A Medicina da Saúde é baseada na preservação e na promoção. É sempre superior à Medicina da Doença focada na cura e na prevenção. Somos seres humanos e não "teres humanos”. A doença começa quando se deixa o SER pelo TER; saúde e vitalidade aumentam na direção do SER. A busca pelo SER leva à ampliação da consciência, guia do homem saudável e espelho para o doente. Refletindo o exemplo a ser imitado mostra como sair da horizontalidade do adormecimento e entrar na verticalidade do despertar.
Mostrando postagens com marcador Antroposofia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Antroposofia. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
EVENTO - CURSO FENOMENOLOGIA CELESTE
Marcadores:
Antroposofia,
Astrologia,
Consciência,
Curiosidade,
Curso,
Educação,
Espiritualidade,
Evento,
Filosofia,
Max Heindel,
Saúde,
Steiner
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
LEIS DA NATUREZA
O humano e
também as leis da natureza que o
cercam parecem evoluir, conforme Sheldrake aprofunda no livro "Presença do Passado". A Terra pode ser pensada
como um “ser” em evolução bem como campo evolutivo para outros seres; o mesmo
vale para o Sol, planetas e suas luas assim como o próprio sistema solar. No
caso do sistema solar, os próprios planetas podem ser simbolicamente vistos
como seus órgãos constituintes à semelhança do fígado, pulmões rins etc. no
corpo humano.
Prosseguindo nesta linha, um zodíaco assim como qualquer campo
arquetípico representativo de hierarquias superiores ao humano, também são
“seres” em seus processos intrínsecos e peculiares. Tudo isso impulsiona o
pensar na direção de um sentido maior inquietante, frente ao qual Kant fala assim:
“Duas coisas enchem de maravilha meu ser,
a lei moral no interior do homem e o céu estrelado acima de minha cabeça”. (Kant
- Crítica da razão pura)
terça-feira, 9 de abril de 2019
O SANGUE E AS LÁGRIMAS
![]() |
| Natureza Abstrata - Henrique Luna |
O sangue nasce no interior dos
ossos (Saturno). Algumas águas nascem do interior da terra ou do alto das
montanhas. Moisés bateu duas vezes na pedra para a água sair; ouvisse bem, bateria
apenas uma. Você já viu uma nascente? Você se percebe enquanto nascente?
Assim como a água nasce do profundo da terra, as lágrimas são expressão
de tudo que está empedrado no interior. Elas brotam para lavar os olhos, nossa
janela. Elas vêm para que vejamos melhor. Vêm para compreendermos que há algo
que não vemos bem. Vêm para que enxerguemos. Vêm para anunciar algo que
endureceu no profundo do ser, e que anseia pela vida.
Antes do sangue brotar no interior dos ossos, sede de nossa dureza e
resistência, é importante que a água seja extraída da fonte da rocha de nossas
cristalizações.
O sangue que nasce na pessoa empedrada e emparedada, é sangue aguado,
diluído. Diluído na água do lamento e, portanto, lamacenta. Da água que deveria
ter brotado em algum momento, espontaneamente, como a chuva do céu; que não
choveu por não ter havido leveza suficiente para que flutuasse no ar e subisse
aos céus. Não houve oração (aspiração) e, portanto, foi vítima da gravidade
terrestre (desespero); não subiu, se cristalizou e empedrou. A gravidade
celeste evapora, eleva, enleva, aspira e faz chover.
A água que não evapora aos céus se torna desespero; as águas que o fazem,
esperança, porque chovem e agraciam a terra. Que nossas águas chovam e não
chorem. Que eu abençoe antes a despertar pena.
Quando eu purifico e elevo minhas águas, meu sangue se purifica e pode
receber, além de mais conscientemente aprender o meu Ser. O sangue purificado é
abençoado e visitado cada vez mais por aqueles que inspiram e conduzem, e cada
vez menos por aqueles que viciam, vampirizam e induzem.
O sangue não purificado guarda relação vibratória funcional íntima com
Saturno; purificar o sangue é, em linguagem astrológica, aumentar a tonalidade
de Júpiter concomitante à diminuição da Saturnina. “Jupiterizar” o sangue é ato
que conduz para além do tempo (sempre, nunca) em direção ao eterno (agora), ao
éter, ao etérico. A região etérica é vinculada à vida, àquela árvore e rios que
Ezequiel trata poeticamente em seu capítulo 47.
Corine Heline expressa essa reflexão no livro “Anatomia Oculta e a
Bíblia” com as seguintes palavras:
“Deve-se notar ainda que um
importante trabalho na iniciação concerne à transformação do esqueleto
Saturnino no corpo Jupteriano, e qualquer interferência com o sangue retarda
esse processo uma vez que as células vermelhas do sangue são no presente estado
das coisas manufaturadas na medula óssea do esqueleto. ”
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
FAUSTO – GOETHE – MEFISTO
Goethe viveu a transição de uma
época chamada Iluminismo, onde os humanos da época decidiram abrir mão de uma
certa qualidade de valores em função de outra. As escolhas daquela época
refletem na época atual; alguém disse: quem planta vento colhe tempestade. Quem
gosta de chuva forte nem liga, mas quem não gosta tende a ficar cada vez mais
ligado.
Saramago, Guimarães Rosa, Goethe e
Tolstoi deixaram rastros, em suas obras literárias, dessa figura bíblica canhestra,
esse ser da encruzilhada que se perdeu na caminhada. Na obra Fausto, Goethe o
veste com a alcunha de...
MEFISTÓFELES
(com seriedade)
Deus o Senhor – sabe-se a
causa – quando
Do éter nos exilou à profundeza
Em que arde fogo cêntrico,
abraseando
Voraz conflagração em torno acesa,
Vimo-nos lá, na luz
exagerada,
Em situação incômoda e
apertada.
Pôs-se a tossir toda a mó
dos demônios,
Do alto e baixo a expelir
bofes medonhos,
O inferno encheu de
enxofre, ácido e azia,
Deu isso um gás!
monstruoso em demasia,
Até que em breve, apesar de robusta,
Rebentou afinal a térrea crusta.
A cousa agora está por
outro bico:
O que antes era a base,
hoje é o pico.
Daí o ensino lógico é oriundo:
Virar-se para o mais alto
o mais fundo;
Pois escapamos da
opressiva esfera,
À integração no ar livre
da atmosfera.
É segredo óbvio, muito bem
guardado,
Pois
aos povos não foi tão cedo revelado. (Ef. 6, 12)
Em Efésios 6,12 lemos:
“Pois não é contra homens de carne e
sangue, que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes
deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares.
”
Quem caminha ao pé na letra trava a
luta nos pulmões, quem não, escafandro, na atmosfera. E você Fausto amigo?
sábado, 1 de abril de 2017
quarta-feira, 22 de março de 2017
terça-feira, 21 de março de 2017
SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL
Precisamos nos esmerar na educação infantil, assim em muito pouco tempo
serão necessários menos hospitais, presídios, partidos e manicômios; quem sabe
ainda no médio e longo prazo possamos abrir mão da classe política em favor de
uma nova qualidade de seres, quiçá humanos!
As minorias, cuja expressão máxima hoje é representada pelos políticos,
têm se apresentado como vítimas. Vítimas inimputáveis que disputam e
computam o que podem a seu favor. É
preciso rever o sentido da palavra preconceito e aplicá-la com propriedade onde
ela sirva como prevenção do aleijão, seja ele moral, social, animal, carnaval,
decimal ou débil mental.
Quatro breves histórias, em forma de animações, lembram parte importante da educação infantil
primária para a saúde quanto aos quesitos:
Paciência e disciplina: https://youtu.be/Klx8UBMRrMA
Zelar, não matar o ideal na criança: https://vimeo.com/194276412
Encorajamento: https://youtu.be/GvsEqthCTxU
Exemplo: https://youtu.be/MJC9mYJfUPk
E você, acredita em educação infantil ou domesticação infantil?
As fragilidades psicológicas decorrentes da baixa qualidade da educação
infantil podem ser contornadas com o auxílio da Arte. Alain de Botton e John
Armstrong nos dão pistas sobre como isso poderia
ser feito:
A arte é um corretivo da memória fraca, pois torna os frutos da experiência
memoráveis e renováveis; a arte é um provedor de esperança, pois mantém à vista
coisas alegres e agradáveis; a arte é uma fonte de dignidade para o sofrimento,
pois nos lembra o lugar legítimo do sofrimento numa boa vida; a arte é um
agente de equilíbrio, pois codifica com invulgar clareza a essência das nossas
boas qualidades; a arte é um guia para o autoconhecimento, pois ajuda a
identificar o que é central para nós, mas difícil de expressar em palavras; a
arte é um guia para a ampliação da experiência, pois nos oferece alguns dos
exemplos mais eloquentes das vozes de outras culturas; a arte é um instrumento
de recuperação da sensibilidade, pois remove nossa casca e nos salva do
habitual descaso pelo que há ao redor.
Quando vir alguém fazendo arte, não se altere, observe suas emoções,
silencie para então alegrar-se!
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)







