domingo, 2 de agosto de 2015

CRIATIVIDADE I

POR MÁRIO INGLESI

A CRIAÇÃO DE ADÃO - MICHELANGELO


Dr. Ricardo,
É lugar comum saber-se que Deus é o criador do céu e da terra, e, portanto, criador do Universo, em todas as suas instâncias e diversidades.
Mas, aceitando ou não tal disposição, o certo é que nós humanos, habitantes solitários deste planeta Terra, podemos nos apresentar também como criadores máximos, pois tudo que envolve nossa existência, sobrevivência e trabalho está, afinal, sob a nossa alçada de criação.
Com isso, nossa criatividade de criação chega às raias do infinito, pois vai num crescente tal que nos forma e nos transforma dia a dia, ajudando a forjar a evolução de nossa humanidade.
É o caso precípuo da descoberta do fogo e sua utilização no cozimento dos alimentos, (animais e aves de caça). Ela nos trouxe maior carga de energia, fez espantar outros animais ferozes ou não, e trouxe luminosidade aos lugares de habitação então existentes, além de marcar a importância da biologia na psicologia humana, no que diz respeito inclusive à nossa tendência à violência e as nossas interações pacifistas.
Tal descoberta vai num crescendo de outras e mais outras descobertas, culminando com a criação da eletricidade, do ferro e de muitas outras descobertas e materiais que implicaram continuamente na transformação social do homem e seu trabalho diuturno pesado e rotineiro, até chegar à formação de legislação com a finalidade de lhes abrandar a sobrecarga e garantir-lhes direitos sociais, até hoje em desenvolvimento.
Com tudo isso, nós humanos, pudemos nos dedicar e desenvolver outros ramos de criatividade, como as artísticas, possibilitando deter-nos mais a cuidar do nosso interior psicológico, nossos anseios, nossa vivência interior, nossas culpas e medos, num interagir contínuo com nossos semelhantes, sempre num alçar progressivo da melhoria da situação externa e interna, com o principal objetivo de fazer de nossas vidas um mar de bons fluídos, sempre em prol da satisfação da criatividade em crescendo, como tem sido continuadamente até aqui.
Aí, então, a humanidade esbaldou-se em sua criatividade, chegando a píncaros inimagináveis, no trabalho, na produção – assaz arcaica até o advir do capitalismo – tornando-nos gigantes nas ciências, nas artes, e agora, também, na explosão de criatividade, com a informática, que, vem vindo aí pra mexer em tudo e mudar ou tornar obsoletas muitas coisas e seus usos. É só digitar e terá o mundo aos seus pés, desde amar, ter programa, comprar, desabafar mágoas, pedir perdão, explicação e até revelar se a si ou mostrar o que tem, ou comprou para dar inveja, levantar ciúmes ou simplesmente mostrar-se na ascensão de ganhos e compras aos outros parceiros, como requer a pretensa “vida moderna”, modernosa.
Isso, com todo o infortúnio que as duas grandes guerras mundiais nos trouxeram, assim como os regimes totalitários que vez por outra mostram-nos as suas garras dilacerantes, ainda podemos usufruir do que de melhor nos oferece a música clássica, a popular, a pintura, a literatura, o teatro, o cinema, e outros tantos veículos de arte, assim como podemos dispor da ciência, em seus diversos setores, sempre em crescente desenvolvimento, para nos servir e nos fazer evoluir, com a consciência de uma vida saudável na totalidade de seus diversos matizes.
Afora que, para o bem ou para o mal, não nos prezamos em pedir autorização de ninguém para o exercício de nossa criatividade, embora, na maioria das vezes, sejamos ameaçados por seu uso, numa violação de direitos de toda ordem, sob a alegação do não permissível, pela moral e bons costumes ou, ainda, por configurar-se como politicamente incorreto. Nestes casos, ajeitemos nossa vocalização e cantemos:

“Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue.”
(Chico Buarque ‘Cálice’)

Continua...
 

2 comentários:

  1. Vamos ver o que vai concluir. A criatividade é o resultado do ser em si. A criatividade não cansa de encantar me. Quando vc posta o fim do texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayra!

      Se me permite, para não destoar da criativa postagem, aqui vai nada mais que a verdade:

      A resposta a sua pergunta dependerá da sensacional equipe do blog saúde é consciência. No momento nossos correspondentes estão cobrindo os fatos em 111 países e a quantidade de trabalho está superando a capacidade de nossa equipe de edição. Como sabe, todos os artigos são submetidos a meticulosa análise pelo corpo editorial e passa ao menos por 11 revisores juramentados. Além disso, só publicamos material em que não há conflito de interesses e que tenha relevância artística e comprovação espiritual em revistas indexadas.

      Tudo isso para podermos servir sempre, como era naquele tempo em que no pacote de pão da padaria vinha escrito: "Servimos bem para servir sempre"

      Lembra?

      Um carinho criativo para você!

      Excluir