sexta-feira, 1 de julho de 2011

O ANJO EM MIM

Por: Regina Pocay & Ricardo José de Almeida Leme
Anjo, do grego ággelos – o que leva uma mensagem, mensageiro; posteriormente angelus no latim.

Tradicionalmente a idéia dos anjos se liga ao conceito de conectores. Interessante nesse sentido olhar para os céus e perceber que o planeta mercúrio é o que tem a órbita mais próxima ao sol (assim como a lua em relação à terra), de forma que os raios solares passam por ela antes de prosseguirem para qualquer direção. Ora, não é por acaso que o Thot egípcio, o Hermes grego, posteriormente Mercúrio na cultura romana era reconhecido como o mensageiro dos deuses, o portador primeiro da luz solar.

Pensar em anjos remete à idéia de hierarquia, palavra perigosa cujo significado se deformou com o tempo. No meu círculo de amizades, a maioria das pessoas associa o conceito de hierarquia a um alto escalão ou a alguém que está no alto e que geralmente explora os que estão abaixo. Entretanto no grego hieros é um termo que significa sagrado. Como, entretanto perdemos o senso do sagrado no Céu e na Terra, deixamos de ver a palavra e seu significado em sua expressão primordial.

Imperdível nesse sentido o estudo colaborativo feito por um teólogo e um físico que se fascinaram com as semelhanças entre as observações de Tomás de Aquino sobre os anjos, na idade média, e as idéias de Einstein a respeito dos fótons no século XX. A nova cosmologia e a antiga angeologia levantam questões interessantes acerca do papel da consciência em níveis sobre-humanos (Informações disponíveis no livro “A física dos anjos” – editora Aleph).

Os conceitos trazidos pela física moderna constituíram um revés para os pensadores materialistas, para os quais a matéria, a base de tudo é concebida como sólida e permanente. Hoje é evidente que a matéria é feita de raias de energia dentro de campos. Os campos eletromagnéticos e gravitacionais não são feitos de matéria, mas como disse Einstein, a matéria é feita de campos, estando assim mais próxima de um processo do que de uma coisa!

Vale ler sobre a estrutura conceitual da população norte-americana no link da revista Time abaixo, onde os pesquisados em sua maioria demonstram interesse e descrevem suas concepções sobre a realidade angelical.


O anjo é inspiração para o médico, que nele encontra uma representação de tudo aquilo que pode ser oferecido ao paciente que o procura. O médico e filósofo indiano Deepak Chopra radicado nos EUA merece ser lembrado e reverenciado nesse sentido, e de forma especial sua obra “O anjo está perto” publicada pela editora Rocco. Nessa obra ficcional o autor convida a um olhar crítico para as realidades supra-sensíveis assim como os motivos e as limitações que os cinco sentidos apresentam em qualquer tentativa de contatá-las. Não deixe de dar uma olhada quando tiver um tempinho livre. Várias livrarias como a Cultura, Fnac e a da Vila oferecem agradáveis espaços para a leitura... Está sem tempo? Procure na rede, as possibilidades são inesgotáveis. Não gosta de ler? Assista na visão refinada do cineasta alemão Wim Venders (Asas do desejo) uma magnífica aproximação da realidade angelical. Não aprecia o cinema alemão? Assista a corruptela hollywoodiana da mesma obra que pode ser encontrada como “Cidade dos anjos”. Não gosta de romances, prefere abordagens pouco ortodoxas? Veja “Constantine”, “O advogado do Diabo”, “ Sem notícias de Deus” etc. etc. etc. Fato é que este universo tão vastamente explorado por todas as áreas do conhecimento não deve passar despercebido à nossa existência. Alimente a alma, a desnutrição anímica desvitaliza o corpo físico.

O anjo é também inspiração para o artista; o poeta revestido no pseudônimo Angelus Silesius se inspirou e nos presenteou assim:

"A rosa não tem porquê. Floresce porque floresce.

Não cuida de si mesma. Nem pergunta se alguém a vê...".

E mais uma vez assim:

“O caminho mais próximo de Deus é pelo amor:

O caminho da ciência te conduz lentamente”


                Millet escolheu outra forma e pintou assim, como eu vi no Museu d’Orsay em Paris:


Angelus (Millet J.F.)

        Finalmente, sei de muitos artistas pais e mães que ensinam os filhos assim:

Anjo de Deus, que sois da minha guarda

A quem fui confiado por celestial piedade

Iluminai-me, Regei-me, Guardai-me

Amém

E outros assim, como Steiner, o idealizador da medicina antroposófica, deixou:

Oração de Micael

"É preciso erradicar da alma todo medo e terror do que o futuro possa trazer ao homem.

É preciso adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro.

É preciso que olhemos para frente com absoluta equanimidade para com tudo que possa vir.

Precisamos pensar somente que tudo o que vier nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria.

Isto é parte do que temos de aprender nesta era, a saber: viver em pura confiança. Sem qualquer segurança na existência; confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar.

Disciplinemos nossa vontade e busquemos o despertar interior todas as manhãs e todas as noites."

(Rudolf Steiner - Bremen 27.11.1910)

As palavras se perdem no tempo, alguns conceitos também, é preciso atenção, pois lembrar é saúde, tônico para a alma. Alma que de alguma forma também é mensageira e porta em si muitos porquês... O mundo da alma é o mundo dos anjos também. O anjo é a promessa do que virá a ser; daquilo que habita cada um dia e noite; que toma forma a cada sonho e se desfaz a cada despertar; contato deste mundo com aquele outro, assim ó:


Quem nunca se viu em uma situação onde em seu interior brotava a pergunta: E agora, o que faço? As tensões, o estresse da vida diária, algumas vezes nos fazem autômatos. Deixamos de lado a capacidade infinita de sermos humanos. Mas encontrar equilíbrio em qualquer área da vida é totalmente possível. Olhe para dentro... Surpreenda-se neste jardim interior com TODAS as possibilidades e respostas.

               Nos tempos antigos, algumas práticas médicas associavam os pulmões ao planeta Mercúrio, eram como mensageiros! Mensageiros ou conectores do mundo interior ao corpo humano com o mundo exterior ao corpo humano, pelo ar respirado. A consciência deste ensinamento recebido desde a infância promovia por um lado um conhecimento da pessoa sobre ela mesma, mas por outro, abria a pessoa para uma relação entre seu próprio ser e o mundo celeste, o qual ela podia observar e fazer parte simultaneamente. Praticava-se saúde na medida em que se percebia ser parte do todo e ao mesmo tempo trazer em si o todo no pequeno cosmos do corpo humano.

Apesar de tudo isso, enquanto tecido teórico, poder parecer desafiador ao leitor principiante, é importante trazer à memória que a palavra teoria, de origem grega, de fato significava o que entendemos por meditação, uma palavra que traz em si o coração e a inteligência em contemplação. Lembro ainda que contemplar é entrar junto no templo, e que há muito tempo atrás era onde os necessitados eram cuidados quando adoeciam.

O seu pulmão, por exemplo, é um aliado de primeira linha que pode contribuir muito para a sua reorganização. Preste atenção, por alguns instantes à sua respiração... Tome duas ou três respirações... Sinta o fluxo de ar que entra em seus pulmões e vagarosamente sinta o ar que sai... Perceba as batidas do seu coração... Dê atenção aos seus movimentos internos e se permitir, relaxe... Pronto, disponha desta energia e vitalidade extras em seu dia nesta simples prática.

É vivenciando um pouco de equilíbrio que o SER tem a opção de tornar-se cada vez mais HUMANO... Sua atitude determina a qualidade de sua vida. Integrar os elementos essenciais para a vida com qualidade é encontrar o bem estar físico, mental, emocional e conectá-los com o ESSENCIAL.

Lembre-se: dentro de ti mora um anjo...



9 comentários:

  1. e cada vez que vc escolhe, conversa,chama e se torna intimo de um anjo que lhe pareça simpático, mais você começa a senti-lo e logo ele se torna seu amigo invisível e palpável ao mesmo tempo. Conselheiro e ajudante nos seus momentos de tristeza porque só lembramos do espiritual quando estamos mal.É preciso saber manter esse amigo e agradece-lo sempre porque de fato ele está a nos proteger e sempre pronto quando necessitados, pedimos sua ajuda.Pelo menos é assim que sinto e os vejo.Ana Marcia

    ResponderExcluir
  2. Essa reflexão me renovar por dentro porque o contato com uma pessoa na qual eu me sinta bem me mostra o verdadeiro anjo. O anjo é aquele que um conversa mostra se verdadeiro. O sigfica da palavra anjo tem város modos de ser inerpretado. mas existe uma interpretaçao que vai além do entendimento humano. E é nesse singficado qu o vejo. Michele Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Na sexta eu voei nas asas destas palavras...
    Dancei no entre passo do casal...Senti me leve e sublime...Completa.
    Um amigo que pousa do nada na estrada da minha vida, numa segunda feira qualquer e que mal consigo ver ou palpar mas que sinto bem dentro de mim é um anjo também....gosto de pensar que é um reflexo de mim e Dele...

    ResponderExcluir
  4. Ricardo vc é de outro mundo! uma pessoa especial e aqueles que caminham contigo também!

    ResponderExcluir
  5. Regina:
    Reflexões interessantes para nós seres metade deuses metade demônios. Metade matéria, outra metade energia.
    Somos nós que escolhemos se queremos despertar o anjo ou o demônio dentro de cada um de nós.
    Parabéns pelo blog e pelo artigo.
    Um abraço cordial,
    Mauricio A Costa
    autor de 'O Mentor Virtual'

    ResponderExcluir
  6. Amo os anjos e tb os que falam sobre a sua existência seja dentro de nós ou acima de nós o importante para mim é sentir a energia de Amor, harmonia e esperança que "Eles/Elas" nos transmitem...

    Parabéns pelo Blog gostei deste artigo
    Bjs com carinho Maria Clara/prima

    ResponderExcluir
  7. Minha maninha querida.

    Alguns seres Humanos tem feito um grande esforço na busca de harmonia e equilíbrio, as ciências trabalham incansávelmente em busca de soluções que venham a oferecer a tão sonhada qualidade devida . Mas do que certo são aqueles que dispensam um tempo para estudar a saúde através da fé e não somente de um dito remédio com promessas de prolongamento da expectativa de vida com jovialidade e saúde perfeita.O que importa mesmo minha irmã é realmente pensarmos um pouco mais ou melhor pararmos um pouco e sentirmos a beleza daexistência do ar....esse mesmo que você diz para inspirarmos...certamente teremos muito mais vitalidade e energia e com isso um equilíbrioemocional conectando nos com o essencial.
    Parabéns minha maninha.

    ResponderExcluir
  8. Isso me faz lembrar a primeira oração dos anjos que aprendi:
    "Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador.
    Se a ti me confiou a piedade divina,
    me rege,
    me guarda,
    me protege,
    me ilumina.
    Agora e sempre.
    Amém."
    É um tema cerca do qual não se esgota em leitura e vivência.
    Os anjos são o puro pensamento de Deus.
    Parabéns a todos pela bela postagem.
    Um abraço.

    Mayra

    ResponderExcluir
  9. Esse texto emocionou.... trouxe suavemente o eterno que há em mim, que há em todos nós.... o nosso destino é a Angelitude.

    Abraço,

    Bernadette Vilhena

    ResponderExcluir