terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DOS PROFESSORES: 15.10.2013


Por Mário Inglesi
 
Documentário completo sobre educação - Pro dia nascer feliz:
Em meio a tanta turbulência envolvendo professores, ensino e reajuste de salários, transcorre dia 15 de outubro vindouro, nova celebração em homenagem ao Dia dos Professores.

Bastante merecida, ela, entretanto vem se tornando infelizmente apenas mais uma data comemorativa.

E tal situação, não há por que vingar, afinal parece que a categoria vem sendo extinta, já que ela deixou de ser considerada importante, não só para os que a exercem como para os que habitualmente gostariam de se profissionalizarem nessa área, cuja importância é sumamente imprescindível para o nosso crescimento intelectual e cultural.





Mas, tudo parece correr contra a corrente, professores desestimulados, pela pressão não só dos órgãos públicos, mas de diretores de escolas e seus parceiros, como também pelos pais de alunos que hoje para se livrarem da oneração dos altos custos com a educação se voltam contra os professores em busca de notas e mais notas de avaliação para seus filhos, sem se preocuparem com o aprendizado dos mesmos.

Com isso os professores perderam sua posição de mando e de liderança com os alunos, constituindo-se em meros joguetes de interesses não concernentes ao ensino e a sua graduação.

Premidos, angustiados, e sem vislumbre de mudar tal situação, ou minorá-la, os professores, ou abandonam a carreira ou então, entram nesse jogo de cartas marcadas, perdendo sua autonomia, sua autoridade e seu prestígio no cargo em que tanto se empenhavam com entusiasmo e admiração.

Não bastasse tudo isso, os professores se tornaram presas de orientadores, manipuladores, e mais, se tornaram contumazes babás, já que lhes obrigaram a cuidar das crianças e adolescentes, como se fossem seus filhos, aguentando, portanto, manhas, malcriações, desaforos e impertinências de toda ordem, sem ter muito o que ajuizar ou fazer para sanar quaisquer comportamentos invasivos ou impertinentes nessa situação, realmente esdrúxula de professor e pais de alunos, como lhes vem sendo delegada.

Pobre professor! Pobre mestre! Recolha-se a sua insignificância. A educação tornou-se programática, como os próprios alunos. Deixa rolar. No que der ou vier, o interesse estará sempre voltado à capitalização do aluno e seu futuro, como na história de Collodi, Pinóchio com orelhas enormes de burro e rabo comprido, voltado apenas e sempre a ganhar dinheiro, mais e mais dinheiro, Afinal, educação e cultura cinge-se tão somente a nomes de ministérios e secretarias.

De todo modo, ainda é preciso, talvez até com um megafone, dar um sonoro viva ao Professor!

Mário Inglesi.


4 comentários:

  1. Discordo completamente. O problema é que alguns professores não conseguiram acompanhar o andamento da ciência. Talvez no futuro olhemos o passado como quem vislumbra por uma janela e sequer acreditaremos que tais dinossauros existiram. A sabedoria tem o respeito que lhe é próprio. Quem a planta colhe a honra que lhe é devida. Se há um problema atualmente no ensino, o mesmo é sugestivo de gente desequilibrada que abusa de poder de ter simplesmente nascido antes, uma vez que o conhecimento está no mundo e é para todos. Quem ensina não precisa reprovar porque sempre há estudo. Quem ensina de verdade encanta. O ensino começa com o brilho no olhar, com o exemplo de respeito. Muitos me deram aulas. Mas poucos foram professores. Porém os que o foram eu trago no coração e na lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mayara,
      Na realidade existe um problema de ordem social, familiar, educacional e grande inversão de valores. Enquanto procurarmos culpados, nada vai mudar. Em todas as profissões, existem profissionais e" profissionais", penso também que não existe voltade política para melhorar.
      Estamos caminhando para o caos, não é tão ruim assim, pois seremos obrigados a melhorar, a não ter medo da afetividade, da frustração de amar.
      Acredito, que existe uma força poderosa, talvez na tecnologia alienando cada vez mais as pessoas , uma conecção além da simples percepção humana.
      Acredito também numa outra força poderosa agindo para o bem da humanidade, silenciosa e libertadora.
      Estamos caminando para o conhecimento e a liberdade.
      Abraço.
      Luisa.

      Excluir
  2. Sr. Mário,
    Devo reconhecer no seu texto sobre professores, a verdadeira realidade sobre a educação brasileira.
    Não coloco a responsabilidade sobre "aqueles", considerados professores da educação, o peso do infrutífero processo educacional que vislumbramos a olhos nus , pois estes ainda são os últimos combatentes de uma luta insana contra a ignorância de um povo que continua deitado em berço esplêndido ....
    O professor este mediador entre o aluno e o objeto de seu conhecimento , sofre com a competição da ciência tecnológica, onde seus alunos já nascem respirando tal ciência , desde o berço.
    Mas como querem a população de modo geral , exigir o que só dos professores é impossível , incluindo diretores, coordenadores , enfim, a ESCOLA . Se educamos mais por EXEMPLOS , do que por PALAVRAS, será que nossos dirigentes políticos, que outrora, foram escolhidos por este mesmo povo que reclamam da educação que seus filhos recebem , valorizam a Educação ? A valorização deve ocorrer de cima para baixo , mais prá que um povo com capacidade de discernimento??
    "Ai que saudades eu tenho ! da escola que eu tinha, onde o professor ensinava o b,a,bá e os pais ensinavam aos filhos, que a escola era o seu segundo lar ."
    Abraço ,
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Dr. Ricardo

    Caro amigo

    Bom dia!

    Às postagens feitas ao meu texto sobre o Dia dos Professores, só tenho a agradecer lisonjeado, confiando, contudo, saber que não somos "bêbados da mesma garrafa"

    Abraços

    Mário Inglesi

    ResponderExcluir