quinta-feira, 1 de novembro de 2018

SILÊNCIO E RUÍDO


O SILÊNCIO - ARNALDO ANTUNES
O vazio é condição que predispõe ao preenchimento acontecer. O vazio do copo, o vazio da janela, o vazio da porta, o vazio do vaso, o vazio do útero, o vazio onde o eixo da roda se encaixa, o vazio do sapato. O vazio é um espaço perigoso, pode-se cair nele, e viver é de fato muito perigoso.
Em minha infância se dizia: “Mente vazia oficina do Diabo”; um vazio onde até o Diabo poderia cair!? Curiosa associação essa do Diabo com a mente e de Deus com o coração. É como se Deus não pudesse ser sabido ou pensado, senão apenas recordado (cordis = coração). Parafraseando Agostinho de Hipona sobre o tempo: se me perguntam o que é Deus, eu não sei, se não me perguntam eu sei.
É pelo vazio das câmaras cardíacas que o sangue flui. Por outro lado, o cérebro utiliza muito fósforo na forma de ATP em seu metabolismo. Para quem não sabe, fósforo é uma palavra derivada do grego que no latim se torna lúcifer, ambas significando o portador da luz. Mesmo você que já sabe que cérebro e mente são coisas relacionadas, mas muito diferentes, vale pensar a respeito.
Posso ser livre de tudo o que tenho, mas posso ser escravo até do que não tenho. A liberdade é um conceito estranho. Por exemplo, sou livre para acreditar ou não em Deus. Na medida em que acredito, a liberdade de arbítrio se manifesta enquanto coopero com o “sistema de leis” divinas. Na medida em que não acredito a liberdade de arbítrio se manifesta enquanto compito com o “sistema de leis” da natureza. Simples assim, geotropismo x teotropismo. Em relação ao livre arbítrio, competir ou cooperar, escolher o mais sensato depende do estado em que me encontro, quanto eu acredito estar no controle da vida e no que escolho acreditar. Escolhas que não se excluem, senão se mesclam até que a unidade seja melhor compreendida por cada um de nós.
Meus espaços vazios são cavernas fechadas ou canais de passagem? Cavernas que portam luz ou canais que permitem que a luz circule? Em mim predomina o mental ou o cardíaco; o carnal ou o espiritual?
O silêncio é espaço onde tudo pode acontecer. É potencialidade. É campo de metamorfose. É onde o tu pode encontrar com o eu. Sem o silêncio, pouco é possível. Quem está cheio, precisa de um pouco de silêncio; espaço na alma para que alguém possa ser. Não é possível ser sem espaço, e o silêncio é espaço pleno. No silêncio eu me escuto; no silêncio sou escutado. O silêncio é solene e é só nele que o dentro e o fora podem estabelecer diálogo. O artista disse que o silêncio foi a primeira coisa que surgiu. Para recordarmos esse momento primordial, sejamos silentes.
A despeito disso, existe hoje guerra declarada ao silêncio. Máquinas de som e imagem insistem na inseminação ruidosa de nossos orifícios, em nossos ofícios. Nossos ossos pulsam com a gravidade da situação, com a gravidade dos baixos profundos, com a gravidade das gravatas e ainda com a gravidade da gravidez. Inseminados com o mesmo e variações do mesmo tema, papagaiamos o barulho pré-fabricado em nossas casas.
Ao impedir que a vontade alcance o silêncio, as irrelevâncias das informações cotidianas nos tornam dependentes de mais uma dose. Esse vício moderno que preenche os vazios, os tempos, os sentidos, me tira de mim. Me afasta a vontade e me entrega aos desejos. Vontades de ser escorregam em desejos de ter. Mas, sem o silêncio, sem esse espaço, o que ser senão o que se diz, o que me dizem, o que foi dito naquele programa?
Esse barulho que penetra a mente a partir dos tímpanos, que nos rouba a lembrança essencial, precisa ser encarado de frente. Desejo a você que ele ocorra antes e não depois que o tempo se recolha.

8 comentários:

  1. Quanta falta nos faz o silêncio, e quanto ruído nos sobra, meu caro!
    O silêncio para Ouvir o outro. O silêncio para nos ouvirmos. O silênciio como respeito...
    São tantas as facetas de uma mesma palavra, que parece que ela entrou no rolo compressor da ignorância e se perdeu irremediavelmente. E, assim, todos se dão o direito de barulhar sem medir consequências como se este fosse um direito universal e inalienável. Claro, que a opinião deve ser respeitada, e muito, mas a opinião geral prensada e replicada como se fosse única, resultando numa balbúrdia inconsequente e inconsciente, levando às mais disparatadas considerações, sem nexo, e isentas de conhecimento, o que em si só podem gerar conclusões abusivas, e, de uma certa forma, até criminosas. Tudo isso porque a atenção de cada um foi esquecida e não resgatada a tempo.
    Será que algum dia conseguiremos essa façanha de praticarmos o silêncio dentro de nós, e, só depois de ouvir e analisar as nossas convicções, dar o nosso parecer com uma certa humildade e conhecimento que nos ajude a compreender o que se está sendo colocado?
    Tomara que sim, né, Ricardo.
    Grande beijo, da modesta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim Professora Modesta conseguiremos essa façanha!

      Silenciosamente...

      Grande beijo desse amigo!

      Excluir
  2. Ricardo Leme! Muito bom ler sua reflexão! Sempre!!! É quando o silêncio é preenchido por uma voz que me diz: vc está no caminho certo e tudo está certo no Universo. Ainda bem que os Sistemas existem para que existamos além do ter.
    Beijos em vc e nas meninas!

    ResponderExcluir
  3. O silêncio nos prepara para um novo encontro com Deus. No silêncio Sua Palavra pode atingir os recantos mais escondidos da nossa alma. Revela-se mais penetrante do que uma espada de dois gumes. Penetra até a divisão da alma e do corpo. O silencia de Deus prova nossa fé, nossa confiança n’Ele.

    É no silêncio que nos aproximamos do Pai. Existem momentos que temos a nítida impressão de que Deus está muito distante. A sensação de abandono e impotência é profunda. Parece que o Senhor está indiferente às lutas de seus filhos. É nesse momento que podemos alimentar a nossa fé!

    Muitas vezes Deus está respondendo aos nossos questionamentos, mas o nosso barulho interior é tão intenso que abafamos a Sua voz. É, precisamente, ali que o Senhor fala fortemente!

    É no silêncio da noite que conseguimos ouvir os gritos da alma e só encontramos um pouco de paz quando descansamos em Deus.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ricardo pelas palavras que ecoam no meu silêncio , abri grande a porta , deixei entram e elas flutuam livres ... sinto a vibração de cada uma dela lenta e serena ! Deixei entrar muitas outras e elas pulam e se agitam num ritmo perturbador ... Voltar para o silêncio ... Voltar para essência ... obrigada meu caro amigo , te ler me faz bem , ler comentários de amigos e irmãos também
    Um grande abraço

    ResponderExcluir