quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O MAPA DO TESOURO...


POR: REGINA POCAY
 
Dardo, arco e flecha, zarabatana e tantos outros, são considerados jogos de precisão. Vence quem acerta o alvo, quem tem olhos de águia, técnica apurada, entre outras características.
Mas será que os vencedores nasceram com este dom? Aliás, será que isto é dom?
Quando um campeão faz algo excepcional, se diz: “Nossa, essa pessoa tem o dom. E se é famosa pelo que faz: “Que sorte ela tem... encontrou o mapa da mina de ouro... ou já encontrou o seu tesouro.”
Em certa ocasião participei da organização de um campeonato mundial de tiro, no treinamento do staff, onde acompanhei a maratona de treino dos atiradores ao se prepararem para a competição. Estavam presentes grandes atiradores do mundo todo. Fiquei impressionada com a capacidade e a habilidade de cada um. Realmente é um espetáculo que prende a atenção, por isso, digno de aplausos.
Nos bastidores tive a grata satisfação de conversar com um dos competidores que me falou um pouco da rotina de treino e foi interessante perceber que a ferramenta mais importante, que todos os atiradores carregam consigo, é a determinação em fazer melhor a cada dia, em superar seus próprios limites. Eles treinam horas seguidas, todos os dias, ou seja, seguem uma rotina rígida para atingir o objetivo, no caso deles, podemos dizer, para atingir o alvo.
Em nossa conversa, algo, em especial chamou-me a atenção; ele me disse que todo o esforço para a competição está, num contexto coletivo, em apresentar o melhor campeonato para o público, ou seja, eles estão lá também pelo prêmio (objetivo individual), mas não é o mais importante. Segundo suas palavras o prêmio só vale a pena se a apresentação para o público (objetivo coletivo) for perfeita, pois sem público, não haveria tantos incentivos para competir, portanto sem incentivos para competir, talvez não houvesse nem competidores, e sem competidores não haveria graça nenhuma em jogar sozinho.
A fala daquele competidor fez todo sentido. Pense numa corrida de Fórmula I sem público; os corredores, sem suas torcidas, talvez não se sentissem tão motivados a correr, desistindo um a um, de forma que, se sobrasse apenas um corredor, e este não tendo com quem competir, provavelmente não teria motivo para correr. Desta forma não teríamos hoje, o espetáculo dos grandes prêmios que assistimos aos finais de semana.
Menciono estes exemplos a fim de fazer uma analogia ao dia a dia de cada um de nós. Pois é certo afirmar que, dentro da perspectiva individual, todos temos, ou pelo menos, deveríamos ter objetivos; e no caso das competições como jogos de precisão ou corridas de fórmula I, os objetivos individuais envolvem grandes incentivos financeiros, mas é no espetáculo do coletivo que o grande show acontece. Então precisamos uns dos outros !!!  
E a pergunta é: Será que estamos preparados para isto? Será que estamos focados naquilo que realmente importa?

“Dai a cada um segundo suas obras” – (Mt 16-27)

Realizar é verbo que envolve ação, portanto implica em fazer algo para que o seu objetivo se concretize, ou seja, se quer realizar algo, tem que necessariamente agir, sair da zona de conforto, ter foco, determinação, ter um objetivo em mente, cercar-se das pessoas certas e segui-lo para acertar o alvo. Significa, portanto, fazer uma análise criteriosa de onde você está (seu estado atual) para determinar o caminho a ser percorrido até onde você quer chegar (seu estado almejado). Existe um processo valioso de 10 passos para atingir objetivos. Compartilho...

Sugiro fazer isto por escrito.
1 – Faça uma avaliação sincera de onde você está hoje (o seu estado atual)
2 – Reflita sobre onde você quer chegar (o seu estado desejado)
3 – Pergunte-se: como saberei que atingi o objetivo? Quais evidências me comprovarão isto?
4 – Em que contexto você quer que aconteça? Onde, quando, com quem?...
5 – Como este objetivo afetará sua vida? O que será somado, o que será subtraído?
6 – O que hoje impede de já ter acontecido?
7 – Quais recursos já possui e quais ainda necessita para atingir seu objetivo?
8 – Quais as objeções possíveis? Como pode lidar com elas de forma proativa?
9 – Partindo para a ação: Qual o primeiro passo (visão)?
10 – Qual a seqüência de ações a serem realizadas (ação)?

Ouvindo o relato de várias pessoas, lendo livros e ainda estudando a tendência comportamental atual, percebo existir um grande contingente de pessoas em busca de objetivos, mas muitas desistem no caminho, alegando que, apesar de todo esforço, apesar de seguir critérios, planejar, nada acontece. Muitas dizem: “Não é possível, o mundo conspira contra meus planos.”
Existe, no entanto, um fator que contribui de forma determinante para se conseguir alcançar objetivos com êxito. É um fator, aliás, muito antigo, extremamente valioso, mas pouco utilizado, ou melhor, utilizado por poucos!!! E se você quer realmente usufruir deste fator... coloque-se à disposição. O que isto significa?
Alteridade é a palavra de ordem. Significa: capacidade genuína de se colocar no lugar do outro, fazer algo pelo outro e para o outro. Afinal de contas vivemos em sociedade, ninguém consegue viver absolutamente só. Sentimo-nos felizes, ou pelo menos deveríamos nos sentir, quando podemos fazer algo para alguém... este é o princípio da alteridade!!!
Você recebe do mundo exatamente aquilo que oferece ao mundo. Pense sobre isto!!!
À medida que compreendermos este simples fator, na mesma proporção começamos a perceber e a usufruir da grande mudança em nossa vida pessoal, profissional, emocional, relacional... enfim... EXPERIMENTE!!! 
Saia agora da sua zona de conforto, convide pessoas para fazer parte de sua vida, coloque-se à disposição, compartilhe o mapa do tesouro para que, ao lado das pessoas que ama, encontre toda riqueza contida dentro deste grande baú, que é a vida.
A propósito. Você sabe qual é o tesouro?
O tesouro ao qual me refiro é a GRATIDÃO, que traz consigo o AMOR, que é a chave que abre o baú; desta forma, o mapa do tesouro, são as pessoas que você  envolve no seu processo de busca, sejam elas do seu convívio pessoal ou profissional, aliás, é dentro das empresas, no nosso trabalho onde passamos a maior parte do tempo, e onde precisamos conviver de forma proativa, para que todos tenham êxito.
Gratidão, portanto, é um sentimento que envolve o coletivo, mas começa sempre no individual, ou seja, à partir de você!!!
PRATIQUE ...

4 comentários:

  1. Alteridade,consciência , gratidão e amor!Que lindas palavras e que grandes ensinamentos seus Regina.parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico texto, adorei a matéria e o impulso para o sucesso., sonho de todos, realidade de poucos.

    Sueli

    ResponderExcluir
  3. Difícil esse texto.
    Já tive épocas na vida de muita disciplina e propósitos integros e coletivos e tudo deu errado.
    Em alguns caminhos percebi muita força e pouco resultado.
    Em outros... ao contrário, era como tocar a superfície do lado e ver as ondas crescerem.
    Depois disso deixo fluir e aproveito o momento.
    Seu texto valeu pela reflexão.
    Mas algumas situações reais ainda não estão claras em relação ao tema, pelo menos não estão claras para minha pessoa.
    O mundo me parece um jogo de forças muito grande.
    Pq ao mencionar: 'dai a cada um segundo as suas obras' considero que a perpectiva é mais de paz interior do que de resultados concretos.
    Isso gera um problema teológico muito grande: como ficaria o sofrimento dos mártires, dos santos... o chamado sofrimento vicário.
    Pessoas boas que mereciam sofrer?
    Por vezes percebo pessoas que ainda não recebem segundo a sua obra no mundo concreto.
    Tema complexo.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo que postou no dia 06/12.
    Suas reflexões sobre o texto são profundas e fico feliz por perceber que as palavras sempre reverberam em cada ser com significados incríveis e diversos.Suas palavras também me colocam num estado de reflexão...e aprendo muito com isto. E é exatamente neste sentido que mencionei "dai a cada um segundo suas obras"(meritocracia)...o mundo se movimenta através da ação e reação. No caso do texto que eu escrevi(uma ação minha), provocou nos leitores uma reação e você decidiu colocar suas palavras compartilhando sua visão de mundo no tocante ao meu texto...isto é perfeito!!! Obrigada por me dar esta oportunidade. Regina Pocay

    ResponderExcluir