segunda-feira, 4 de julho de 2011

A MEDICINA DO POETA x A MEDICINA DO SÁBIO

O VELHO E A CRIANÇA Um filme de Claude Berri França, 1967.

 A sabedoria de Rilke - Sobre dificuldade e adversidade -
(Do livro Cartas do Poeta sobre a vida)

       Na vida, sempre é possível despertar mais uma vez o sentido de um começo para nós. Para isso são necessárias tão poucas mudanças externas, pois realmente mudamos o mundo todo a partir de nosso coração. Se ele apenas desejar ser novo e imensurável, o mundo será imediatamente o mesmo do dia de sua criação e infinito.


Sobre um sábio

“Um turista chega à cidade do Cairo, com o objetivo de visitar um famoso sábio. E fica muito surpreso, quando ao encontrá-lo, vê que este mora em um quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília são uma cama, uma mesa e um banco.
 - Onde estão os seus móveis? – pergunta o turista.
   E o sábio, bem depressa, pergunta também:
 - E os seus, onde estão?
 - Os meus?! – surpreende-se o turista. – Mas eu estou aqui só de passagem.
 - Eu também... - conclui o sábio.”

9 comentários:

  1. Bom seria se nos lembrássemos disso em todos os momentos da vida, não é mesmo? Infelizmente…que pena né? Beijão

    ResponderExcluir
  2. Sei lá...
    É o conhecimento do fim que gera angústia.
    Tudo passa...
    Um abraço.

    Mayra

    ResponderExcluir
  3. OI RICARDO, QUE LINDO TEXTO! LEMBREI-ME DE UMA FRASE DO LEONARDO DA VINCI QUE EU GOSTO MUITO; "A SIMPLICIDADE É O MAIS ALTO GRAU DE SOFISTICAÇÃO".
    BEIJO, CHRIS

    ResponderExcluir
  4. Passar, sim, porém viver também!Ajudar o próximo sempre, principalmente os miseráveis, sempre através de uma Instituição idônea;e administrar seus bens sem ganância, e com solidariedade humana!O que está errado é essa vergonha dos bens do mundo estarem divididos assim:90/100 está nas mãos de 1/100(dos privilegiados tri- bi - e milionarios)e os outros 10/100 está nas mãos do RESTO, ou seja 90/100 constituido pelas classes: média, pobres, paupérrimos e miseráveis).Isso irrita, não?É como dizia Kennedy" veja o que você pode fazer pelo teu País e não só ficar esperando que os OUTROS e o GOVERNO faça!"

    ResponderExcluir
  5. Oi Ri,
    como disse o iluminado Chico Xavier :
    " Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo , qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim " .
    Que o Mestre nos proporcione fé e serenidade!
    Cintia

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo.
    Que belas palavras, a diferença entre os sábios e os ainda não sábios, é que o sábio acredita e sabe o seu verdadeiro valor, tem o controle de suas emoções e desejos e não deixa envolver por coisas passageiras. Conhece o poder do silêncio, que pode salvar uma cidade inteira.
    Que bom existir.

    ResponderExcluir
  7. Outro dia ouvi esta de um Frei muito bacana.

    Estava Sócrates (o filósofo), a passear pela Grécia daqueles tempos, quando se viu no meio de várias coisas à venda. Perguntou-lhe a vendedora: Deseja alguma coisa?
    E ele: Não estou só observando essas coisas que eu não preciso pra ser feliz!... É de se pensar, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Legal!
    Pensar, sem dúvida, fundamental. Cada vez mais pensar; e especialmente estar atento à sutil diferença entre pensar (ativo e vertical) e ter pensamentos (passivo e horizontal). Pensar é atributo do homem desperto, ter pensamentos é hábito do homem adormecido. Pensar é fortalecer a "musculatura" cerebral, ter pensamentos é uma das rotas para a atrofia que a moda convida. Veja que Sócrates é "fora de moda", porque é atemporal, intocável, imortal, inspirador; não pode ser consumido por que é fogo vivo que mostra caminho...

    ResponderExcluir
  9. Existem momentos que passam sem ser percebidos
    Abraço.

    ResponderExcluir