domingo, 17 de julho de 2011

SAÚDE E ECONOMIA – DOIS LADOS DA MESMA MOEDA


            Ontem à tarde fui acordado por uma moça que ligou do banco, à semelhança das operadoras de celular que arrebanham seus pagadores com ligações inoportunas nos momentos mais impróprios... Sem perguntar se eu podia falar, ofereceu um empréstimo de quantia razoável, segundo ela com as menores taxas do mercado! Ainda sonolento e assustado com a invasão de domicílio (a privacidade de meu sono), retribui a gentileza oferecendo a ela o dobro da quantia oferecida, porém por uma taxa 30% menor. No mesmo instante ela recusou a proposta rindo! Perguntei o motivo do riso, ao que ela respondeu repetindo a oferta do banco e suas taxas. Insisti que a taxa que eu oferecia era ainda menor, recebendo a resposta: “Se o senhor estivesse precisando de dinheiro certamente apreciaria nossas taxas”. Expliquei então que qualquer pessoa que emprestasse dinheiro àquela taxa de juros mensais, ainda que “baixa”, rapidamente se endividaria de forma irremediável. Falei ainda sobre aquele assunto que todos conhecemos bem, sobre como ganhar dinheiro fácil a partir da “MATEMÁGICA” dos juros compostos. Você lembra? Aprendemos na 5ª série sobre como aumentar um capital inicial, alguma coisa assim:

Capital final = capital inicial x ekt

Onde, k é a taxa de juros e t é o tempo de investimento. Em outra oportunidade podemos discutir como esse expoente “kt” pode ser poderoso... (ou se ficou curioso veja: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/func/logap.htm)

            Finalmente, quando ela se convencia da indecência de sua própria proposta, criou-se um espaço na conversa para que eu lhe sugerisse algumas recomendações sobre como os bancos podem agir no sentido de promover uma nação mais equilibrada e saudável economicamente:

1º - Se uma pessoa está endividada e precisa de dinheiro, a melhor oferta é oferecer um avalista para orientá-la quanto aos seus gastos, opções de vida e discutir sobre a dinâmica de consumo; raramente alguém que empresta dinheiro está realmente ajudando, pois a própria necessidade indica um ponto de descontrole, na medida em que a pessoa consumiu tudo o que tinha de reservas

2º - Considerar sempre que se liga no telefone privado de alguém, que tenha em mãos alguma proposta de ajuda real e não uma arapuca ou armadilha financeira. Lembrar-se de que o cliente é um aliado que deve ser ajudado e nunca predado. Não matar a galinha dos ovos de ouro (cliente) é situação sine qua non para a sobrevida do sistema, do qual todos devem se beneficiar. Para muitos é difícil elaborar raciocínios semelhantes, e este é um dos motivos pelos quais as taxas de inadimplência crescem tanto em momentos de dificuldades. As pessoas não conseguem pagar!

            Ser feliz e ter sucesso são opostos e complementares. Ser feliz é estar satisfeito com o que se tem e ter sucesso é conseguir tudo o que se deseja, variações entre o SER e o TER. Ora, o próprio Einstein sugeriu: “Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso”, e isso faz bastante sentido para mim. Um artigo interessante na folha de São Paulo analisa a questão do endividamento, veja:


Caros senhores dos bancos, por gentileza, ajudem a construir uma nação melhor; na atual conjuntura, se vocês ajudarem e forem apenas alguns pontos percentuais menos ávidos, nosso país pode melhorar de forma notável em pouco tempo, quem sabe até no médio prazo! Alguma coisa já pode ser notada, importante falar: Bradesco, sua presença foi notada no festival de inverno em Campos do Jordão, faça mais; Itaú-Unibanco, bacana a iniciativa do prêmio de finanças sustentáveis, incremente; HSBC, legal esse programa de educação e responsabilidade social, faça outros; Safra, nos ajude com um pouco mais de empenho em programas sócio-culturais, além dos que já acontecem; Santander, li sobre seus projetos de responsabilidade social, mostre seu poder e ajude a sociedade brasileira a se reerguer; Banco do Brasil e BNDES cuidem deste país e me faça uma pessoa mais feliz! Enfim, aqueles que não foram citados, considerem dividir parte de seus lucros na construção da sociedade. Não se preocupem com gastos em propagandas, pois todos ficam sabendo de coisas boas feitas para a população, e no boca a boca cuidaremos em nos lembrar das instituições que zelam pelo crescimento da família humana.

O próprio cantor, compositor e ex-ministro da cultura Gilberto Gil, deixou a sugestão de que uma pequena parte já seria a solução:



A pessoa endividada ou que gasta muito é um candidato a ser privado de saúde, pois para arcar com seus compromissos, terá que trabalhar mais, passar por situações insalubres, de estresse, de falta de tempo para si, falta de atividade física, falta de contato com amigos, falta de tempo para leitura etc. Sendo assim, terá dificuldades em se enriquecer como pessoa e encontrar um significado para a vida. Conheço pais que não vêem os filhos e filhos que se drogam por não terem sido bem educados; pessoas que ao voltar para a casa recorrem à companhia do álcool, adversário do bom relacionamento familiar. Pessoas que não cuidam de si, por alegada falta de tempo.

É importante pensar bem antes de se envolver em qualquer tipo de prestação ou financiamento! Porque na melhor das hipóteses você pode acabar como o Dalai Lama fala:

“... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Ou ainda gerar situações como aquela da criança que por não receber atenção escreve na redação escolar que gostaria de ser uma televisão, a fim de receber mais atenção dos pais:


            Quem propõe metas a serem atingidas quer quantidade e não qualidade; qualidade é “como” e não “quanto”. Quem se preocupa em alcançar metas e buscar quantidade fatalmente perde a qualidade, especialmente se relações humanas estão envolvidas no processo.

            O novo mundo que está ganhando forma tem a ver com compartilhamento, nuvens de informações e principalmente com aquilo que mais caracteriza a evolução humana, a cooperação, não a competição como uma minoria aclamava. Se vocês não sabem como fazer, entrem em contato com instituições que saibam, entre as quais sugiro o Instituto de Moralogia (http://www.moralogia.org.br/) que fui apresentado quando estive no Japão, e também linhas de pensamento como a Antroposofia de Rudolf Steiner. O Japão e a maioria dos países europeus são nações com alto índice de desenvolvimento humano e programas sociais sérios. Aprendamos com seus exemplos, creio que todos possamos nos beneficiar mutuamente.

Economia é saúde, educação é saúde, consciência é saúde. Quando a moça do banco te ligar, certifique-se de que é para informar que o dinheiro do banco está sendo usado em obras de cunho social e não apenas para o sistema legal de agiotagem, conforme a reportagem da folha. Se existir benefício social, todos lucram, nós e os bancos, de modo que em breve estas ligações e anúncios desconfortáveis de serem recebidos e vistos deixarão de existir... Torçamos para que os banqueiros façam a gentileza de sua parte enquanto fazemos a nossa. Continuem lucrando, não é crime nem problema, mas considerem dar um retorno ao país e à população que sustenta esse enriquecimento financeiro. Não estimulem o endividamento, prefiram promover a consciência das pessoas a partir de um bom exemplo.

Existem inúmeras outras formas:   


Ou no pensar de Rudolf Steiner e sua lei social principal:

“O bem estar de uma integralidade de pessoas que trabalham em conjunto é tanto     maior quanto menos o indivíduo exigir para si o resultado de seu trabalho, ou seja, quanto mais ele ceder esses resultados a seus colaboradores e quanto mais as suas necessidades forem satisfeitas não pelo próprio trabalho, mas pelo dos outros.”


            Finalmente peço a gentileza de não me ligar mais enquanto eu estiver descansando! E se não houver outra forma e tiverem que me ligar, peço que acordem junto comigo; pensemos a possibilidade de nos erguermos mutuamente ao invés de ficarmos “deitados eternamente em berço esplêndido”, conforme a poesia. Quero viajar de trem neste país de paisagens maravilhosas, quero tempo para a cultura e para preservar a paz de espírito que alimenta minha saúde, mais ou menos como o grupo Titãs pede:
http://www.youtube.com/watch?v=Su_5UeQdAMs

"O senhor não vê? O que não é Deus, é estado do demônio. Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver - a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo. O inferno é um sem-fim que nem não se pode ver. Mas a gente quer céu é porque quer um sem fim: mas um fim com depois dele a gente tudo vendo."
(Guimarães Rosa – Médico formado em Minas Gerais (1930) / Poeta do Brasil)

12 comentários:

  1. Caro Ricardo,

    Obrigado por me fazer relembrar pensamentos que um dia estive em contato e, devido a minha "superlotação mental", havia me esquecido. Se todos os médicos se preocupassem com a sáude além do corpo físico, com a sáude sensível também, o mundo seria "salvo".

    Abraços,

    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Ricardo!
    Seus textos sempre me devolvem um sentido que estava se perdendo no meio da correria sem fim dos dias.
    Equilíbrio e discernimento, sempre!
    Beijo!
    Gi.

    ResponderExcluir
  3. Muito criativa a resposta e pertinente a reflexão. Uma dica para noites mais tranquilas: http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef
    Esse é o de SP, mas se não me engano tem em outros estados também.
    Espero que um grande número de bloqueios faça as empresas repensarem suas estratégias!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito,vou partilhar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada.
    Ricardo.
    Essas palavras, servem para as pessoas refletirem de como anda a sua vida.Fazer as coisas mais conscientes, e servir o próximo com virtude.
    Eu acredito, que existe uma segunda chance, de o ser humano sempre evoluir.

    ResponderExcluir
  6. Querido anjo da guarda é muito interessante esse artigo, pois tem como função um grande passo para novos conhecimentos é o que pode ajudar bastante para nós evoluirmos sempre.
    como no diz no artigo quando uma pessoa do banco liga para oferecer um empréstimo e que na verdade tenta nos converencer de que um bom negócio e geralmente entra em contato conosco no momento indevido, e que ficamos stressados com a insistencia, porém o stress tem como principal consequencia nos deixar doente, no entanto existem muitos casos que é necessário aceitarmos o empréstimo para cuidar da nossa saúde.
    Esse artigo apresenta soluções tanto para a pessoa do banco e para o cliente. Conclusão todos os seres humanos tem a chace de ter evolução em tudo o que realize.

    ResponderExcluir
  7. Você vê como as coisas estão interligadas? O cara que põe o veneno na sua comida, é o mesmo que fabrica os medicamentos que o médico que é dono de laboratório e/ou plano de saúde lhe prescreve juntamente com a recomendação de exames mil…, e não lhe ensina a se alimentar corretamente. Assim também como os banqueiros que lhe sugam o sangue no seu dia a dia, querem sanar a sua saúde financeira, e por aí vai meu caro lúcido. O negócio é ir conscientizando cada ser que se encontra pela frente em nosso dia a dia, sem evangelização mas com afeto e sabedoria, como alguns de nós faziamos nos idos anos 1960 em que achávamos que íamos criar um mundo beeemmm melhor, não deu. Que pena! Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Querido e inspirador Ricardo,
    Estou compartilhando com os meus alunos que, por sinal,querem ouvir você de novo...
    Beijos,
    Graça

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkk...
    Que diferença né.
    Nada como uma alma iluminada que: responde, pensa e escreve.
    Quando me ligam do banco ou de operadoras telefônicas e cartões e afins... Eu, palhaça que sou falo:
    "Hein?"
    "Não consigo ouvir."
    "Vc está longe demais."
    Eles ficam falando e eu digo:
    "Não entendi nada, poderia repetir" kkk...
    E dou muita risada, porque eles se irritam e desligam, rs...
    Essa tal fórmula da quinta série eu até hj não resolvo.
    Meu mundo é meio abstrato pra tanta realidade.
    Mas considero admirável pessoas como vc.
    Bjks.

    Mayra.

    ResponderExcluir
  10. Um vídeo lindo sobre ser médico:
    http://www.youtube.com/watch?v=hKOAQ4oU0Xs&feature=related
    Um abraço.

    May.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    Como sempre surpreendente e pertinente.
    Adoro vc!
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir