domingo, 9 de outubro de 2011

CARTA AO PROFESSOR - ABRAHAM LINCOLN

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO PROFESSOR DE SEU FILHO:
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830

20 comentários:

  1. Que coisa linda!
    Obrigada.

    May.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ricardo: Um belíssimo filme tcheco chamado -UM DIA, UM GATO-, dirigido por Voytech Jasny, lá.. no comecinho dos anos 1960, talvez nos mostre um pouco desse professor a quem Lincoln se dirige, preocupado com a educação de seu filho. Se ainda não viu, vale a pena procurar ver. Se já viu, vale a pena rever. É lindo!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente sugestão!

      Assisti e gostei! Maravilhoso! Obrigado pela dica!

      Excluir
  3. Poxa vida! Esse me escapou! Certamente procurarei ver! Agradeço a dica! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ri , tomara que a cada dia os pais tenham cada vez mais clareza em acreditar nesses princípios ; eles e os professores, cada vez mais disposição em ensinar e paciencia para repetir quantas vezes forem necessárias ;e as crianças cada vez mais receptividade para entender e incorporar esses ensinamentos. Tudo regado com muito amor ...
    Cintia

    ResponderExcluir
  5. O que o professor deveria fazer é formar, e não somente educar, seus alunos para serem cidadãos "corretos".

    Algumas perguntas sobre o tema para refletir:
    Professor perfeito seria o profissional agregado com a paternidade e maternidade, para ser, desse modo, a pessoa exemplar ao aluno? Isso soa como terceirização da missão dos pais, não acham?
    A educação exclusivamente feita em casa, deve realmente continuar como irregular perante a constituição?
    Sobre a tira: vale mais, atualmente, graduar-se pelas notas para atingir uma faculdade ou graduar-se pelo conhecimento para atingir um estado intelectual à frente?

    Por mim, profissão viria como consequência do estudo, e não estudarmos para atuar em uma profissão.

    ResponderExcluir
  6. Professor é só aquela figura à frente nas salas de aula? Ou somos todos ora professores ora aprendizes nesta imensa sala de aula?

    Belo texto para reflexão!
    Beijos estelares

    ResponderExcluir
  7. Oi Drº RICARDO - MUITO BONITO ESSE TEXTO, AGRADEÇO TAMBÉM POR EU ESTAR NA SUA LISTA DE EMAILS.
    GRATA/EDNA VERDE/ARES

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, parabéns! A propósito, o filme "UM DIA, UM GATO" é simplesmente sublime!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo, mais uma pérola!!! Obrigada... E quanto ao filme, é a primeira vez que sei de mais pessoas que assistiram Um dia um gato... Belíssimo filme...
    Graça Mota Figueiredo

    ResponderExcluir
  10. Caro Dr.Ricardo.Que lindos ensinamentos e lições de vida;eu só acrescento que ser professor ou Pai com AMOR é a base , o canteiro, onde surgirão os frutos e as flores .

    ResponderExcluir
  11. Brother, Lincon nada mais disse do que dar valor ao verdadeiro sentido da palavra "caráter". Lamentavelmente, esse sentido desapareceu da maioria das pessoas, principalmente daqueles que deveriam dar exemplos. Tenho muita pena dos professores. Como disseram acima, hoje, o professor mais que ensinar a ler e escrever, precisa fazer o papel dos pais, pois são obrigados a educá-los, e no sentido mais amplo da palavra. E o pior de tudo, é que eles ensinam exatamente aquilo que nossos politicos, uma grande maioria de pais e Juízes desensinam. É uma luta desigual e apenas para mostrar o caminho da virtude, palavra esquecida por uma grande maioria.

    bjs

    Agenor Barbato

    ResponderExcluir
  12. É... a tira é o retrato do mundo em que até educação é mercadoria... e, ora! vivemos no vitorioso momento em que o consumidor está aprendendo a reclamar os seus direitos, não é?

    perseverança àqueles que ainda acreditam na essência e na missão de encorajar o vôo dos pássaros...

    Paula.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ricardo,
    acabei de ler com o Nico, obrigado pela oportunidade de ter rolado um papo legal. Grande abraço nosso, Shirley & Nico, 2011

    ResponderExcluir
  14. Olá Shirley! Fico feliz pela troca entre vocês, especialmente pelo grande Nico. Mesmo morando ai pelo primeiro mundo, na cidade das luzes, o tema é sempre relavante, educação. Sugiro a vocês, caso não tenham visto ainda, um filme rodado ai na França, que chegou aqui com o nome: Entre os muros da escola, e que por ai é algo como "Entre les Murs"...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    Ricardo,
    Que linda carta. Eu penso que Abraham Lincoln, gostaria que o professor de seu filho, fosse um colaborador, para despertar o seu próprio acreditar. Tornando seu filho um homem de bem, no sentido de respeito, disciplina, ousar, tolerar, ser corajoso, amoroso e ter fé em tudo que acredita.

    É de grande responsabilidade para o professor, e merecedor de confiança, dos pais para com seus filhos, ser responsável para formação e aprendizagem dos seus alunos. E o professor que ama a sua profissão, ama os seres humanos, e sabe da importância que tem para os alunos e pais. Saberá vencer , transpor os obstáculos, e ver que aquelas crianças de hoje serão pessoas honradas amanhã.

    ResponderExcluir
  16. Belo ensinamentos anjo da guarda!
    Se os seres humanos tivessem um pouco de sensibilidade o mundo seria melhor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Dr. Ricardo, tem também um grande filme - KONRACK - de 1974, direção de Martin Ritt, muito significativo, realista e humano. Esse, não tem a beleza e o encantamento de -UM DIA, UM GATO -, mas tem a crueza de uma realidade que ainda precisa ser muito discutida. Vale a pena procurar.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei no youtube esse filme!

      http://www.youtube.com/watch?v=z9m-rM2UUVg&list=PL1375B631C0BFE04A

      Obrigado pela dica!

      Excluir