segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SOBRE O DIA DO MÉDICO



Por: José Luiz Setúbal - Médico Pediatra - Presidente do Hospital Infantil Sabará




Nos dias atuais a imagem do médico parece estar em baixa. Na novela das 9 h os médicos aparecem como pessoas sem escrúpulos e devassos num hospital onde tudo ocorre por trás da lei e dos bons costumes. O governo federal demoniza os profissionais médicos como os responsáveis pelas mazelas da saúde do país, afinal eles não querem ir para os rincões onde só existem pessoas pobres. E assim a imagem do salvador de vidas e do ser acima dos outros se desvanece.

Não acredito em nenhuma das duas versões. Os médicos que conheço (vivo em São Paulo e estudei por aqui) são em sua grande maioria pessoas normais talvez mais estudiosas e trabalhadoras que a média, não são milionários, mas ganham o suficiente para ter uma boa vida, dar estudos para seus filhos e viver em uma boa casa. Para isto, trabalha cerca de 10 a 12 h. por dia, o que não é pouco. Em geral são muito preocupados com seus doentes e quando eles não podem pagar, atendem de graça (em sua maioria conhecidos ou indicados), e tem uma boa noção dos problemas do país e gostariam que o Brasil fosse melhor e tratasse a saúde de maneira mais séria. Além de trabalhar muito, continuam a estudar até o fim da vida, frequentando congressos, simpósios e conferências, muito mais que os profissionais de outras profissões.

Não é fácil ser médico. Você tem que lidar com pessoas em estado de sofrimento, que requerem muito do ser humano médico, você se envolve com familiares e se defronta com situações tristes boa parte do tempo. Como pediatra, sinto que fiz diferença para meus pacientes e familiares, poucas vezes na minha vida, em geral o que eu fiz a grande maioria faria. Não me lembro de ter salvado ninguém da morte, mas cuidei de muitos doentes com doenças graves, e alguns faleceram. O glamour da arte médica fica mais para as séries americanas que retratam o dia a dia dos médicos com muito mais realidade do que as novelas globais.

Hoje, a vida me levou para outros caminhos e cuido mais da parte administrativa do Hospital Infantil Sabará. Não cuido de pacientes por lá, mas fazemos, como gestores, que nossos médicos tenham todas as condições para realizar um bom trabalho e melhorar a vida dos pacientes. Ainda atendo em meu consultório, mas cada vez menos, e sinto muita falta de “ser médico”, embora adore o que estou fazendo. A coisa que mais falta me faz é a gratidão e o carinho pelo trabalho bem feito, coisa que não ocorre com as outras profissões.

Hoje, dia 18 de outubro, se comemora o Dia do Médico, e gostaria de agradecer a dedicação que os médicos do Hospital Infantil Sabará e do Brasil e desejar a eles um dia muito feliz e com muito reconhecimento, para isto nada melhor que dos nossos pacientes. Pegue um telefone e dê os parabéns ou deixe uma mensagem para seu médico nas redes sociais, tenho certeza que ele ficará muito agradecido.

PARABÉNS AOS MÉDICOS DO SABARÁ E DO MUNDO TODO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário