sábado, 1 de setembro de 2012

SAÚDE POLÍTICA & POLÍTICA DE SAÚDE & SAÚDE DOS POLÍTICOS II

Continuação de:
http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2011/08/saude-politica-politica-de-saude-saude.html
http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2011/05/saude-estou-fazendo-minha-parte.html
http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2011/09/ainda-sobre-saude-e-politica.html 

Pensamentos amorosos para uma CONSCIÊNCIA independente


"O bem de uma integralidade de pessoas que trabalham em conjunto será tanto maior quanto menos o indivíduo exigir para si os resultados de seu trabalho, ou seja, quanto mais ceder destes resultados a seus colaboradores, e quanto mais suas necessidades forem satisfeitas não por seu próprio trabalho, mas pelo dos demais".
(R. Steiner – Lei Social Principal)


"O homem estará qualificado para governar os outros na proporção, e unicamente na proporção, em que seja capaz de dominar-se a si mesmo. Se nossos atuais dirigentes das massas pudessem governar a si próprios teríamos novamente o Milênio, ou a Idade de Ouro". (M. Heindel - C.R.C.)

"Qualquer que seja o sistema político e o período histórico escolhido para exame, o comando cabe ao mais forte. Esta é a base do poder na atual fase biológica da humanidade, em que a seleção é dirigida não para o triunfo do elemento moralmente melhor, mas do tipo mais capaz de se impor egoisticamente. Uma humanidade assim involuída não pode polarizar-se senão em torno de um indivíduo ou de uma classe que a sobrepuje e vença e que possa, por conseguinte, dominá-la segundo o próprio tipo de forças que nelas prevalecem. É lógico, pois, que cada povo tenha o governo que merece e cada governo tenha os súditos que lhe correspondam".



A estória dos partidos
Há muito, muito tempo atrás, havia um lugar em que as pessoas não nasciam, eram cultivadas, as leis eram encomendadas e a sociedade constituída por soldados de consumidores. Tudo isso em clima de festa, aliás, eventos não faltavam, as arenas em que os leões devoravam os candidatos (hoje os candidatos se devoram no terreno arenoso dos "debates"), as touradas, o bolanopé, competições as mais variadas, inclusive entre países, assegurando a ideia de que no mundo todo se falava a mesma língua. O lema vigente era: "Se posso competir e ganhar, para que cooperar e apenas participar".
      Todos tinham pelo menos duas práticas religiosas, uma oficial professada publicamente, as aparências eram valorizadas, e uma secreta à qual se dedicavam com afinco. Nas palavras do pensador contemporâneo, Erich Fromm, nos dias de hoje isso é explicado assim: "... somos aquilo a que nos dedicamos e aquilo a que nos dedicamos é o que motiva nossa conduta... Se, como pode ser o caso, uma pessoa adora o poder, embora professando uma religião do amor, a religião do poder é a sua seita secreta, enquanto sua religião oficial, cristianismo, por exemplo, será apenas uma ideologia."
Nos teatros cuidava-se para que as mazelas humanas fossem ensaiadas e repetidas ad nauseum, de modo que a plateia se conformasse ao absurdo e acreditasse que sua vida era pelo menos melhor em vista da execrável realidade oferecida aos indefesos expectadores. Drogas e substâncias alucinógenas não faltavam, para beber, inalar, injetar e assistir, cerceando assim toda a possibilidade do humano despertar para a realidade de que naquele tempo tudo já estava dominado.
Como não bastasse isso, as políticas ensaiavam o modelo gestacional, especialmente nas províncias que ofereciam barata e abundante mão de obra de escravos, iletrados e analfabetos funcionais. Os dirigentes, desapercebidos e amaciados por certas benesses, faziam vistas grossas ao fato do crescimento vegetativo negativo das províncias mais desenvolvidas, cuja indústria se servia de sua mão de obra em troca de carícias e empregos, afinal todo aquele povo precisava tripalium.

(De acordo com a Wikipédia: Tripalium era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, para rasgá-los, esfiapá-los. A maioria dos dicionários, contudo, registra tripalium apenas como instrumento de tortura, o que teria sido originalmente, ou se tornado depois. É comumente aceito, na comunidade linguística, que esses termos vieram a dar origem, no português, às palavras "trabalho" e "trabalhar", embora no sentido original o "trabalhador" seria um carrasco, e não a "vítima", como hoje em dia...)

Na ocasião discutia-se exaustivamente o aborto, não porque alguém realmente se preocupasse com a vida, senão por ser mais um fator provocativo da indignação, que na época os sábios descobriram estimular a reprodução humana, apesar de ignorarem os motivos. Havia guerras e quando populações eram dizimadas, surgiam estímulos para que as pessoas procriassem.


Por não perceberem que viviam na unidade, falavam a mesma língua, construiram a tal da torre de Babel. Por não perceberem sua unidade, típica do modo SER, se perderam na busca pelo modo TER. Na ambição e prazer peculiares ao TER, perderam a paz e a alegria características do SER. Abriram mão da UNIDADE pela fragmentária idéia de PARTIDO.

Partidas e Partidos
       No princípio o precipício
Partir era a questão
Príncipe e princípio
Que dilema essa missão
Soltar-se de si
Solitário se ser
No caminho se perder
Tudo pode acontecer
Mas no encontro com a bondade
A lembrança principal
Partido é ilusão
Solução é Unidade

Quem conhecer outra que conte, também quero aprender...
Desde aquela época remota, os seres humanos passaram a buscar formas de impedir obras de infraestrutura próximas ao período de eleições, marca explícita de que algo não ia bem. Tudo vem sendo tentado nos últimos séculos, sem sucesso, e nos dias de hoje as subprefeituras e seus regentes, espero em Deus, vêm se esforçando para coibir este triste cenário em momento tão relevante como a época da eleição dos novos dirigentes! Isso para que alguém menos avisado não confunda estas obras com a impressão de que algo realmente bom e mesmo de importância esteja sendo feito! Na verdade, me desculpo, eu mesmo me confundo; afinal, porque sempre na mesma época?
Este ano, amigo ser humano, se for votar, faça a gentileza de anotar suas apostas em um caderninho. Sugira isso à sua família, façam um caderno conjunto. Assim, fiquem atentos enquanto o pequeno príncipe reina e na próxima eleição sua noção sobre o sujeito poderá ser melhor contabilizada, diminuindo assim o trabalho do STF, que poderá eventualmente se preocupar com questões de maior relevância. Isto é saúde política, parte fundamental da saúde pública, e da sua própria saúde. Não tenha pressa, algumas coisas demoram, mas precisam ser feitas. Cidadania, pequenas ideias e pequenos atos, limpando as teias e procurando ratos.
A indignação de alguns chega a preocupar, como no link abaixo (uma pena pois por algum motivo o artigo foi retirado da rede) em que o autor compara a estrutura partidária ao funcionamento de facções criminosas e organizações com finalidades escusas!!

            O cinema, teatro e televisão abordam esta dinâmica das mais diversas formas, retratando o insólito e aplacando assim a indignação do grande público, que aparentemente não tem o que fazer a respeito. Meu predileto é "Ikiru" (Viver) de Akira Kurosawa, que em 1952 mostrava um Japão envolto na ineficiência de seus serviços públicos; ao vivenciar uma doença grave (oportunidade) um servidor público resolve fazer algo pela população; mas haverá tempo? Assista!
         Nas mensagens abaixo: discurso político, manifesto e conto do barbeiro é possível identificar um pouco dessa visão surreal do presente momento histórico, circulando explicitamente na rede.


1. POLÍTICOS ANTES DA POSSE
Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
2. DEPOIS DA POSSE:
Basta ler o texto
DE BAIXO PARA CIMA… FRASE A FRASE
(Autor desconhecido)


MANIFESTO (Autor: Bom senso)

Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda na Constituição do Brasil)

1.      O congressista receberá salário somente durante o mandato; e não terá direito a aposentadoria diferenciada em decorrência do mandato.
2.      O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congressista participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
3.      Congressista deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
4.      Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário, que será objeto de plebiscito.
5.      Congressista perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.
6.      Congressista está sujeito às mesmas leis que o povo brasileiro.
7.      Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.
8.      Todos os votos serão obrigatoriamente abertos, permitindo que os eleitores fiscalizem o real desempenho dos congressistas.
9.      Todos os herdeiros legais dos parlamentares brasileiros (filhos legítimos e adotivos) devem ter seu ensino em escolas públicas até concluir o ensino médio.

Senhores príncipes, políticos e afins com constituições morais e éticas questionáveis, por gentileza, não levem a mal, estas sugestões de saúde são para o nosso e vosso próprio bem. Existe uma evolução das espécies e uma outra que diz respeito à evolução moral dentro de uma mesma espécie. Creio valer a pena o questionamento íntimo sincero sobre como está nossa evolução em cada um dos casos, e que a bondade ao invés da astúcia seja o tempero da reflexão. Como o sábio escritor disse: “A carne é fraca”, assim, melhor prevenir a tentação que correr atrás do prejuízo. Não agüentamos mais ver suas travessuras nos jornais e na TV. Contamos com vosso VOTO de compreensão em relação à esperança da aprovação destas emendas que vos apresentamos.


O    Barbeiro
O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo. Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista. Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro. Naquele terceiro dia veio um "nobre colega" para um corte de cabelo. Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O "nobre colega" ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de "nobres colegas" fazendo fila para cortar cabelo. Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão." (J.M. Eça de Queirós – Romancista Português)

A quem possa interessar, encontrei dois sites curioso que avalia o ranking de políticos (http://www.politicos.org.br/) e (http://www.fichalimpa.org.br/). Deus proteja e permita que estas iniciativas não sejam mais um truque de algum defensor da "lei de Gerson". No site youtube é feita uma breve descrição e apresentação sobre esta ideia (http://www.youtube.com/watch?v=8lXla2IHqYE) que vale a pena conferir. De acordo com o ranking, quais são os critérios para um político ganhar ou perder pontos?

Ganha Pontos
Fidelidade partidária: Permanecer no mesmo partido, seja ele qual for
Formação: Ter completado os estudos
Ficha limpa: não ter ficha criminal nem processos em aberto
Combate á corrupção: denunciar ou combater corruptos
Assiduidade: Não faltar ao trabalho
Despesas: Ter poucas despesas de gabinete
Patrimônio: Ter crescimento normal do patrimônio pessoal
Tributos: propor redução/simplificação de tributos
Gastos públicos: propor redução de desperdícios

Perde Pontos
Infidelidade partidária: Trocar freqüentemente de partido
Formação: não ter completado os estudos
Ficha suja: ser réu em processos criminais e/ou civis
Exagero: Propor leis irrelevantes, como homenagens e afins
Assiduidade: Faltar freqüentemente ao trabalho
Despesas: Ter muitas despesas
Patrimônio: Ter crescimento anormal do patrimônio, vivendo apenas da renda de parlamentar
Propor aumento/complexidade de tributos
Gastos públicos: propor aumentar desperdícios

            Curiosamente, procurando por notícias sugestivas do que possa ser indício de um comportamento político saudável, encontrei algo proposto há 5 anos atrás:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014. Vide site abaixo:

            Nas próximas eleições, vote com saúde e sabedoria e em hipótese alguma troque o canto do “Ser eu” pelo canto da “sereia”...



Nenhum comentário:

Postar um comentário