Mostrando postagens com marcador Cristo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cristo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

SENTIDO DE VIDA - ASTROLOGIA

2021

Veja: Por que os médicos deveriam se interessar por astrologia?

            O medo é séria ameaça ao desenvolvimento espiritual e arqui-inimigo do progresso evolutivo, pois congela a atuação e limita a liberdade. A coragem é uma fundamental a ser cultivada. Mesmo no engano e no erro aprendemos; aprendemos como não fazer e como melhorar. Erros são a matéria prima para a mudança, são as experiências que no ensinam a fazer o certo.

            Nosso trabalho no mundo não deve ser negligenciado em hipótese alguma. Estamos aqui para realizar certas tarefas e aprender por meio delas. Depois de atender a esses deveres, vejamos se ainda nos sobra algum tempo para aplicar ao autodesenvolvimento. É tão importante usar acertadamente esse tempo, como cumprir os deveres terrenos para com a família e obrigações sociais.

            Já refletiu por que Cristo sugeriu que deveríamos curar os enfermos? Uma das razões é que aliviado de um sofrimento a fé aumenta e melhora as condições para sanar a alma. Quando alcançarmos a elevada estatura de Cristo e pudermos ver simultaneamente passado e futuro, compreenderemos as causas das crises e doenças e não precisaremos de ajuda para diagnosticar e medicar. Até que esse dia seja, devemos usar as muletas que temos, e uma delas é a astrologia.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ESPERANÇA



Era um dia como amanhã

Não tinha som, luz, nada

Era um dia cheio de espaço

Cheio de esperança

Tudo era esperado

Não havia desespero

Quando ele chegou já era tarde

Não havia tempo que compreendesse

Menos ainda para compreender

Mesmo assim Ele veio

E ficou.


domingo, 10 de dezembro de 2017

ASTROLOGIA E SAÚDE - EXISTE RELAÇÃO?




Um dia houve a separação fundamental entre as ciências físicas e espirituais. A despeito disso, grupos preservaram segredos esotéricos da medicina e da astrologia, sustentando o conhecimento interpretado sob a luz da mística, sendo os segredos espirituais restaurados, ocultos do vulgo e dados àqueles que anelavam pelas causas do espírito.
Hoje observamos educadores que ignoram os valores espirituais; vemos a ciência material tornar-se uma instituição orgulhosa, que ignora a alma, fascinada pela matéria não deixando lugar para a mística. Como resultado, temos uma desilusão geral e um abatimento decorrentes da insignificância das coisas materiais: fuga, desespero e tristeza. O atual interesse renovado pela Astrologia como recurso de cura resgata o pensamento de Paracelso, expoente do pensamento vivo que dizia:
Assim como existem estrelas nos céus (macrocosmo), também há estrelas dentro do ser humano. Portanto, nada existe no universo que não tenha seu equivalente no microcosmo (o corpo humano)” e “O espírito do ser humano deriva das constelações (estrelas fixas - sóis); sua alma, dos planetas; e seu corpo, dos elementos”.
O Macrocosmo é a difusão infinita do cosmos em suas ilhas, galáxias, nebulosas, estrelas, planetas, corpos celestes onde inumeráveis formas de vida estão sempre evoluindo. O Microcosmo são as células de nosso corpo, incontáveis como as estrelas do céu. A chave mestra que permite acesso à correlação entre macro e microcosmos e que favorece a compreensão dos mistérios é:
“Como é em cima, assim é embaixo”.
A Astrologia pode ser vivenciada como uma “tela” que permite o vislumbre da inter-relação das forças entre o Macrocosmo e o Microcosmo, entre o externo a nós e o nosso interior, além de ser um instrumento da realização da Lei de Consequência ou Lei de Causa e Efeito. Assim, dentro de perspectiva que admite a possibilidade do renascer, alguns pensamentos descrevem observações pertinentes ao pensar astrológico:
· “Viver para comer ao invés de comer para viver”, pode implicar futuramente na colheita de complicações no aparelho digestivo.
· A excessiva irritação, intolerância, impaciência, impetuosidade, podem implicar futuramente na colheita de desordens circulatórias e seus efeitos colaterais em todo o sistema: apoplexias, derrames, varizes, pressão sanguínea irregular, etc.
· A impulsividade e o rancor podem implicar futuramente na colheita de úlceras, artrites, disfunções glandulares, insuficiência cardíaca, pressão baixa, problemas linfáticos.
· A atividade excessiva em função do mal, caracterizada por comportamentos maleficamente agressivos, violentos e vingativos pode implicar futuramente na colheita de baixa energia dinâmica assim como de ausência de resistência a doenças; membros defeituosos, acidentes com perda de membros; articulações sujeitas a artrites; dores musculares, reumatismo e enxaquecas.
· O abuso da função sexual e sua utilização apenas para a gratificação dos sentidos pode implicar futuramente na colheita de falta de vitalidade, vontade fraca ou até debilidade mental.
· A recusa em gerar ou aceitar o filho gerado, criá-lo e educá-lo pode implicar futuramente na colheita de disfunções nos órgãos geradores, predisposição ao câncer de próstata ou laringe, útero, seios e estômago.
Felizmente, SÓ COLHEMOS AQUILO QUE SEMEAMOS.
A grande maioria das doenças origina-se no comportamento negativo face às circunstâncias que, quase sempre, envolvem nosso semelhante. Trata-se do antigo e misterioso conselho dado por Cristo no Sermão da Montanha: “se qualquer membro do teu corpo te escandalizar (o mau uso) arranca-o e joga-o fora...” Justo o que fazemos literalmente antes de renascer!
Enquanto os exames médicos mostram as condições de nosso corpo no momento da coleta, o horóscopo mostra as enfermidades latentes e ativas em toda nossa vida terrestre. Deste modo temos tempo suficiente para: prevenir-nos, minimizar os efeitos e até não desenvolver essa enfermidade, pois: “as estrelas impelem, mas não obrigam”!
Através da astrodiagnose e terapia é possível conhecer os melhores métodos para efetuar a cura, assim como o melhor tratamento para cada paciente, além de ser possível observar o caráter do enfermo (forte, débil, negativo, emocional). A partir desse estudo, é possível saber o dia em que as crises tendem a se manifestar e quando as influências adversas diminuirão.
Estamos sujeitos a enfermidades físicas, psíquicas, sociais, mentais e espirituais. De acordo com a ciência oculta, construímos nosso Corpo Denso e o controlamos. Havendo doença nele somos levados a concluir que não fizemos nosso trabalho de forma ideal. Isso é expresso nas duas classes de enfermidades apontadas em um horóscopo:
·        Latentes
o São indicadas pelas aflições planetárias no horóscopo quando nascemos.
o Podem permanecer latentes durante toda a nossa vida terrestre.
o Dependem do nosso modo de vida: se não respondemos às tendências indicadas pelas aflições planetárias, elas não se manifestarão.
o Podemos atuar com nossa vontade até o ponto de anular as indicações de nosso horóscopo.
·         Ativas
o São indicadas pelas aflições planetárias no horóscopo quando nascemos, mas nós respondemos a essas aflições, através: de pensamentos, sentimentos, palavras ou atos negativos, inferiores e destrutivos.
o As posições planetárias progredidas indicam os momentos de atuação.
o Consertando o nosso modo de vida: aliviaremos, suspenderemos ou seremos curados da enfermidade.
Para aplicarmos ao estudo dessa ciência e arte de obter conhecimento científico das enfermidades, suas causas, segundo indicações dos planetas, e dos meios de curar é necessário:
·   Dedicar-nos ao conhecimento da fisiologia e anatomia de nosso Corpo Denso.
·   Usar esse conhecimento altruisticamente na ajuda aos sofredores.
·   Esquecer o próprio horóscopo e dedicar o conhecimento a ajudar os outros.
·   Fazer os exercícios de Retrospecção e de Concentração diariamente.
·   Praticar mais a devoção no dia a dia.
·   “Pregar o Evangelho e curar os enfermos”.

O PODER DOS MANTRAS – VIVER É COMUNICAR

Comunicar é parte essencial do viver. Essa ligação com o outro - por meio de uma vibração sonora, escrita ou mental - gera um intercâmbio que transcende as palavras e nos sensibiliza para um “mantra”, seja ele uma ideia, uma crença, um comportamento ou um sonho.
Cada um interioriza e irradia as informações que reverberam em seu íntimo e, dependendo do conteúdo, atrai alegria ou tristeza, saúde ou doença, união ou separação. Na visão de Michel Maffesoli (2003) a comunicação entre as pessoas é o cimento social, o que promove o religare (religação). Conhecido pela popularização do conceito de tribo urbana, o sociólogo francês afirma que só existimos de fato e nos compreendemos na relação com o outro, destacando a falta de sentido do individualismo.
O poder da palavra é evidenciado por Braden (2007) no livro “O Efeito Isaías”, segundo o qual cada ser humano cria seu código de conduta a partir das informações que recebe, fazendo escolhas a favor ou contra a vida. Assim, as enfermidades, por exemplo, podem derivar de escolhas e ações individuais e não apenas de causas exteriores. Percebe-se a partir dessas observações que o uso consciente das palavras é uma forma de resgatar a relação perdida consigo mesmo, com as outras pessoas e com o Universo. É a “linguagem que move montanhas”, segundo Braden.
Em seu cotidiano, observe que ao chegar de mau humor a um local, as outras pessoas não lhe parecerão bem também. Percepção que muda completamente a partir de atitude mais disponível e sorriso no rosto. E é isso mesmo: o corpo serve para compartilhar experiências individuais de raiva, ciúme e ódio, mas também de amor, compaixão e perdão.
Ainda segundo Braden (2007), há cerca de 500 anos antes de Cristo, na cultura essênia, já se dizia que tudo o que se pensa, fala ou faz constrói uma prece permanente, semelhante a um estado de constante oração.
De fato, cada um, nessa prece ativa dos “mantras” dominantes, projeta sua realidade e define a qualidade de seus relacionamentos e saúde, além da presença, ou não, de abundância na vida. Novamente, Jesus Cristo, segundo Mateus nos recorda isso ao dizer: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”.
De acordo com a filosofia hermética, a realidade se compõe de vários "tecidos" que se interpenetram, qualificando um plano físico (território de estudo das ciências básicas convencionais) e vários planos suprafísicos (território de estudo das ciências ocultas tradicionais). Resumidamente, a região química do mundo físico é envolto e permeado pela região etérica, que por sua vez é envolvido e transpassado pela "matéria" da região do mundo do desejo, que é cercada e imersa na "matéria" da região do mundo do pensamento.
Nesse arcabouço, as afirmações manifestas, mental ou verbalmente, intencional ou inconscientemente, ganham força, especialmente quando aliadas a sentimentos ou emoções intensas, atraindo e sintonizando outras vibrações similares presentes na região etérica do mundo físico e nas regiões inferiores do mundo do desejo (Heindel, 1909).
Nas regiões inferiores desses mundos, se encontram vibrações destrutivas de medo, pobreza, doença, fracasso e miséria, assim como nas regiões superiores são encontradas vibrações construtivas de prosperidade, saúde, sucesso e felicidade (Hill, 2009).
Ao seguirmos essa linha de raciocínio fica claro que um pensamento “potencializado” pela emoção é semelhante a uma semente que, plantada em terra produtiva, brota e se multiplica em milhares da “mesma” espécie.  Um “poder” de criação incalculável ao considerarmos que a mente humana gera, em média, 60 mil pensamentos por dia (Byrne, 2015), sendo 60% a 70% deles negativos (Lucas, 2013).
O poder da palavra associada a emoções genuínas é genialmente ilustrado por Tolstói (2001) no conto “Os Três Eremitas”. Ele conta a história de um sacerdote que, em visita a uma ilha distante, decide ensinar como rezar a três eremitas que lá habitavam. Com suas crenças, ele se indigna com a forma simples dos eremitas pedirem a proteção divina: “Vós sois três. Nós somos três. Tenha piedade de nós”.
Em sua função pedagógica ele dedica um dia inteiro a ensinar o “Pai Nosso”. À noite, já se afastando em seu navio, o sacerdote é surpreendido por uma luz distante no horizonte. Ele percebe então os três eremitas correndo sobre as águas do mar rumo ao barco, em reverência e pesar, a lhe perguntar sobre uma parte esquecida do Pai Nosso. Diante de insólita situação, o sacerdote se rende à simplicidade da prece proferida por eles, com a pureza d’alma que os caracteriza (Tolstói, 2001).
De forma lúdica, o poder dos conteúdos veiculados foi explorado em filmes como “A Origem” (Inception), ficção científica onde ideias são inseridas na mente das pessoas por meio dos sonhos que se confundem com a realidade, e “Poder Além da Vida” (Peaceful Warrior), baseado em fatos reais onde um ginasta se recupera de grave lesão ao reverter sua forma de pensar por meio de “mantras” recebidos de um conselheiro (ou mestre interior).
Os dois filmes explicitam os efeitos danosos de temáticas negativas, nos âmbitos psicológico e emocional, assim como a possibilidade de alcançar o equilíbrio, saúde e sucesso a partir do uso consciente das palavras. Conteúdo semelhante é mostrado de forma jocosa na comédia “As Mil Palavras”, onde a vida do personagem central é condicionada ao número de palavras emitidas e à coerência de seu discurso com suas ações.

Assim, salta aos olhos o fato da qualidade de vida do ser humano guardar relação íntima com o pensar e o sentir. Amigo leitor como estão seus pensamentos e sentimentos, rendidos ao medo consequente ao viver de modo reprodutivo, ou imersos na coragem do viver produtivo?

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O PODER DOS MANTRAS - UM UNIVERSO MÂNTRICO


Dizem que, no início dos tempos, um mantra ecoou do hálito divino: o OM. Esse som primordial teve em si o poder de dar forma ao caos, permitindo a criação do mundo em suas diferentes dimensões e seres. Presente no Universo ainda hoje, ele simboliza o Ser Supremo e entoá-lo conduz a um estado de introversão e harmonia; libera energias letárgicas e pode levar ao contato com a Consciência Transcendental, DEUS.
A capacidade do Som de nos conectar com a essência divina é objeto de vários estudos esotéricos. É descrita, por exemplo, uma relação entre a nota tripla AUM e as diferentes dimensões do nosso corpo, e da nota espiritual OM com nossas aspirações mais elevadas. Segundo Anglada (Na obra: Magia Planetária Organizada), o OM é a expressão vibratória da Alma em seu próprio plano, enquanto AUM é a vibração da alma em encarnação (a personalidade) – sendo “A” expressão da mente, “U” do corpo de desejos (ou corpo astral) e “M” do corpo físico.
Em busca dessa conexão e do estado de lucidez decorrente, o OM e outros milhares de mantras sagrados são repetidos diariamente em várias linhagens religiosas nas diferentes partes do mundo. De forma similar, são empregados os vocábulos AMÉM e AMIN, que significam “Assim seja!”, como um pedido de intervenção divina na criação de algo benéfico. Também orações como a Ave-Maria e o Pai-Nosso são proferidas em busca desta confirmação e estado d’alma.
Mas, à semelhança do som repetitivo do Universo, tudo à nossa volta tem caráter mântrico, repetitivo, a começar pela batida do coração. Do nascimento à morte, imitamos o Universo e organizamos o caos interior, construindo realidades a partir de “mantras”. São decretos transmitidos pela família e pela sociedade de forma consciente ou inconsciente, e que indicam ou mesmo formatam silenciosamente a forma “adequada” de sentir, proceder e viver.

Estas frases dominantes ou palavras de ordem expressam ideias ou valores, mobilizam forças psíquicas e criam crenças e padrões de conduta. A cada segundo, constroem a identidade e o campo mental / energético / espiritual das pessoas, de comunidades e de nações. Seu poder de condicionamento independe da forma de transmissão, seja oral, escrita ou telepática, assim como do teor, positivo ou negativo. Esses verdadeiros “mantras” concretizam uma verdade universal trazida à luz por Cristo e expressa no evangelho de Mateus como: “Pedi, e vos será concedido” (Mateus 7:7).

segunda-feira, 17 de abril de 2017

PARUSIA, DEPOIS DA PÁSCOA

Mais sobre páscoa no link: Páscoa, cordeiro ou coelho?


        A semana da Páscoa Cristã é a celebração do derramamento do sangue de Jesus Cristo na Terra e sua ressurreição. Como se sabe, o sangue é o veículo do Espírito e por meio do sangue derramado na cruz a Terra recebeu em seu interior o Espírito de Cristo que desde então sustenta o planeta até onde a vista não alcança.
Na tradição Cristã, a Parusia é o nome dado à segunda vinda de Cristo. As linhagens exotéricas devocionais (filhos da água) celebram esse mistério na comunhão do rito sagrado na missa; de maneira complementar, as linhagens esotéricas ocultistas (filhos do fogo) compreendem que esse mistério pode ser vivenciado por cada um que se desenvolveu em seus corpos sutis ao ponto da possibilidade de uma vivência pessoal com o Cristo ressurreto. Isso é possível a partir do desenvolvimento do corpo etérico ou vital, o primeiro corpo transcendente acima do corpo físico.
A respeito desse corpo, Rudolf Steiner, Max Heindel e Corine Helline escreveram obra considerável, assim como exercitá-lo com base no desenvolvimento do caráter e da excelência silenciosa do viver saudável.
Na tradição bíblica, a experiência de Paulo em Damasco é ilustrativa desse encontro suprassensível em Cristo. Paulo designa esse corpo em suas cartas na bíblia como corpo alma (soma psuchicon – I Cor. 15:44).
Sobre isso tudo, e enquanto trabalhamos diligentemente sobre nossos veículos, uma poesia de um amigo, o Pompeu Salgado, que já esteve entre nós aqui pela Terra:
Nascimento de Cristo em Cada Homem
Cristo está em cada homem,
Fraquinho, pois eles não se movem.
Para isso a espiritualidade devem percorrer,
Mesmo com perigos a correr.

Vamos nossos erros lamentar,
De arrependimento chorar,
Após isso a Deus orar.

Dessa forma Cristo renascerá
Dentro de cada um de nós.
Insistindo nisso, Ele mais crescerá.

Boa Parusia a todos!!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SOBRE POLÍTICA – FERNANDO PESSOA

        A ordem de Cristo não tem graus, templo, rito,
Subsolo.
A Ordem de Cristo não tem graus, templo, rito, insígnia ou passe. Não precisa reunir, e os seus cavaleiros, para assim lhes chamar, conhecem-se sem saber uns dos outros, falam-se sem o que propriamente se chama linguagem. Quando se é escudeiro dela não se está ainda nela; quando se é mestre dela já se lhe não pertence. Nestas palavras obscuras se conta quanto basta para quem, que o queira ou saiba, entenda o que é a Ordem de Cristo — a mais sublime de todas do mundo.
Não se entra para a Ordem de Cristo por nenhuma iniciação, ou, pelo menos, por nenhuma iniciação que possa ser descrita em palavras. Não se entra para ela por querer ou por ser chamado; nisto ela se conforma com a fórmula dos mestres: «Quando o discípulo está pronto, o Mestre está pronto também». E é na palavra «pronto» que está o sentido vário, conforme as ordens e as regras.
Fiel à sua obediência — se assim se pode chamar onde não há obedecer — à Fraternidade de quem é filha e mãe, há nela a perfeita regra de Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Os seus cavaleiros — chamemos-lhes sempre assim — não dependem de ninguém, não obedecem a ninguém, não precisam de ninguém, nem da Fraternidade de que dependem, a quem obedecem e de que precisam. Os seus cavaleiros são entre si perfeitamente iguais naquilo que os torna cavaleiros; acabou entre eles toda a diferença que há em todas as coisas do mundo. Os seus cavaleiros são ligados uns aos outros pelo simples laço de serem tais, e assim são irmãos, não sócios nem associados. São irmãos, digamos assim, porque nasceram tais. Na ordem de Cristo não há juramento nem obrigação.
Ela, sendo assim tão semelhante à Fraternidade em que respira, porque, segundo a Regra, «o que está em baixo é como o que está em cima», não é contudo aquela Fraternidade: é ainda uma ordem, embora uma Ordem Fraterna, ao passo que a Fraternidade não é uma ordem.

s.d.

Fernando Pessoa e a Filosofia Hermética - Fragmentos do espólio . Fernando Pessoa. (Introdução e organização de Yvette K. Centeno.) Lisboa: Presença, 1985. - 47.

domingo, 1 de janeiro de 2017

ASTROLOGIA - CORINNE HELINE - OS DOZE DIAS SAGRADOS

Do Livro "O Mistério de Cristo", que culmina a série de 7 volumes sobre Interpretação da Bíblia para a Nova Era, escrito por Corinne Heline e que tem a seguinte dedicatória:
"Ao Meu Reverendo Instrutor e Amado Amigo MAX HEINDEL, quem me apoiou para que empreendesse este trabalho, cuja assistência e inspiração tem sido incalculável". 

PRELÚDIO
Existe uma crença muito difundida de que o dia 25 de dezembro, data da celebração do Natal, termina o Festival Espiritual da estação do Solstício de Dezembro.
Não é verdade.
Pelo contrário: não se trata de um encerramento, mas sim de um começo; aquela data marca o ingresso em um período do mais profundo significado.
Este período consiste no intervalo de doze dias entre o Natal e o Dia de Reis, esses dias constituem o coração espiritual do ano que se aproxima. São eles, verdadeiramente, o Sanctum Sanctorum ou o Santo dos Santos do Novo Ano, o lugar-tempo mais sagrado de cada ano que terá início.
Estas linhas foram escritas para aqueles que se dedicam seriamente ao estudo dos Mistérios Cristãos. Moveu-nos tão só o propósito de ajudar esses estudantes a colocarem-se em uma sintonia tão perfeita quanto possível com as doze forças zodiacais libertadas sobre a Terra durante esses doze dias e durante os doze meses solares correspondentes.
Cada um dos doze Dias Sagrados está sob a influência direta de cada uma das Doze Hierarquias Zodiacais. Cada uma destas, por sua vez, projeta sobre o planeta um padrão cósmico do mundo, um modelo de perfeição tal como o mundo será quando a obra conjugada das doze Hierarquias por fim se completar.
Do mesmo modo, os Doze Discípulos correlacionam-se com os Doze Dias Sagrados, tal como se correlacionam os doze centros espirituais do homem, através dos quais as referidas doze forças operam sobre o corpo-templo físico do ser humano.
Convidamos cada estudante, efetivamente interessado e sincero, a empregar este período sagrado para esforçar-se na visualização da perfeita obra realizada pelas Hierarquias. Deve meditar sobre a vida e os atos dos Discípulos (1). Concentrar-se na focalização das radiações espirituais, procedentes das Hierarquias, através dos centros internos de seu corpo com os quais elas particularmente sintonizam-se.
Se o aspirante for firme e persistente neste esforço, ano após ano, certamente não deixará de receber uma maravilhosa compensação sob a forma do mais surpreendente desenvolvimento espiritual.
A partir do momento em que, no dia do solstício de dezembro, a Luz de Cristo penetra no coração da Terra, o planeta é literalmente varrido por poderosas radiações solsticiais que persistem, mesmo que um tanto atenuadas, durante os Doze Dias Sagrados (2).
Muitas e maravilhosas são as atividades que se processam então nos planos interiores, ou sutis, tanto do planeta quanto do homem.
A Igreja Cristã primitiva terminava o seu ministério esotérico na mística Noite de Reis com o Rito do Batismo, uma das mais elevadas Iniciações.
Os neófitos modernos que alcançaram a iluminação sabem que é possível, nesse momento, entrar em comunhão com os Seres Divinos e com o Senhor da Luz. Foi uma experiência dessa índole que inspirou o Evangelho de São João, universalmente conhecido como o Evangelho do Amor.
Nas trevas exteriores da era histórica que atravessamos o homem perdeu, em larga medida, o verdadeiro contato com a Luz do Cristo, e com as potencialidades de renovação espiritual dos Doze Dias Sagrados.
As tribulações que a alma humana atualmente padece acrisolarão o homem na busca e finalmente no encontro dessa tão ansiada renovação, fazendo com que a Luz do Cristo resplandeça sobre todos os dias de sua vida, em uma exultante consagração permanente, ano após ano.
Possa este livro cumprir a sua missão, servindo o leitor e ajudando-o a percorrer a senda de um tão belo quão transcendental objetivo.
(1) A Autora usa preferencialmente o termo "Discípulo" para os Apóstolos de Cristo, a fim de marcar bem a importância da situação de discipulado em relação ao Mestre. Dos seus muitos discípulos, Jesus escolheu doze com propósitos bem definidos, nomeadamente a missão de propagar a Boa Nova (Evangelho significa "Boa Mensagem") pelo mundo. Este aspecto peculiar é indicado pelo termo grego apóstolos, que significa chefe de uma expedição, deputado ou delegado, enviado em determinada missão (NT).
(2) Segundo a Filosofia Rosacruz, em cada solstício de dezembro o transcendente Raio Crístico penetra na terra, insuflando-a de vida germinal, e só retira-se quando consuma sua missão, no equinócio de março, ocasião da Páscoa (NT).

ÁRIES
O dia 26 de Dezembro é dedicado à Hierarquia de Áries.
Essa Hierarquia estabelece o padrão cósmico de vida durante o mês em que o Sol percorre signo de Áries (de 20 de Março a 21 de Abril). Áries mantém o mundo envolto no modelo arquetípico de uma Terra tornada perfeita. A nova Terra e o novo Céu tais como foram visionados por São João, e descritos no seu sublime Apocalipse.
De acordo com todos os calendários sagrados Áries inicia o Ano Novo solar. É chamado, por isso, o signo da consciência ressurreta. Quem tiver atingido este grau de consciência, somente vê e conhece o divino que habita em todas as pessoas, coisas, circunstâncias, condições e acontecimentos. Ver o Lado Divino em tudo é o fator motivacional do período permeado pela influência de Áries.
Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Áries é Tiago, irmão de João. Foi ele o primeiro a responder ao apelo ao discipulado. Foi ele igualmente o primeiro a trilhar a senda do martírio, como um verdadeiro pioneiro espiritual. As virtudes cultivadas por Tiago inspiram e concentram os esforços do aspirante à vida superior, portanto sua vida deve ser estudada durante o mês solar de Áries.
Centro Corporal: O centro corporal relacionado com Áries é a CABEÇA, e a Hierarquia emite um padrão de cabeça humana inexcedível de maravilhosa e divina perfeição. O estudante deve esforçar-se por visualizar tanto a cabeça como os respectivos órgãos espirituais - glândulas pineal (epífise) e pituitária (hipófise) - despertos e iluminados, exercendo todas as suas funções em plena maturidade.
Pensamento Semente: o pensamento semente bíblico, para a meditação no dia 26 de Dezembro, tal como durante todo o mês solar de Áries (20 de março a 21 de abril) é a seguinte citação do Apocalipse:
Eis que faço novas todas as coisas. Apocalipse 21:5
Recomenda-se aos estudantes meditarem sobre o significado íntimo e profundo desta passagem, enquanto os ritmos vibratórios de Áries envolvem e penetram o Corpo da Terra.
Confia em ti; eis a corda de aço que fará vibrar qualquer coração. (EMERSON: Self-Reliance) 

TOURO

O dia 27 de Dezembro é dedicado à Hierarquia de Touro. Também é dedicado à mesma hierarquia todo o mês solar de Maio (que vai de 21 de Abril a 22 de Maio).

O reino dos arquétipos cósmicos é presidido por esta Hierarquia. O aperfeiçoamento das formas (minerais, vegetais, animais e humanos) é o padrão com o qual envolve e permeia o Corpo da Terra.

Amor e harmonia são as forças que derrama continuamente sobre o nosso planeta. Portanto, devemos dedicar o dia 27 de Dezembro e o mês solar de Maio ao objetivo de transformarmo-nos em um canal perfeito para receber e dar amor e harmonia nas variadíssimas experiências da vida, sejam elas aprazíveis ou dolorosas, maravilhosas ou mortificantes.

Apóstolo: O Discípulo associado com Touro é André, cuja marca distintiva é a humildade. Este é um dos atributos mais importantes que o aspirante deverá esforçar-se por cultivar. Desenvolvida ao mais elevado grau, a virtude da humildade constitui um dos mais possantes e extraordinários poderes anímicos.

Centro corporal: A GARGANTA é o centro corporal regido por Touro. Nos aperfeiçoados corpos humanos da Nova Era, a vindoura Idade da Nova Galiléia, a garganta será um centro luminoso, donde irradiará a Palavra de Poder ou Verbo Criador.

Pensamento Semente: O pensamento semente bíblico para meditação durante o segundo dos Doze Dias Sagrados (27 de Dezembro) e durante o mês solar de Maio (21 de Abril a 22 de Maio) consiste no seguinte:

Quem permanece em amor, permanece em Deus. (Primeira Epístola de João 4:16).

Os aspirantes devem meditar sobre o profundo significado desta passagem durante todo o período em que os ritmos vibratórios de Touro interpenetram a esfera terrestre.

Aprendemos que Deus É; que Ele Está em mim; e que todas as coisas são sombra d’Ele. (EMERSON: Circles)


GÊMEOS



O dia 28 de Dezembro é dedicado à Hierarquia de Gêmeos, tal como lhe é dedicado todo o mês solar de Junho (que vai de 22 de Maio a 22 de Junho). Com o padrão cósmico da grande paz a Hierarquia de Gêmeos envolve e permeia o Corpo da Terra. A futura raça em Cristo terá por herança:

A paz que excede todo o entendimento. (Filipenses 4:7)

Três são as qualidades a serem cultivadas durante o período de Gêmeos:

A paz, o equilíbrio e a serenidade.

São Paulo conquistou essas qualidades, portanto afirmou com autoridade:

Nenhuma destas coisas me move (coisas do mundo externo).

 Bem canta o Salmista (Salmo 22 (23): 2) acerca dos elevados atributos da Hierarquia de Gêmeos:

"Em verdes prados fez-me repousar; conduz-me junto às águas refrescantes".

Centro Corporal: Gêmeos governa as MÃOS. Durante o dia e o mês indicados as mãos deverão ser visualizadas como maravilhosas flores aromáticas, irradiantes de luz e dotadas com as preciosas dádivas de curar e conceder bênçãos.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Gêmeos é Tomé. Tornou-se tão intimamente identificado com Cristo que suas dúvidas, normais para o intelecto mortal, foram transcendidas por uma realização dinâmica dos poderes Crísticos já latentes em seu íntimo. Muitos e maravilhosos foram os milagres por ele praticados como consequência de sua transformação.

Pensamento Semente: O pensamento semente bíblico, para meditação, no dia 28 de dezembro e durante o mês solar de Junho, de 22 de maio a 22 de junho propõe:


Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus. (Salmo 45 (46):10)

Os aspirantes deverão meditar intensivamente sobre o significado profundo desta passagem durante todo o período em que os ritmos vibratórios de Gêmeos interpenetrarem o planeta Terra.

Deus entra em cada indivíduo por uma porta secreta. O ato de pensar pertence à mente muito antes do homem atingir a idade da reflexão. (EMERSON: Intelect)

 CÂNCER

O dia 29 de Dezembro é dedicado à Hierarquia de Câncer, do mesmo modo que lhe é dedicado o mês solar de julho, de 22 de junho a 23 de julho. A Hierarquia de Câncer envolve o Corpo da Terra em um padrão cósmico de exaltação do: divino princípio feminino em todas as coisas criadas.

O signo de Câncer é a Casa da Gloriosa Mãe do Mundo, um elevado Iniciado da referida Hierarquia. Esta exaltada Entidade, e o princípio que Ela preserva, são reconhecidos e divinizados em todas as grandes religiões do mundo.

Áries incumbe-se da vida;

Touro da forma;

Gêmeos da inteligência;

Câncer da alma.

A alma no sentido de reveladora da verdade. Por conseguinte o mês de Câncer deverá ser devotado à busca daquela excelsa LUZ que jamais se viu em terras ou mares.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Câncer é Nataniel. Constitui o exemplo mais acabado do místico límpido, isento de ardis e incapaz de astuciosos enganos.

Centro corporal: O centro corporal governado por Câncer é o PLEXO SOLAR, também identificado com o "Sol do estômago". Nos tempos pré-cristãos este centro era reverenciado com máxima importância, conforme o percurso iniciático do candidato. Na futura raça cristicizada o plexo solar será novamente posto em ligação com o espírito, e o sistema nervoso simpático transformar-se-á na coluna feminina do corpo-templo do ser humano.

Pensamento Semente: Recomenda-se para meditação no dia 29 de Dezembro, e durante o mês solar de Julho (22 de junho a 23 de julho), o seguinte pensamento semente bíblico:

Se andamos na Luz, como Deus na Luz Está, então seremos fraternais uns com os outros. (Primeira Epístola de João 1:7)

Os aspirantes à vida superior que meditarem fiel e perseverantemente no real e profundo significado desta passagem, enquanto os ritmos vibratórios de Câncer atravessarem a nossa esfera terrestre, serão recompensados não só com a compreensão mas, sobretudo com a maravilhosa experiência desse sentimento fraterno.

Não somos capazes de deixar que os nossos anjos se vão embora. Não vemos que eles vão unicamente para que os arcanjos possam vir... Não acreditamos nos ricos de espírito. (EMERSON: Compensation) 


LEÃO

O dia 30 de Dezembro e o mês solar de Agosto, de 23 de julho a 24 de agosto, são dedicados à Hierarquia de Leão.

O padrão cósmico induzido por esta hoste de Seres celestiais faz com que a Terra seja penetrada pelo poder do amor, o qual como sabedoria divina, se entretece indissoluvelmente em todos os meandros da “maquina” da natureza, enquanto esta hierarquia mantém a sua influência sobre o nosso planeta. Neste período todas as atividades deverão ser motivadas por este poder. Cada pensamento deverá irradiar amor. Que cada palavra seja uma vibração de amor. Que cada ação seja embelezada pelo amor.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Leão é Judas Iscariotes. É o quanto basta para se compreender o grande poder transfigurativo do amor. Existe uma íntima relação entre Judas e João:

Judas é a tipificação da personalidade (corpo: físico, de desejos, mental).

João é a tipificação do espírito (espírito: divino, de vida, humano).

Atribui-se um profundo significado ao fato de Judas, após sua traição ao Cristo, ter posto fim à própria vida. É imprescindível que a personalidade se abata, ou se desvaneça, com a finalidade de proporcionar mais força para o crescimento do espírito.

São Paulo enfatiza a necessidade da personalidade subordinar-se ao espírito quando adverte os aspirantes da senda Crística:

Matem em si mesmos o “velho” dando lugar ao nascimento do “novo”. (Efésios 4:22).

Gradualmente, a natureza do amor inferior no homem (relacionada inteiramente com a vida centrada na personalidade, que é transitória e, portanto deve morrer como Judas) vai sendo suplantada pela natureza do amor superior, evidenciada por João, o Discípulo Amado que não conheceu a morte. Dos Doze Imortais foi ele quem mais próximo esteve do Coração do Mestre.

Centro Corporal: O centro do corpo associado a Leão é o CORAÇÃO. À medida que este centro desenvolver as suas potencialidades divinas, tornar-se-á cada vez mais potente e luminoso, então sua radiância alcançará o fulgor da:

Estrela do dia que resplandece até que o dia se torne perfeito.

Pensamento Semente: O amor é pois o tema do pensamento semente bíblico indicado para meditação em 30 de Dezembro e durante todo o mês solar de Agosto (que vai de 23 de Junho a 24 de Agosto):

O amor é o cumprimento da Lei. (Romanos 13:10)

            Recomenda-se a todos os aspirantes à vida superior concentrarem-se no sentido mais profundo desta passagem enquanto os ritmos vibratórios de Leão envolverem e atravessarem o Corpo da Terra.

Amor é a palavra mais elevada que possuímos. É sinônimo de Deus. (EMERSON: Love)


VIRGEM

O dia 31 de Dezembro e o mês solar de Setembro, de agosto 24 a setembro 23 são dedicados à Hierarquia de Virgem.

O Amor de Leão conduz ao Serviço de Virgem.

Aquele maravilhoso Ser Divino que conhecemos como a Mãe Do Mundo é o protótipo das Madonas de todas as grandes religiões. No percurso da Senda dos Mistérios, Virgem é a Mestra das Altas Iniciadas, conforme o estágio e o progresso alcançados.

Enquanto o raio de Virgem permeia a nossa esfera planetária, a respectiva Hierarquia envolve o planeta com o padrão cósmico de uma Terra purificada e rejuvenescida.

 Ao se atingir certo grau de desenvolvimento espiritual, a pureza passa a despontar como um fortíssimo poder anímico. Fato tão verdadeiro que nosso Senhor Cristo-Jesus não deixou de salientar quando afirmou:

“Os puros de coração verão a Deus”.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com o signo de Virgem é Tiago o Justo, irmão de Judas Tadeu e de Simão. Durante muitos anos ele foi reverenciado como cabeça da primitiva Igreja de Jerusalém. Tornou-se largamente conhecido pela pureza de seu caráter e por sua consagração ao serviço desinteressado e inegoísta.

Centro Corporal: O centro físico do corpo-templo do ser humano, correlacionado com Virgem, é o TRATO INTESTINAL. O aspirante deve visualizar esse órgão em pleno funcionamento, manifestando a máxima perfeição em todas as suas funções vitais.

Pensamento Semente: O pensamento semente bíblico para meditação no dia 31 de Dezembro e durante o mês solar de Setembro apresenta-se a seguir:

Que o maior dentre vós seja o servo de todos. (Mateus 23:11)

Aqueles que sinceramente aspiram ao desenvolvimento espiritual deverão meditar no profundo significado desta magnífica passagem, enquanto os ritmos vibratórios da Hierarquia de Virgem estiverem a atravessar e influenciar o nosso planeta.

É imperioso que invoquemos o parecer da suprema prudência e perguntemos porque a saúde, a beleza e o gênio hão de ser exceção, em lugar da regra. (EMERSON: Prudence)



LIBRA

O dia 1 de Janeiro e o mês solar de Outubro, que vai de setembro 23 a Outubro 24 são dedicados à Hierarquia de Libra.

O padrão cósmico irradiado por esta Hierarquia é a beleza do mundo. Sua marca é visível em toda e qualquer paisagem, nuvens, rios ou arvoredo, em suma em cada forma física empregada para a necessária evolução de todas criaturas habitantes dos quatro reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e humano.

A beleza e a harmonia são os distintivos de Libra.

Por conseguinte, seja qual for o ser que se manifeste sob a influência deste signo celestial, exprimirá tais atributos divinos.

Quando a humanidade receber essa influência em toda a sua plenitude, serão completamente abolidos o sofrimento, a pobreza, a doença e as desarmonias.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com as qualidades de Libra é Judas Tadeu. Este apóstolo foi um servo do belo. Como devocional venerador da inexcedível Beleza Divina realizou um grande número de obras, todas elas de resultados duradouros e também de vasto alcance espiritual.

Centro Corporal: O centro do corpo humano relacionado com Libra situa-se nas GLÂNDULAS SUPRARRENAIS. Estas glândulas, quando em bom estado de funcionamento, proporcionam um equilíbrio perfeito, tanto físico como psicológico, entre cada órgão do corpo e suas respectivas funções.

Pensamento Semente: O pensamento semente bíblico para meditação no dia 1 de Janeiro e durante o mês solar de Outubro (23 de Setembro a 24 de Outubro) assevera:

Conhecereis a verdade, a verdade vos libertará. (João 8:32)

Grandiosos são os significados internos dessa passagem. O aspirante deverá meditar neles durante o 1º de Janeiro e em cada um dos dias do mês solar em que os ritmos vibratórios de Libra estão focalizados sobre a Terra.

A beleza não surgirá por imposição desta ou daquela lei, nem repetirá na Inglaterra, ou na América, a história que viveu na Grécia. Virá, como sempre, sem se fazer anunciar e brotará aos pés dos valorosos e sinceros. (EMERSON: Art)



ESCORPIÃO

O dia 2 de Janeiro e o mês solar de Novembro, 24 de Outubro a 23 de Novembro são dedicados à hierarquia de Escorpião.

A Hierarquia de Escorpião esforça-se no sentido de estabelecer, na Terra, o padrão cósmico da plenitude alcançada através da transmutação da matéria em espírito.

Mediante este processo as essências sublimadas da mente e do corpo fundem-se, ou englobam-se, com as forças do espírito.

Apóstolo: Temos em João, o Discípulo Amado, a perfeita correlação com Escorpião. A transmutação foi a nota chave de sua vida. Progrediu tanto na divina ciência da transmutação da matéria em espírito que nunca chegou a conhecer a morte.

Centro Corporal: Os ÓRGÃOS REPRODUTORES são o centro físico correlacionado com Escorpião. Em um aspirante zeloso e seriamente empenhado na senda da vida superior, o centro de transmutação localiza-se nesses órgãos.

 Tal como já foi exposto no período correspondente a Leão, existe uma íntima relação entre Judas Iscariotes (a personalidade) e João (o espírito). Judas deve morrer para que João possa reinar soberanamente.

Há também uma forte correlação entre o coração (Leão) e o sistema reprodutor (Escorpião). Tanto quanto a personalidade sustentar o domínio, na mesma proporção o espírito permanecerá subjugado.

O coração assumirá seu legítimo posto de comando somente quando a personalidade redimir-se e, voluntariamente, erguer-se até a individualidade espiritualizada.

No corpo do homem Cristicizado, a paixão transmutar-se-á em amor divino.

Pensamento Semente: Durante o dia 2 de Janeiro e durante o mês solar de Novembro (24 de Outubro a 23 de Novembro), o pensamento semente bíblico para meditação evoca:

Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus. (Mateus 5:8)

É fundamental que o aspirante concentre-se no profundo significado destas inspiradoras palavras, quer no segundo dia do ano, quer durante todo o mês correlativo, em que os ritmos vibratórios de Escorpião inundam o Corpo da Terra.

A autoconfiança é a essência do heroísmo. (EMERSON: Heroism)



SAGITÁRIO

O dia 3 de Janeiro e o mês solar de dezembro, 23 de Novembro a 22 de dezembro, são dedicados à Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente.

O padrão cósmico induzido por estes Seres Gloriosos é o da Terra transformada em um vasto relicário irradiante, graças à Aura Dourada da suprema Luz do Mundo.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Sagitário é Filipe. Antes de ter encontrado o Senhor, não fazia a menor ideia do que poderia significar em sua vida, possuir uma mente cosmicamente espiritualizada ou Cristicizada. Este apóstolo era essencialmente um mentalista.

Porém, depois que a Luz de Cristo resplandeceu sobre ele, tornou-se digno de figurar entre os Doze Imortais.

Centro Corporal: Sagitário opera por meio do PLEXO SACRO, ligação de fibras nervosas localizada na base da medula espinhal (região do sacro). A medula espinhal, que conecta o plexo sagrado ao cérebro, também a Senda do Discipulado.

Quando um aspirante vive uma vida essencialmente motivada por um anelo puro e santo, o fogo espiritual medular enrolado no interior do plexo sagrado desperta e sobe através da medula espinhal até os dois órgãos espirituais localizados na cabeça, a glândula pineal (ou epífise) e a glândula pituitária (ou hipófise).

É por este processo que a mente do homem Cristiciza-se. Razão pela qual Sagitário seja sempre simbolizado pela Luz, a Luz da mente espiritualizada.

Pensamento Semente: Quando devidamente assimiladas, e transmutadas em valores anímicos, as experiências da vida cotidiana tornam-se verdadeiros degraus que permitem a ascensão do aspirante, congraçando-o com a Luz Divina Universal. A Luz que ilumina todo e qualquer ser humano que venha ao mundo. Foi para esses aspirantes que o Mestre falou quando afirmou:

Vós sois a luz do mundo.  (Mateus 5:14)

Este é o pensamento semente bíblico para meditação no dia 3 de Janeiro e durante o mês solar de Dezembro (23 de Novembro a 22 de Dezembro), quando a Hierarquia de Sagitário inunda a Terra com os seus ritmos vibratórios.

Inexprimíveis bênçãos aguardam aqueles que meditarem na promessa que essa passagem encerra.

Nas minhas singelas conversas com amigos, colegas e vizinhos, quantas vezes sinto, dentro de cada um de nós, algo de mais elevado transpassar por estas ações triviais. O Divino em mim acena diretamente para o Divino neles... Os homens descem para se encontrar. (EMERSON: The Over-Soul)



CAPRICÓRNIO

A dedicatória para 4 de Janeiro e o mês solar de Janeiro, 22 de dezembro a 20 de Janeiro, é à Hierarquia de Capricórnio. Esta Hierarquia é constituída pelos Seres Arcangélicos liderados por Cristo. Deles provém a maravilhosa energia que eleva o homem à Estatura do Mestre.

Através do signo de Capricórnio os Salvadores do mundo, ou Avatares, encarnam em nosso plano de existência.

O padrão cósmico produzido por esta Hierarquia configura o esplendoroso modelo de vida que forjará a existência quando o espírito de Cristo manifestar-se a toda humanidade. Então o nosso planeta responderá à sua própria nota chave musical, que foi pela primeira vez entoada por Anjos e Arcanjos quando, na Noite Santa, há 2000 anos, cantaram:

Paz na Terra e boa Vontade entre os homens.

Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Capricórnio é Simão, irmão de Tiago e de Judas Tadeu. Embora Simão estivesse ligado ao Senhor por laços familiares, mostrou-se particularmente relutante em aceitar a divindade do Mestre. Mas quando finalmente foi desperto pelo Cristo, a sua incansável dedicação demonstrou-se completa e incondicional. O Seu único desejo concentrou-se em: servir o Senhor. Nem a morte nem a vida tiveram para ele qualquer significado fora desse ideal.

Centro Corporal: O centro corporal relacionado com o signo de Capricórnio é duplo, e reside nos JOELHOS. Quando o Cristo desperta no ser interno do homem, ambos esses pontos apresentam-se como dois vórtices rodopiantes de gloriosa luz.

Pensamento Semente: A Epístola de São Paulo aos Gálatas oferece-nos o tema de meditação para o dia 4 de Janeiro e durante todo o mês solar de Janeiro (22 de Dezembro a 20 de Janeiro):

Que o Cristo seja formado em vós. (Gálatas 4:19)

Os aspirantes deveriam meditar neste pensamento semente bíblico até que o seu sentido profundo entre em harmonia com os ritmos a vibratórios com que a Hierarquia de Capricórnio faz pulsar a Terra.

Somente o finito é modelável e, por isso, sofre. O infinito permanece inalterável, em um sorridente repouso. (EMERSON: Spiritual Laws)

AQUÁRIO
O dia 5 de Janeiro e o mês solar de Fevereiro, de 20 de Janeiro a 19 de Fevereiro, são dedicados à Hierarquia de Aquário.
Naquele dia e durante este mês, esta Hierarquia envolve a Terra em um padrão cósmico que incorpora os ideais da Paternidade de Deus (Deus enquanto PAI) e da Irmandade dos homens (os homens como irmãos), fundamento daquela qualidade de AMIZADE destinado a expandir-se até que abranja todo o mundo.
O aspirante deverá conservar este ideal no “Santo dos Santos” da sua alma, evitando que o espírito feito carne seja profanado por quaisquer ações, palavras ou pensamentos menos dignos. Trabalhar por encaminhar o espírito à manifestação é a missão de Aquário, o divino “aguadeiro” ou transportador da “água dos Céus”.
 Graças à influência benigna da hierarquia de Aquário, o amor tornar-se-á a força motivadora de tudo o que vive. Nesse dia de júbilo, tal como São Paulo profetizara, uma humanidade emancipada há de plenamente estabelecer:
O amor como cumprimento da lei.
 Com outras palavras: todas as leis se fundamentarão no amor, e por sua vez, o amor promoverá o cumprimento de todas as leis.
Aquário é o lar dos Anjos, e como já dissemos, descreve a vida rejubilante desses Seres Celestiais.
Apóstolo: O Discípulo correlacionado com Aquário é Mateus, o publicano rico e pecador, que ao ouvir a voz do Mestre deixou tudo e alegremente seguiu-O. Renunciou a todos os bens mundanos, mas em troca obteve a sublime recompensa de uma espiritualidade cuja bem expressiva manifestação é o imortal Evangelho que traz o seu nome. Uma herança incalculável para toda a humanidade.
Centro Corporal: Os órgãos corporais correlacionados com Aquário são os DOIS MEMBROS INFERIORES. São eles as duas colunas do corpo templo do ser humano, e o aspirante deve visualizá-los como perfeitamente coordenados em movimento e simétricos em sua forma.
Pensamento Semente: O pensamento semente bíblico para meditação em 5 de Janeiro e durante o mês solar de Fevereiro vem a seguir:
Vós sois meus amigos. (João 15:14)
Se o aspirante concentrar-se nos sutis significados contidos nestas quatro palavras e os mantiver bem vivos na consciência, enquanto os ritmos aquarianos vibrarem em torno e através do Corpo da Terra, sensivelmente expressiva será a sua iluminação.
Um amigo é alguém com quem posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta. (EMERSON: Friendship)

PEIXES
O dia 6 de Janeiro e o mês solar de Março, de 19 de Fevereiro a 20 de março, são dedicados à Hierarquia de Peixes. Esta é a Hierarquia trabalha com a finalidade de conduzir à manifestação o PRINCÍPIO UNIFICADOR em toda a criação. Com perfeição Ralph Waldo Emerson definiu este princípio de Peixes quando escreveu:
O Imperfeito adora o Perfeito que há em mim. A Vida não é um amontoado de remendos e fragmentos, senão uma gloriosa Unidade Divina.
Peixes, sendo o último signo, precede ao nascimento do Ano Novo Espiritual. Portanto, delimita o crepúsculo da vida que passou e a aurora de uma nova vida a despontar. Proporciona um período de recapitulação e de autoexame.
A Hierarquia de Peixes envolve a Terra com o padrão cósmico gerador do homem perfeito, criado segundo a imagem e semelhança de Deus e, por conseguinte capaz de manifestar a essência divina contida em si mesmo.
A nota chave de Peixes é a do Homem Semelhante a Deus, tal como já fora o padrão cósmico de Áries. Na verdade, o aperfeiçoamento do homem constitui labor divino das Doze Hierarquias criadoras desde os primórdios da evolução humana. Quando esse labor atingir o seu ponto máximo, culminante, encontrar-se-á sob o ministério da Hierarquia de Peixes.
Apóstolo: Discípulo correlacionado com Peixes é Pedro (o instável, o homem-onda), oscilando entre o juramento de fidelidade e a negação do Mestre. Porém, no momento em que, através da fé, foi-lhe despertado internamente o princípio Crístico, transformou-se em Rocha da Iniciação (Pedro = Pedra), sobre a qual foi fundada a igreja.
Centro Corporal: O centro corporal relacionado com o signo de Peixes é duplo: são os PÉS. Na maior parte da raça humana este centro está, ainda, longe de encontrar-se desperto. Na visão de Fátima as crianças descreveram particularmente as belas rosas que floresciam nas mãos e nos pés da Santíssima Senhora.
Será a partir de seus centros vitais que o corpo, feito à imagem e semelhança de Deus, iluminar-se-á de flores despertas tal como estrelas cintilantes. Santificando o corpo físico, tecemos o dourado manto nupcial, descrito por São Paulo como corpo-alma ou glorioso manto celestial. Foi a visão deste luminoso veículo na Memória da Natureza, por ele testemunhada, que o levou a declarar em exaltação:
O homem é um pouco menos do que os anjos e não manifesta ainda o que realmente é. (Hebreus 2:7)
Pensamento Semente: Para meditação no dia 6 de Janeiro e durante o mês solar de Março (19 de Fevereiro a 20 de Março), enquanto os ritmos vibratórios de Peixes atravessam o Corpo da Terra, recomenda-se o seguinte pensamento bíblico:
E Deus creou o homem à Sua imagem. (Gênesis 1:27)
Durante os Doze Dias Sagrados entre o Natal e o Dia de Reis a Terra acha-se envolvida pela arcangélica Luz de Cristo. A fragrância da Sua aura transcendente compenetra o planeta com um perfume precioso, como uma mistura dos aromas das mais belas rosas e dos mais puros lírios. Essa radiante luz, e a fragrância curativa que delas emana, são gradualmente absorvidas pela Terra durante este intervalo sagrado, tornando-o, por conseguinte, o período ideal para que a alma aspirante devote-se a empreender, e a trilhar, a Senda da Santidade.
Na superfície manifesta-se uma infinita variedade de coisas. No centro está a simplicidade da Causa. (EMERSON: History)