A Medicina da Saúde é baseada na preservação e na promoção. É sempre superior à Medicina da Doença focada na cura e na prevenção. Somos seres humanos e não "teres humanos”. A doença começa quando se deixa o SER pelo TER; saúde e vitalidade aumentam na direção do SER. A busca pelo SER leva à ampliação da consciência, guia do homem saudável e espelho para o doente. Refletindo o exemplo a ser imitado mostra como sair da horizontalidade do adormecimento e entrar na verticalidade do despertar.
Mostrando postagens com marcador Apresentações. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Apresentações. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 2 de novembro de 2017
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
terça-feira, 22 de agosto de 2017
sábado, 15 de julho de 2017
O PODER DOS MANTRAS COTIDIANOS
“No
princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” (João
1:1).
Tudo começa com a palavra – pensada, falada ou
escrita. Por meio dela, o ser humano constrói realidades internas e externas,
define roteiros que podem levá-lo a prazeres carnais, objetivos materiais,
reinos celestiais ou aspectos sombrios do inconsciente. Da abundância à ruína,
da felicidade à depressão, da saúde à enfermidade.
Um olhar atento constata que em toda escolha de
vida os “mantras”, mensagens de caráter repetitivo, recebidas e emitidas,
interferem muito em nossas decisões. De origem sânscrita, a palavra mantra
possui dois significados: 1) palavra ou som repetido para ajudar a concentração
na meditação, 2) declaração ou slogan repetido com frequência
(Dicionário Oxford, 2016).
O uso da palavra “mantra” com o significado de
declaração ou palavra de ordem é frequente entre jornalistas, professores de
economia e até mesmo autoridades. Haja vista declaração recente de um
ex-ministro brasileiro de que a “austeridade” seria o “mantra” permanente do
novo governo (FERREIRA, 2016).
Na presente obra, resultado de monografia
apresentada no curso de especialização em Cuidados Integrativos da Unifesp, o
termo foi considerado em sentido amplo (lato sensu), desde o aspecto
sagrado – sons, ladainhas e orações, como o OM, o AUM e o Pai-Nosso – ao
profano dos decretos, slogans e afirmações presentes na estrutura
familiar, cultural, cotidiana e, principalmente nos meios de comunicação, os
maiores difusores de mensagens liminares e subliminares.
Vale saber que 95% dos brasileiros passam mais de
quatro horas por dia em frente à televisão, absorvendo informações muitas vezes
de caráter questionável. O rádio figura em segundo lugar nas preferências,
seguido das plataformas digitais, dos jornais (a fonte mais confiável, segundo
a Pesquisa Brasileira de Mídia, SECOM, 2015) e das revistas. Já as novas
mídias, as redes sociais, são as favoritas de 92% dos internautas.
Dos sons, imagens e textos veiculados neste
universo, entre 50% a 90% possui teor negativo, estando ligado a temas como
violência, corrupção, desarmonia familiar, traição e sexo doentio. A exposição
intensa a estas temáticas, aliada à falta de sentido existencial, provoca reações
em nosso cérebro, incentiva e “legaliza” comportamentos, dessensibiliza para a
realidade e torna o pensar e agir compulsivos. Como atraímos tudo por
ressonância interna, acabamos sempre atraindo mais do mesmo.
Afinal, podemos fechar os olhos e escolher não
olhar para algo, mas nossos ouvidos permanecem abertos e sensíveis durante toda
a vida, mesmo durante o sono. Quem de nós não conhece pessoas que têm televisão
no dormitório e adormecem com o aparelho ligado? Ou que perdem horas preciosas do
dia com programas, leituras e conversas que não lhes acrescentam nada...
Estas atitudes ativam um “poder” criativo
gigantesco, se considerarmos que a mente humana gera, em média, 60 mil
pensamentos por dia, 60% a 70% deles negativos. O que fazemos com esses
pensamentos, essas palavras e imagens que surgem em nossas mentes, define em
parte o roteiro de nossa vida. Se os interiorizamos, ruminamos ou simplesmente
deixamos ir...
Daí a importância de conhecer mais de perto as
mensagens que recebemos do entorno desde o nosso nascimento e também o Universo
de Comunicação, com sua capacidade imensa de transformação que pode ser usada
de forma terapêutica a qualquer momento. A partir da identificação de nossos mantras
dominantes, podemos refletir com mais clareza sobre seus efeitos na nossa
conduta e saúde. Podemos começar a mudar...
O manejo consciente e terapêutico das mensagens,
imagens e sons que dominam nosso cotidiano representa alternativa interessante
para alterar as memórias celulares de dor e a dinâmica de pensamentos e
crenças, no sentido de promover a maturidade e o equilíbrio necessário para uma
vida plena e saudável, assim como para exercer qualquer atividade ligada à
cura.
Com essas ponderações, esperamos fortalecer em
outros humanos o exercício do livre pensar e o ressurgir do Ser tão essencial.
Regina
e Ricardo
domingo, 2 de julho de 2017
sábado, 5 de dezembro de 2015
MATERIAL DE APRESENTAÇÕES E PROGRAMAS GRAVADOS
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT:
Canal Slideshare - Ricardo Leme
http://pt.slideshare.net/rjleme
VÍDEOS:
Webinar - I Congresso Nacional do Bem Estar e Saúde em Essência - CONBEM 2015
https://youtu.be/V7qVaTU_Qwg
Canal Facebook - Pérolas de Saúde
https://www.facebook.com/perolasdesaude/
Como ser saudável em uma sociedade doente - Portal NAMU
http://www.namu.com.br/palestras/ricardo-leme-como-ter-saude-em-uma-sociedade-doente
Você pode mudar seu cérebro - Portal NAMU
http://namu.com.br/materias/voce-pode-mudar-seu-cerebro
Medicina da saúde x Medicina da doença - Portal NAMU
http://namu.com.br/palestras/ricardo-leme-medicina-saude-e-doenca-saude-namu-02
Reflexões em Astrologia Esotérica
http://www.fraternidaderosacruz.org/videos_astrologia.htm
Canal Youtube - Ricardo Leme
https://www.youtube.com/user/rjleme1968/videos
Itajubá em foco
Ricardo Leme fala sobre a importante diferença entre o ter e o ser
Canal Slideshare - Ricardo Leme
http://pt.slideshare.net/rjleme
VÍDEOS:
Webinar - I Congresso Nacional do Bem Estar e Saúde em Essência - CONBEM 2015
https://youtu.be/V7qVaTU_Qwg
Canal Facebook - Pérolas de Saúde
https://www.facebook.com/perolasdesaude/
Como ser saudável em uma sociedade doente - Portal NAMU
http://www.namu.com.br/palestras/ricardo-leme-como-ter-saude-em-uma-sociedade-doente
Você pode mudar seu cérebro - Portal NAMU
http://namu.com.br/materias/voce-pode-mudar-seu-cerebro
Medicina da saúde x Medicina da doença - Portal NAMU
http://namu.com.br/palestras/ricardo-leme-medicina-saude-e-doenca-saude-namu-02
Reflexões em Astrologia Esotérica
http://www.fraternidaderosacruz.org/videos_astrologia.htm
Canal Youtube - Ricardo Leme
https://www.youtube.com/user/rjleme1968/videos
Itajubá em foco
Ricardo Leme fala sobre a importante diferença entre o ter e o ser
sexta-feira, 14 de março de 2014
ANO NOVO – TUDO “NOVO”
Aqui é assim, começa agora, mesmo já
tendo começado outrora. Pelicanos e Tucanos sobrevoam esplendorosamente os céus
da conivência, da convivência e sem sombras de dúvida, da conveniência; voo cego
no escuro, longe da consciência. É um hábito, apesar de fato o hábito não mais
estar fazendo o monge, nem de longe. Muita pizza para todos, para o glutão, sem
glúten... Porque todo mundo faz, então a regra está feita? De regra para guerra,
quase palíndromos, é um “u” a mais e um pequeno ajuste de letras. Para o
síndico Tim Maia é um vale tudo. A Suprema pergunta parece ser: “Pagando bem
que mal tem?”. Seja lá ou cá essa louca, vai valendo o funk: “Tá dominado, tá
tudo dominado”.
Mesmo Salomão, rei, foi advertido em
cerca 1004 a.C. quanto aos cuidados com o templo – 2 Crônicas 7:19-22 – “Porém se vos desviardes, e deixardes os
meus estatutos e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e
servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então arrancarei a Israel
da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que
consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos
os povos. E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se
espantará, e perguntará: Por que fez o Senhor assim com esta terra e com esta
casa? E lhe responderão: Porque deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os
tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e se prostraram a eles,
e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.”
Copo meio cheio ou meio vazio é a
marca do otimismo ou pessimismo de cada um... Variações no olhar o mundo e a
vida. Importante estar consciente da lente que filtra o olhar. Se conhecer é
diminuir as chances de causar mal estar, é falar a linguagem familiar ao outro
para que a troca e a comunicação sejam plenas.
“Os homens perdem a
saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E
por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente de forma que acabam por
não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer...
e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Dalai Lama
Passado o recesso trimestral do
gigante adormecido, ano novo se aproxima. Sim, pois há um que começa na terra
em janeiro, mas outro supremo apontado nos céus, observado em perspectiva geocêntrica – desde o fogo gerador de Áries à água caótica primordial de Peixes – o ano presente, para muitos 2014, nasce 20/03 às 13:45.
Creio que este desencontro de momentos
entre céu e terra mostra com clareza a tensão e o afastamento entre nossas
naturezas humana terrena e sobre-humana residente no céu escuro iluminado.
Mesmo um de nós cujo radicalismo no viver excede o dos demais vivencia este par
com surpresa:
“Duas coisas enchem o ânimo de crescente admiração e respeito, veneração
sempre renovada quanto com mais frequência e aplicação delas se ocupa a
reflexão: por sobre mim o céu estrelado; em mim a lei moral. Ambas essas coisas
não tenho necessidade de buscá-las e simplesmente supô-las como se fossem
envoltas de obscuridade ou se encontrassem no domínio do transcendente, fora do
meu horizonte; vejo-as diante de mim, coadunando-as de imediato com a
CONSCIÊNCIA de minha existência.”
I. Kant – Crítica da
Razão Prática
Na Gramática astrológica, forma
fisiológica de aproximação aos céus, o Sol de Janeiro (Capricórnio) está em
quadratura (900) com o Sol de Março (Áries), simbólica luta de
Titãs, Ares e Cronos, também Marte e Saturno, representantes das forças
antagônicas que acompanham o humano em solitário recordar enquanto palmilha os
campos do Senhor... Quadratura é tensão e pede adaptação, veja em: "Maus" aspectos em astrologia
Sobre o ano que findou, o que você
fez de realmente importante em sua vida? Fosse 2013 o último ano de sua vida,
teria feito tudo o que gostaria? Viveu dando o melhor de si nas relações de
forma que agora se sente leve para iniciar um novo ano?
Faça uma lista: http://www.youtube.com/watch?v=aV99ypbCidw
Trabalho e estudos foram motivos de
sofrimento ou alegria? Trabalhar e descansar, inspirar e expirar, dois lados da
moeda, sem o que a vida não passa, pesa, para você e para os que estão ao seu
lado. A incapacidade de parar pode ser sintoma de que algo não vai bem! Genial
nesse sentido o artigo proposto pelo Rabino Nilton Bonder “Os domingos precisam
de feriados”, veja na internet. Nas palavras dele: “Quem ganha tempo, por
definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande
"radical livre" que envelhece nossa alegria - o sonho de fazer do
tempo uma mercadoria.”
Os excessos são
esconderijos discretos: não enfrentar problemas alheios ao trabalho, não enfrentar problemas
familiares, não enfrentar problemas pessoais sérios. Fuga do possível vazio da
vida improdutiva que há muito se tornou apenas reprodutiva e raramente
produtiva. Ter mais brilho, subir mais alto, mais luxo, pilotar um foguete, pode
ser, mas para que mesmo?
Uma rota de fuga rápida e simples de
não pensar nisso está nos hábitos e consumo de substâncias e viagens que
anestesiam a consciência. Consciência que deve justamente ser preparada para
suprir as deficiências do ano que passou.
Ano do Cavalo segundo a tradição
oriental e de Júpiter conforme a tradição astrológica, convite a refletir sobre
a natureza animal que reside na humanidade. Lembre-se que a constelação de
Sagitário, cujo regente é Júpiter (maior planeta do sistema solar), é
representada por um ser de natureza dupla – meio cavalo meio homem que aponta
uma flecha ao alto.
Escolherei viver minha natureza animal, que se mostra no
cavalo selvagem e na parte inferior do Sagitário ou ainda na fúria de Zeus
(Júpiter); ou buscarei entre os “animais” e animalizados me erguer a exemplo
dos reais cavalos alados (animais de coração puro) e na parte superior do
soberano do Olimpo ou do arqueiro Sagitário, tão bem descrito por Eugen
Herrigel no livro “A arte cavalheiresca do arqueiro Zen”?
Este breve ciclo (2014) promete
oportunidade ímpar de escolha entre responder conforme sua natureza animal ou
montar (domar) sua natureza animal (desejos e emoções) em busca do estado
hominal (reger a vontade). Então, o fundamento prático de 2014 pode ser: o
animal deve servir ao hominal, o hominal deve cuidar do animal.
CREAR E
CRIAR (Segundo Huberto Rohden)
A substituição da
tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar é aceitável em
nível de cultura primária, porque favorece a alfabetização e dispensa esforço
mental – mas não é aceitável em nível de cultura superior, porque deturpa o
pensamento.
Crear é a manifestação da Essência em forma de existência – criar é a
transição de uma existência para outra existência. O Poder Infinito é o creador
do Universo – um fazendeiro é criador de gado. Há entre os homens gênios
creadores, embora não sejam talvez criadores.
A conhecida lei de Lavoisier diz que “na natureza nada se crea e nada se
aniquila, tudo se transforma”, se grafarmos “nada se crea”, esta lei está certa
mas se escrevermos “nada se cria”, ela resulta totalmente falsa. Por isto,
preferimos a verdade e clareza do pensamento a quaisquer convenções acadêmicas.
Segundo
Rohden, a graça independe do mérito. Quando vamos à feira levamos a sacola para
colocar as frutas dentro – as frutas são uma graça que hoje não saem de graça!
Para receber a graça é preciso tornar consciente aquela parte da natureza
humana hoje pouco discutida na maioria das instituições de ensino. Refiro-me
àquela parte que os raios-X da tomografia, a ressonância magnética e o exame de
sangue até hoje ainda não aferem e que o Pequeno Príncipe já advertia ser
invisível:
"Eis o meu segredo, é muito simples:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
![]() |
| Planetas - Tamanhos relativos |
De fato,
nos é invisível a graça concedida à Terra por Júpiter enquanto guardião
gravitacional que atrai para si grande parte de corpos celestes potencialmente
prejudiciais à vida em nosso planeta. Isso, porém ainda está ao alcance dos
telescópios e da ciência convencional; simbolicamente, portanto em uma dimensão
arquetípica, ele representa a graça da misericórdia, antídoto ao rigor de seu
“Pai” mitológico, Saturno, amenizando ou abençoando a caminhada árdua com aquilo
que os antigos nomearam sorte. Um ano de ação e de sorte sucede um ano de morte
a todo forte em busca do norte, desde que em seu peito um coração porte.
Intelecto sem coração é mula sem cabeça e ciência sem consciência. Conforme
Cristo Jesus: “O que mata o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai da
boca; porque a boca fala daquilo que o coração está cheio”.
![]() |
| Sol e Planetas |
Para pensar em 2014, somente de
passagem, quem é você aqui?
“Somente de Passagem”
“Um turista chega à cidade do Cairo,
com o objetivo de visitar um famoso sábio. E fica muito surpreso, quando ao
encontrá-lo, vê que este mora em um quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília são uma cama, uma mesa e um banco.
– Onde estão os seus móveis? – pergunta o turista.
E o sábio, bem
depressa, pergunta também:
– E os seus, onde estão?
– Os meus?! – surpreende-se o turista. – Mas eu estou aqui só de passagem.
- Eu também... -
conclui o sábio.”
Assinar:
Postagens (Atom)










