos atos podem levar a profundas modificações no comportamento do fabricante.

A alimentação é a pedra angular da medicina da saúde; é importante perceber que nos alimentamos várias vezes ao dia e que se não cuidarmos na excelência do que ingerimos, estaremos cultivando o adoecimento. Um dos melhores planos de saúde que você pode fazer é o plano alimentar, pense a respeito!

Existe um real movimento de partilhar material e conhecimento, no entanto ainda é preciso que nos esforcemos mais no quesito amor e desapego para que situações inusitadas e lamentáveis como a ocorrida com o documentário “Famintos por Mudanças” não ocorram: http://youtu.be/IpvlvkoVGwg.

Enquanto “Famintos por Mudanças” se prepara para ir às telas dos cinemas no mundo todo, vamos assistir esta modesta reportagem alerta aos benefícios dos pães verdadeiramente integrais:



Lembre-se sempre às refeições que uma pessoa refinada é aquela de modos agradáveis, fina, atenciosa e prestativa; já um alimento refinado eventualmente já foi integral e o refino pode mesmo ter empobrecido suas qualidades! Bom apetite para todos nós!

4 comentários:

  1. Come chocolate, pequena, come chocolate - olha que não há mais metafísica no mundo do que chocolate....

    Álvaro de Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero crer que Álvaro já soubesse em seu tempo diferenciar entre:

      Chocolate - feito de cacau e aquele que não é chocolate mas enganam ser - feito de aroma, leite e açúcar...

      Senão, a metafísica é pequena....

      Excluir
  2. Ricardo, espero em nosso próximo encontro no Rio, com a Ruth, levar um ótimo pão 100% integral, com multigrãos, que tem aqui São José dos Campos. Abs. Vera Neisser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!

      Nosso intestino, também conhecido como nosso segundo cérebro, agradece!

      Depois do cérebro o intestino é o órgão que mais contém neurônios. Veja você que ironia: a qualidade do pensar é refém da qualidade da alimentação!

      Até lá! Em dezembro na cidade maravilha!

      Excluir