terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A TEORIA DO AMOR - PÍLULA DE CONSCIÊNCIA

Fragmento do livro: A arte de amar (1956) - Erich Fromm



Na sociedade capitalista contemporânea, o significado da igualdade passou por muitas transformações. Por igualdade, entende-se a igualdade dos robôs, a igualdade de homens que perderam sua individualidade. Igualdade significa hoje “uniformidade”, em vez de “unidade”. É a uniformidade das abstrações, dos homens que trabalham nos mesmos empregos, que têm as mesmas diversões, que lêem os mesmos jornais, que têm os mesmos sentimentos e as mesmas idéias. É por isso que devemos encarar com certo ceticismo algumas realizações que costumam ser celebradas como sinais de nosso progresso, como a igualdade das mulheres. Nem é preciso dizer que não estou falando contra a igualdade das mulheres; mas os aspectos positivos dessa tendência à igualdade não devem nos enganar. Ela vai no sentido da eliminação das diferenças. A igualdade tem seu preço: as mulheres são iguais porque não são mais diferentes. A posição da filosofia iluminista, l’âme n’a pas de sexe, a alma não tem sexo, tornou-se a prática geral. A polaridade dos sexos está desaparecendo e, com ela o amor erótico, que se baseia nessa polaridade. Os homens e as mulheres tornam-se a mesma coisa, em vez de serem iguais como os pólos opostos. A sociedade contemporânea prega esse ideal da igualdade não individualizada por que necessita de átomos humanos, cada um idêntico ao outro, para fazê-los funcionar em massa, suavemente, sem atrito. Todos obedecendo aos mesmos comandos, embora todos estejam convencidos de que estão seguindo seus próprios desejos. Do mesmo modo que a moderna produção em massa requer a padronização das mercadorias, o processo social também requer a padronização do homem, e sua padronização é chamada de “igualdade”.

 

4 comentários:

  1. As almas não tem sexo, mas os seres humanos sim, e não podemos esquecer da importância do amor com sexo , imprescindível componente para um casamento duradouro.O casal se completa um ao outro , no sexo e no amor.o amor entre um casal estimula sempre sexo e felicidade.O sexo entre um casal é a forma mais transcedental de se sentir feliz.Vamos amar nosso próximo ,nossos pais, nossos filhos, nossos irmãos , nossos amigos como a nós mesmos, mas vamos amar nossos esposos/as sempre com muito sexo.Somente quando a vontade sexual pela idade avançada, acabar, aí sim :AMOR,,AMOR, AMOR......

    ResponderExcluir
  2. A mulher é única, assim como o homem é único,logo não existe igualdade nem física nem espiritual.O que pode e deve existir é igualdade de direitos e deveres.Massificação é a causa da confusão tendendo para o CAOS,se não houver uma parada estratégica e uma meditação séria sobre esse assunto :"IGUALDADE entre homens e mulheres".Direito é uma coisa e dever é outra coisa, mas infelizmente, parece que as mulheres, influenciadas pela mídia, estão assumindo cada vez mais os deveres, se esquecendo dos direitos, e desta forma se tornando cada vez mais sobrecarregadas de obrigações e cada vez mais infelizes, sem saberem direito o porquê disso!Vamos refletir mais sobre isso?queridas mamães ou futuras mamães?

    ResponderExcluir
  3. Penso em igualdades de direitos, deveres. Somos iguais enquanto humanos. Todavia cada ser humano é único.
    Com a sociedade capitalista, que está cada vez mais perdida, no seu egoísmo, padronização, massificação e assim por diante, o homem se encontra cada vez mais iludido, pensando que faz tudo, mas não vive. Fica robotizado a mercê das coisas inamimadas ou do suposto poder de alguns homens/mulheres.
    Bom existe coisas que a mulher faz diferente do homem, e coisas que o homem faz diferente das mulheres, mas não faz sentido um querer ser superior ao outro.
    Não deveremos perder tempo, com coisas que nos levam a lugar nenhum.
    A humanidade precisa de muito amor, generosidade, sorrisos...

    Obrigada, pela oportunidade de dar a minha opinião.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. As pessoas fezem uma uma avaliação da palavra iguladade de forma incorreta porque igualdade pra mim não significa só os direitos iguais e sim um olhar diferente da sociedade.
    Mostrando as potencialidade do mundo de uma forma diferente.
    Obrigada.
    Anjo!

    ResponderExcluir