quarta-feira, 22 de junho de 2011

O SIGNIFICADO DA PALAVRA NOITE

   

Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua. A letra N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado também simboliza infinito, ou seja, noite significa, em todas as línguas, a união do infinito!!!
Português: noite = n + oito
Inglês: night = n + eight
Alemão: nacht = n + acht
Espanhol: noche = n + ocho
Francês: nuit = n + huit
Italiano: notte = n + Otto

Interessante, não?
Enviado por Brenno Andrade Junior

9 comentários:

  1. A letra N é o símbolo matemático para designar o conjunto dos números naturais.

    ResponderExcluir
  2. Georg Cantor (1845 - 1918) foi considerado como sendo o primeiro a dar um tratamento lógico e racional ao infinito atual. Criou o conceito de número transfinito, que denota a "potência" da cardinalidade de um conjunto. O primeiro transfinito, (aleph-zero) representa a "quantidade" dos números naturais, sendo por isso um infinito em ato. Cantor mostrou que existem infinitos com diferentes potências, sendo a cardinalidade do conjunto dos números reais superior à dos números naturais e racionais.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo anônimo, agradeço sua contribuição. Vale lembrar que o N, assim como o R, o Z, o I, o C, o Q e o H são letras usadas para representar os diferentes conjuntos de números (no idioma alemão é possível encontrar o porquê das letras). Grato também pela lembrança de G. Cantor, o qual além de apreciar, sugiro ao leitor interessado sobre o infinito que leia de Amir Aczel: O mistério do Alef - A matemática, a Cabala e a procura pelo infinito.
    A propósito, sugiro ao amigo que observe a semelhança visual que existe entre a letra hebraica alef e a letra N... Podemos ver isso como coincidência, mas também com outros olhos. Creio que seja um começo no sentido de olhar com novos olhos a palavra noite, conforme a postagem encaminhada acima.
    Se por um lado existe uma ciência convencional, feita de convenções, é importante lembrarmos daquela ciência que nasce no seio das tradições. Nesse sentido, havendo interesse, sugiro o estudo da gematria, ciência que remonta aos antigos egípcios, gregos e hebreus, que aproxima nosso saber ao fundamento construtivo simbólico das palavras. Quero crer, que a postagem sobre o significado da palavra noite diz respeito a algo nessa direção, sem desmerecer é claro, o que o mundo moderno oferece como explicações lógicas e racionais.
    Acredito finalmente que a obra de Michael S. Schneider: "A beginner´s guide to constructing the universe - The mathematical archetypes of nature, art, and science - a voyage from 1 to 10", será de grande auxílio em sua busca pessoal por entendimento. Caso queira aprofundar esta discussão, me envie um email: rjleme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa explicaçao da palavra Noite que me faz pensar que se é a união do infinito,nao teria porque entao sentir medo dela.

    Achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. União do infinito!? Redundancia. Recusa em Ser.

    ResponderExcluir
  6. queria saber qual a origem de noite se e grega egipicia ou latina .E porque a noite chama noite e dia chama dia ,mas se noite significa uniao do infnito porque existe dia entao se e infinito a noite nao deveria ter fim.Me expliquem e contem isso por favor......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo/a anônimo/a,

      Sobre este assunto, você encontrará resposta no livro de mitologia grega de Junito de Souza Brandão. Procure no capítulo sobre a genealogia do caos, tânatos e hipnos e lá encontrará sobre o nascimento da noite (nix) e das variações do dia segundo os gregos.

      Atenciosamente

      Excluir
  7. Com todo respeito aos estudos feitos, que coisa mais forçada atrelar N ou um "8" deitado ao conjunto dos números infinitos. Em matemática, em conjuntos, etc, N é apenas o conjunto dos números naturais, ou uma icognita (assim como "X", "Y", etc).

    Nunca ouvi falar que N representa infinito. Já o 8 de forma deitada, sim, este é o simbolo do infinito. Então tiveram que deitar o 8 para dar infinito ? E porquê a noite significa o infinito ? O quê a noite tem haver com o infinito ?

    Ainda em tempo, comentam que são os idiomas europus que criam esta "casualidade". Bom, as linguas anglo-saxãs e outras que foram referidas no texto praticamente um pouco depois do homem de cro-magnon. O que o homem de cro-magnon e outros das cavernas entendiam de matemática e infinito ? NADA !
    Se fossem os antigos Persas, Gregos, Egípcios, Árabes que tivesem criado algo haver com a palavra "noite" no sentido acima, até seria respeitável de estudo. Mas com o homem das cavernas ou os bárbaros da europa a.C ... difícil. Bem forçado ...

    Aliás e isto é real, para quem não sabe, os algarismos que utilizamos hoje, que vem dos algarísmos hindu-arábicos, até estes foram alterados ao longo dos anos, desde 300 a.C, até o mais próximo do que temos hoje que é da Itália, cerca de 1.400 d.C.
    Em algum instante decidiram que sua grafia deveria representar o número de ângulos. Assim 1 possui 1 angulo, 2 (que parecia um Z) 2 ângulos e assim por diante.
    o zero é "0"redondo e sem ânguklos, ou seja, zero angulos.

    ResponderExcluir