segunda-feira, 25 de julho de 2011

NEUROPLASTICIDADE E SABEDORIA - PARTE II



A imagem acima, pintada por Salvador Dali, convida a pelo menos duas reflexões importantes ligadas à neuroplasticidade: a questão da tolerância e a questão da genialidade. Quanto à genialidade, deixo a pergunta: você já viu algum outro artista que tenha representado esta situação a partir de tal perspectiva (olhando de cima)? Pensar diferente requer o contínuo exercício da desconstrução de pré-conceitos e reformulação de idéias, qualidades que requerem "musculatura" cerebral flexível e portanto a prática constante do olhar sem julgar, ou do contemplar...
Dentre todas as qualidades pessoais, a tolerância, oposto complementar da ignorância, é a que mais se relaciona com a neuroplasticidade. Fundamental é ser misericordioso e tolerante, referência para o ignorante (aquele que ignora um dado fato). Entretanto, é importante o exercício da consciência que sempre irradia alimento para a alma do ignorante, que uma vez nutrido pode optar em persistir no caminho do auto-engano, agora de forma consciente, ou optar por um novo caminho na direção do ser pleno. Praticar tolerância é um exercício de neuroplasticidade, visto que convida à transformação, que ocorre nas experiências do dia a dia e se reflete em última análise na própria organização sináptica da pessoa. Veja neste vídeo, a partir do quinquagésimo primeiro minuto em diante, como isso ocorre:
É preciso estar atento à tolerância pessoal sempre que cobramos tolerância do outro! É comum, conforme Shakeaspeare lembra na obra o espelho da vida, que algumas pessoas fiquem perturbadas com qualidades das quais carecem.
“O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é. O que você acha de bom nos outros, está também em você. Os defeitos que você encontra nos outros são os seus defeitos também. Afinal, para reconhecer algo, você tem que conhecê-lo. As potencialidades que você vê nos outros, são possíveis também para você. A beleza que você vê ao seu redor, é a sua beleza. O que você vê nos outros lhe mostra você mesmo. Veja o melhor nos outros, e você será uma pessoa melhor. Doe aos outros e estará doando a si mesmo. Aprecie a beleza, e você será belo. Admire a criatividade, e você será criativo. Ame, e você será amado. Procure compreender, e será compreendido. Ouça, e sua voz será ouvida. Ensine, e você aprenderá. Mostre ao espelho sua melhor face, e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar.”

Faz toda diferença uma pessoa fazer mal à sua saúde por IGNORÂNCIA do que fazê-lo de forma CONSCIENTE. O livre arbítrio, graça maior, pode até ser utilizado para a autodestruição, no entanto a medicina deve zelar pela saúde; e mais, veja você que todo médico faz um juramento pela preservação da vida em seu aspecto mais profundo, enquanto dignidade do ser. Aliás, quanto a isso, você já assistiu ao filme "Mar Adentro" com Javier Barden? Caso afirmativo, pergunto: você consegue se colocar no lugar do personagem principal e compreender sua atitude?
Estas situações não são novas e inúmeros pesquisadores trabalham arduamente no sentido de torná-las acessíveis ao público leigo, o que no médio a longo prazo deve melhorar significativamente as condições de saúde pública:


Rita Levi Montalccini, Nobel de Medicina, uma das maiores autoridades em neuroplasticidade, irradia sabedoria sobre o assunto:


Nessa mesma direção, em que a neuroplasticidade é pensada com objetivo de aplicação nas dificuldades do dia a dia, circula na internet em vários sites a seguinte mensagem:

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.


Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?


Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noçãode passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, ... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA


A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M(Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.
Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina)
Sempre faça festas de aniversário e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.


Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.


Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a lugares diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja Diferente!


Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.... em outras palavras... V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.


E
SCREVA em TAmaNhos diFeRenTese em CorESdifErEntEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...

V I V A !!!


         E você, se soubesse que tem apenas mais uma semana de vida, mudaria alguma coisa ou continuaria tudo do mesmo modo? Neuroplasticidade sem sabedoria é como um belo corpo sem vida ou talvez ainda como uma vida sem cérebro.


13 comentários:

  1. A segunda parte do artigo a neuraplasticidade e sabedoria é muito interessante porque mostra novos caminhos para que tenhamos uma durabilidade maior de vida.´
    Nós seres humanos fomos criados para eternidade, mas a grande maioria não tem consciência disso. Porém temos que estar abertos a novos conhecimentos.
    Michele Medeiros.
    Sempre temos que mudar o rumo das nossas vidas para expandir nossos conhecimentos.
    Os meios de conhecimento é ler livros diferentes ver fimes diferentes entre outros.
    Mas enfim o atigo prova que como fazer coisas diferentes podem nos ajudar na saúde no conhecimento moral e espíritual.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Ricardo!!! Me identifiquei muiiito!!!!! Adoro conhecer tudo o que é diferente de mim, da minha família, da minha vida!!!

    Obrigado por compratilhar idéias tão urgentes conosco!!!

    Abraços,

    Roberta Borges

    ResponderExcluir
  3. O mais interessante é o seguinte: eu que odeioooooooo rotina, tô caindo na rotina de ler seu blog toda semana?!!!

    Roberta Borges

    ResponderExcluir
  4. Maria Paula Teixeira28 de julho de 2011 às 21:02

    Talvez o grande desafio seja olhar de maneira diferente os eventos que se repetem. Talvez não seja necessário mudar de cenário e sim olhar o mesmo cenário cada vez de um ângulo para ele se tornar diferente. Já que nós somos os protagonista do processo chamado VIDA!

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, excelente artigo, com dicas reais! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Resolvi ler aqui depois do convite que vc enviou no email.
    Não sei.
    O que pode acontecer com uma pessoa acostumada demais com a neuroplasticidade.
    Poderia a novidade tornar-se um vício?
    Rotina pode parecer ruim para quem vive nela. Mas, para quem vive uma vida louca a rotina pode ser um ideal a ser alcançado.
    A relação individuo tempo é a que descreves sim.
    Percebo que certos acontecimentos ocorreram a tanto tempo e que o tempo é longo demais.
    Tenho a impressão de que o tempo não passa. E, quando vejo meus amigos que estão na mesma cidade, na mesma vida parada de sempre, eles falam: nossa passou rápido, o ano já ta acabando.
    E eu tô doida pensando em quanta coisa ainda tenho que fazer antes que o ano acabe.
    Percepção/tempo é algo encantador.
    Um abraço.
    Obs- Adoro Dali ^^
    May.

    ResponderExcluir
  7. Muito valioso seu artigo porque não dizer até emocionante, porém dá dicas as quais vou seguir no meu cotidiano.
    O tempo é mágico de certa forma, porque em certas ocasiões parece que nada muda porém o tempo passou.
    Michele Medeiros

    ResponderExcluir
  8. Vivendo e apreendendo!Amtes da vida...durante a vida... E após a vida...que maravilha é vida; Mais ainda quando lemos Coisas Lindas Como Essas!Mudar tempre desde que o caminho seja o AMOR!né? Seu filho que Te ama Muito!JOSÉ

    ResponderExcluir
  9. Ah!... Agora acabei de entender porrque você e assim ... Totalmente identico a tudo q v comentou não é que da certo mesmo? A partir de agora vou começar a te obedecer mais..... Meu querido e amado filho maravilhoso. Que Deus continue te abençoando! Mamãe.

    ResponderExcluir
  10. Ri, entendo que "tolerância" é uma palavra mágica mal interpretada, assim como "compaixão". Depois que a gente aprende exatamente o que significa, a vontade de "ser" ganha outra dimensão.

    Obrigada! beijo/Dani

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Ricardo, acabei de conhecer o blog, muito bom! Um grande abraço, saudades!
    Maurício

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de tudo que li!!! infelizmente não gosto de mudanças caio sempre na rotina. Vou tentar seguir os seus conselhos, obrigado muito bons.

    ResponderExcluir