segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESPERMIDINA E MEMÓRIA - NEUROCIÊNCIA E FILOSOFIA



Em alguns homens, as funções digestivas e sexuais absorvem o poder vital, e quanto mais fortes são estas, mais o indivíduo é fraco. Quanto mais perecem destas vespas, tanto melhor é para a colmeia. Se, mais tarde, derem origem a algum indivíduo superior, que possua bastante força para acrescentar uma nova aspiração a esse ser animal e meios completos para realizar, esquecer-se-ão com alegria todos os antepassados. Muitos homens e muitas mulheres são simplesmente um casal a mais. De quando em quando, uma pequena célula ou câmara nova se abre no cérebro de um deles – aptidão que não modifica de modo algum a classe do ser na escala da natureza, porém serve para passar o tempo, continuando como antes a vida sensual.

LINKS:


           Aquecendo os motores para o carnaval, algumas considerações sobre sua matéria prima, claro com o máximo de pudor, respeito e rigor científico que o tema demanda!
Sexo, drogas (álcool) e rock’n roll (carnaval) compõem uma trindade com um exército de seguidores que sempre causou surpresa aos cultores de outras trindades menos libertinas. A antropogênese, criação do homem, é terreno movediço, especialmente quando nos permitimos aprofundar em diferentes abordagens e aspectos do assunto. Vejamos assim uma pitada a esse respeito quando comparamos um estudo recente, mencionado na revista Ser Médico do CREMESP número 77 de dezembro 2016, com escritos da filosofia rosacruz, por Max Heindel.

FRAGMENTO DA REVISTA SER MÉDICO:
      Para não esquecer,
      Não é novidade que a capacidade de memorização de muitas pessoas diminui drasticamente com o envelhecimento, devido à alteração nas sinapses, conexões entre os neurônios responsáveis pela formação de memórias. Mas não precisa ser assim. Segundo um artigo publicado, recentemente, na revista Plos, uma substância natural produzida pelo próprio corpo pode evitar, por exemplo, o Mal de Alzheimer. O estudo, feito por pesquisadores de universidades de Berlim, Göttingen, na Alemanha, e Graz, na Áustria, concluiu que a espermidina, composto orgânico envolvido no metabolismo celular, pode ajudar a evitar alterações sinápticas relacionadas com a idade. Ao atuar nos neurônios, o composto protegeria as sinapses da perda de memória típica da idade.

ACESSE AQUI O TRABALHO NA ÍNTEGRA:

Resumo do trabalho:
Acredita-se que as memórias são formadas por grupos de sinapses que mudam seu formato estrutural com atividade. A eficácia da formação de novas memórias declina com o avançar da idade, mas as mudanças sinápticas que ocorrem com o envelhecimento são pouco compreendidas. Recentemente, descobrimos que o aumento da oferta de espermidina está relacionado à supressão da perda de memória com a idade. Aqui, demonstramos que um compartimento sináptico específico, a zona ativa pré-sináptica (ZA), aumenta a extensão de sua elaboração ultraestrutural e libera significantemente mais vesículas sinápticas com o avançar da idade. Estes achados induzidos pela idade sobre a ZA, entretanto, foram totalmente suprimidos pela ingesta de espermidina... Isso indica que a administração de espermidina suprime as alterações de memória idade dependente diretamente na sinapse.

FRAGMENTO DO LIVRO A FILOSOFIA ROSACRUZ EM PERGUNTAS E RESPOSTAS VOL. 1 - PERGUNTA 7:
            Qual o propósito da divisão dos sexos?
            A divisão dos sexos foi efetuada num estágio bem antigo da evolução humana, quando o homem ainda não tinha cérebro ou laringe. Metade da força criadora foi, então, dirigida para cima, para que estes dois órgãos pudessem ser construídos. O cérebro foi criado com o intuito de permitir a evolução do pensamento, que torna o homem capaz de criar no Mundo Físico. Casas, cidades, navios, ferrovias, tudo quanto é realizado pela mão do homem, é pensamento humano cristalizado. A laringe foi também formada pela força criadora do sexo, para que o homem pudesse expressar seus pensamentos. A conexão entre estes órgãos e a força expressa através do órgão criador inferior, torna-se evidente ao lembrarmo-nos que a voz do menino, que possui a força criadora positiva, muda na época da puberdade, quando ele se torna capaz de perpetuar a sua espécie. Recordamos também que o homem que abusa da energia sexual torna-se um idiota, enquanto o pensador profundo, que concentra quase toda a sua força criadora no pensamento, terá pouca ou nenhuma inclinação para as práticas amorosas de natureza sexual.
       Antes desta divisão, o homem era, a exemplo de certas plantas, uma unidade criadora completa capaz de perpetuar a sua espécie sem o auxílio de outrem. As faculdades de pensamento e da fala foram adquiridas em detrimento desta força criadora; mas hoje, esta metade da força criadora, que é expressa através do cérebro e da laringe, pode ser empregada na criação dos elementos terrenos - casas, navios etc.

SAÚDE É CONSCIÊNCIA
Semelhanças entre Espermatozoides e Neurônios

      O referido estudo europeu sugere e mostra o efeito neuroprotetor da espermidina, essa substância presente no esperma. Não discute, no entanto, se resguardar a eliminação do esperma pode ter alguma função neuroprotetora sobre a preservação sináptica e, portanto sobre a capacidade de neuroplasticidade encefálica. Por outro lado, de acordo com a abordagem da referida filosofia, tal associação é tida como fato.


Será que a ciência caminha em direção a essa conclusão também? Mídia e sociedade, no aspecto grande massa, curiosamente, observemos, se deliciam ao toque dos impulsos de natureza libidinosa, estimulantes primários da sociedade de consumo. Apesar de observar isso tudo ser muito divertido é preciso estar disponível, se não para mudar, ao menos para compreender o atual estado das coisas. Após a constatação dos efeitos neurodegenerativos do álcool, a ciência espreita agora os “prazeres da carne”, mas a pergunta que não cala é: será que o “Rock n roll” e variações escaparão dos ensaios científicos e suas conclusões? Acompanhemos de perto os próximos empolgantes capítulos da novela do humano em evolução e quem sabe saberemos, claro se a memória permitir!
      Para os que se recusam a esperar, os aficionados em saúde e também os apreciadores de estudos sobre doenças, vale a pena uma olhadinha no que a ciência já descreveu a respeito dos efeitos antiproliferativos da espermina e da espermidina sobre alguns tipos de câncer.

Mais um capítulo insólito da comédia humana e suas descobertas.

2 comentários:

  1. A medida que avancem os métodos científicos de detecção da origem das doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso, será estabelecida essa conexão entre elas e o uso indevido das forças criadoras, que desperdiçam essa energia que de outro modo poderia ser usada para o desenvolvimento espiritual e, literalmente, para sua ascensão na coluna espinhal, que é o laboratório alquímico.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, muito completo. Parabéns. A ciência impulsiona grandes descobertas, no entanto, o sistema filtra apenas o que não diminui seu controle.

    ResponderExcluir